Magazine vai priorizar Baú e Maia

Leia em 2min

"Adquirimos muitas redes e esse será o ano de integração entre elas e do aprofundamento da marca no Nordeste", disse a fundadora da rede Luiza Helena Trajano, durante evento de varejo que acontece nesta semana nos Estados Unidos.
 
A migração do nome das lojas da rede Maia para Magazine Luiza começou em Pernambuco em outubro por 14 lojas. A rede tem hoje mais de 140 lojas. Na aquisição, foram desembolsados cerca de R$ 300 milhões pelo Magazine Luiza.
 
As Lojas do Baú foram adquiridas por R$ 83 milhões com 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Com a operação, o Magazine Luiza herdou 3 milhões de clientes à sua base de cartões.
 
Comércio social – Outra vertente que a empresa pretende aprofundar neste ano é a venda por meio das redes sociais, no chamado "social commerce".
 
Pelo modelo criado em novembro passado, batizado de Magazine Você, qualquer usuário de Facebook e Orkut pode virtualmente criar sua seleção de produtos e vender aos seus amigos, com comissões de 2,5% a 4,5%.
Por enquanto o modelo é restrito a funcionários, mas a intenção é abrir para qualquer cliente da loja nos próximos meses.
 
"Hoje são 700 lojas de colaboradores e familiares. Essa é uma estratégia importante de crescimento, já que qualquer consumidor poderá ser nosso lojista porta a porta", afirmou.
 
As redes sociais respondem por 50% da retenção dos e-consumidores segundo Luiza e as vendas virtuais chegam a 15% do faturamento atual da empresa. "Esse é o momento de integração dos canais de vendas para os consumidores", disse.
 
Questionada sobre a concorrência com outras redes de varejo tentando entrar no mercado nacional, a executiva afirmou que o varejo de eletrônicos está atento, mas tem um desafio menor do que o imposto às redes de supermercado na mesma situação.
 
"Assim como os supermercados sobreviveram à concorrência forte das redes internacionais, nossa área responderá positivamente. Hoje já há menos cadeias de eletroeletrônicos no mundo interessadas no Brasil do que em supermercados, isso ajuda. Mas mesmo com a chegada daquelas que existem, o mercado será forçado a melhorar a qualidade de seus serviços", declarou.
 
Em 2010, o Magazine Luiza foi o sexto maior grupo de varejo brasileiro, com R$ 5,1 bilhões em faturamento segundo ranking do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Americanas foram os líderes.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Brasil terá de importar mais gasolina este ano

Aumento do consumo de combustíveis e derivados foi de 6,3% em 2011, ante um crescimento do PIB estimado em 2,8%O ...

Veja mais
Pandurata cresce 20% no Natal

Em 2011, a Pandurata, fabricante das marcas Bauducco e Visconti, teve crescimento de 20% no faturamento de produtos nata...

Veja mais
Mudanças climáticas afetam negócios

As chuvas são comuns nesta época do ano para a região Sudeste, mas estão potencializadas pel...

Veja mais
Novas saias justas nas redes entre patrões e empregados

Comentários impróprios nas redes sociais já causaram a demissão de muitos executivos no Bras...

Veja mais
Estiagem e chuvas levam indústria a reajustar os preços de leite longa vida

A falta de chuvas na região Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, e o excesso delas em Minas G...

Veja mais
Seca na América do Sul faz grãos voltarem a subir

Apesar das recentes chuvas em algumas regiões, a estiagem que ainda prejudica importantes polos produtivos da Am&...

Veja mais
Consumidor paulista está menos disposto a gastar

Juros elevados, inflação maior abocanhando a renda e dúvidas em relação ao futuro da ...

Veja mais
Kraft prevê alta de 10% na receita em 2011

A americana Kraft Foods prevê encerrar o ano fiscal de 2011 com crescimento de 10% na receita líquida. O re...

Veja mais
Retorno da propaganda às ruas de SP deve demorar

O retorno da publicidade em parte do mobiliário urbano em São Paulo, cinco anos após o iníci...

Veja mais