Produção de ovos para a Páscoa é acelerada

Leia em 3min 20s

O clima é de Carnaval, mas dentro das indústrias de chocolates o ritmo já é de Páscoa. A produção de ovos que serão vendidos em abril começou cedo, antes mesmo da virada do ano. Pode até parecer pressa, mas é pura precaução para atender à crescente demanda. O desempenho das vendas no ano passado levou as fábricas mineiras a ampliarem em 50% produção em 2012.

É o caso da Produtos Erlan Ltda, com planta em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que embora não releve a quantidade de ovos, estima dobrar a produção neste ano. Na empresa, especializada em balas, bombons e chocolates, a fabricação começou no início deste mês. A previsão é que termine em meados fevereiro para, a partir dessa data, iniciar a distribuição, afirmou ontem a presidente da indústria de chocolates, Rosalina Vilela. A executiva disse que o volume de produção de um ano é baseado pelo número de contratos fechados no exercício anterior.

"Temos acordos fechados no ano passado que sustentam tanto a ampliação da produção neste ano quanto a contratação de equipe extra para atender aos pedidos", explicou Rosalina. Além da expectativa de lucros, a paixão do consumidor por chocolate mais uma vez contribui para diminuir a fila do desemprego. Além dos 300 funcionários fixos, a Erlan contratou 100 pessoas a mais para atender à demanda da Páscoa. Além dos tradicionais ovos e guloseimas, a indústria fornece barras de chocolate, que servem de matéria-prima para outros produtores de itens para a Páscoa.

O projeto da Erlan para 2012 é atender à demanda dos municípios num raio de 600 quilômetros do entorno de Uberlândia, entrando com produtos em grandes praças, como em Belo Horizonte, e nos estados de São Paulo e Goiás. "O país está num momento bom, sustentado pelo aumento do consumo nas classes C e D, o que nos faz apostar no aumento das vendas este ano", disse Rosalina. Pelos cálculos da executiva, a Páscoa deve representar 15% no faturamento do ano da empresa.

Na Chocolates Tarumã, que também possui unidade fabril em Uberlândia, para atender à demanda da Páscoa em abril, a produção começou mais cedo, em novembro do ano passado. A antecipação, segundo o empresário Carlos Augusto Braga, proprietário da empresa, é para atender à demanda de cerca de 750 mil ovos, o mesmo volume de 2011, cujas vendas foram de 100%.

"Se deixar para a última hora não daremos conta. Nesta época já trabalhamos com a capacidade total. Até gostaríamos de produzir mais, mas com a instabilidade do mercado internacional, e com consumidor endividado, achamos mais prudente manter o mesmo investimento de 2011 ao invés de arriscar expansão", disse Braga. Com 25 anos de mercado, a Chocolates Tarumã coloca no mercado um mix de 14 produtos de Páscoa, que rendem nada menos que 50% do faturamento do ano.

Artesanal - Há dois anos no mercado da capital mineira, o gaúcho Sérgio Giraldi, proprietário das lojas "Gramado & Canela" explora um nicho bem específico da produção de ovos de Páscoa: a criação artesanal de produtos personalizados com chocolates nobres. Os produtos, vindos direto do Rio Grande do Sul, conquistaram o consumidor em Belo Horizonte. Tanto que a expectativa para este ano é de aumento de até 15% nos pedidos, superando os 10 mil ovos vendidos no ano passado.

A aposta do empresário é o diferencial do ovo, a base de cacau premium, sem glúten e manteiga, cujo peso varia de 30 gramas a 1 quilo. O preço varia de R$ 3 a R$ 70. "Não tem cliente que resista ao sabor e intensidade do produto feito com 55% ou 95% cacau. Além do mais é uma opção para presentear um amigo ou familiar com chocolate direto do Sul, feito por imigrantes italianos com a receita original", disse Giraldi. Além das duas lojas no Sion, na região Centro-Sul, o empresário projeta a abertura de mais seis unidades na Capital a partir deste ano.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Feriados provocam perdas de R$ 50 bi

Lojas de ruas são prejudicadas .Os feriados prolongados trazem prejuízos ao comércio nacional, asse...

Veja mais
Para se destacar no ponto de venda

Promoções da indústria nos pontos finais de venda não podem ser apenas eventuais. O varejo p...

Veja mais
Petropar já tem 17 fábricas espalhadas em oito países

A redução dos preços dos ativos no exterior devido à crise na Europa e à lenta recupe...

Veja mais
Brasil terá de importar mais gasolina este ano

Aumento do consumo de combustíveis e derivados foi de 6,3% em 2011, ante um crescimento do PIB estimado em 2,8%O ...

Veja mais
Pandurata cresce 20% no Natal

Em 2011, a Pandurata, fabricante das marcas Bauducco e Visconti, teve crescimento de 20% no faturamento de produtos nata...

Veja mais
Magazine vai priorizar Baú e Maia

"Adquirimos muitas redes e esse será o ano de integração entre elas e do aprofundamento da marca no...

Veja mais
Mudanças climáticas afetam negócios

As chuvas são comuns nesta época do ano para a região Sudeste, mas estão potencializadas pel...

Veja mais
Novas saias justas nas redes entre patrões e empregados

Comentários impróprios nas redes sociais já causaram a demissão de muitos executivos no Bras...

Veja mais
Estiagem e chuvas levam indústria a reajustar os preços de leite longa vida

A falta de chuvas na região Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, e o excesso delas em Minas G...

Veja mais