Moinho Paulista estuda novos produtos

Leia em 1min 40s

A família J. Alves Veríssimo, dona do Moinho Paulista, que opera com a marca Nita, está disposta a desbravar novos mercados. A empresa acaba de contratar a consultoria Dextron para avaliar novas categorias de produtos prontos, de preferência voltados para a classe C.

Segundo o superintendente do Moinho Paulista, João Carlos Veríssimo, a ideia é desembarcar nos novos segmentos por meio de aquisições ou parcerias, nesse caso com a produção de terceiros. "Nos últimos três anos, vimos o consumo da classe C crescer muito, sem que tivéssemos um portfólio completo para atendê-la", diz Veríssimo.

Hoje o portfólio da Nita se resume a farinha de trigo, fermento e mistura para bolo. O panetone da marca começou a ser fabricado no Natal de 2009 pela Cepam, dona da marca Village. É nesse tipo de parceria que a Nita aposta para sair do mix com cara de "commodity". "Não precisamos necessariamente comprar um fabricante, é possível terceirizar a produção", afirma.

Há quatro anos, a empresa fez uma incursão em bolos prontos com a própria Cepam. Mas desistiu pouco depois. "Não adianta brigar nas grandes redes com um portfólio reduzido", diz Veríssimo, que acredita ser preciso massa crítica para brigar no varejo. A família também atua nesse ramo de negócio, mas em outra frente: shopping center. Os Veríssimo são donos da Verpar Centros Comerciais, que controla o Eldorado, um dos maiores shoppings da capital paulista.

Atualmente, 97% das vendas são de farinha de trigo. Na clientela, desde indústrias alimentícias como a Nissin, fabricante do macarrão instantâneo Miojo, até padarias, confeitarias e lanchonetes do varejo ou dos próprios supermercados. No "food service", a empresa atua nas regiões Sudeste e Sul do país. A Nita, no varejo, está restrita ao Estado de São Paulo.

Em 2011, o Moinho Paulista cresceu 15%, com faturamento de R$ 360 milhões. Para este ano, as previsões são modestas: aumento de 6% nas vendas. "O mercado ainda está uma incógnita", diz Veríssimo.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vendas do varejo crescem 5% no mundo

O principal relatório sobre o desempenho do setor de varejo no mundo foi publicado no último domingo, com ...

Veja mais
Schmidt sai de São Paulo para cortar despesas

A fabricante de porcelanas Schmidt dará início hoje a mais uma etapa do processo de enxugamento de custos ...

Veja mais
Obesidade leva França a importar centro de perda de peso da Nestlé

Pouco antes do Natal, em um prédio do século XIX, com paredes de pedra, espremido em um elegante bairro re...

Veja mais
Indústria têxtil inaugura hoje o 'importômetro'

Painel eletrônico vai mostrar quanto o País está importando e quantos empregos são perdidosDe...

Veja mais
Sem jogo na Hypermarcas

A Hypermarcas procura fazer o mesmo que seu ex-garoto-propaganda Ronaldo Fenômeno tentou, mas não conseguiu...

Veja mais
O manual da Aliansce

Uma das maiores gestoras de shopping centers do Brasil tem uma estratégia ousada: desde se unir a rivais at&eacut...

Veja mais
Preço de produtos escolares varia até 258% , avalia Procon

Pesquisa de preço de material escolar realizada entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2011 pela Fundaç&atil...

Veja mais
Calçados: Venda ao consumidor final cresce 5% e importação sobe 40%

A venda de calçados no varejo deve crescer 5% em valores financeiros em 2012, em relação ao ano ant...

Veja mais
Produção de trigo deve se manter em alta

Programa incentiva desenvolvimento da triticultura tropical em Minas, especialmente nos territórios do Cerrado. ...

Veja mais