"Adquirimos muitas redes e esse será o ano de integração entre elas e do aprofundamento da marca no Nordeste", disse a fundadora da rede Luiza Helena Trajano, durante evento de varejo que acontece nesta semana nos Estados Unidos.
A migração do nome das lojas da rede Maia para Magazine Luiza começou em Pernambuco em outubro por 14 lojas. A rede tem hoje mais de 140 lojas. Na aquisição, foram desembolsados cerca de R$ 300 milhões pelo Magazine Luiza.
As Lojas do Baú foram adquiridas por R$ 83 milhões com 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Com a operação, o Magazine Luiza herdou 3 milhões de clientes à sua base de cartões.
Comércio social – Outra vertente que a empresa pretende aprofundar neste ano é a venda por meio das redes sociais, no chamado "social commerce".
Pelo modelo criado em novembro passado, batizado de Magazine Você, qualquer usuário de Facebook e Orkut pode virtualmente criar sua seleção de produtos e vender aos seus amigos, com comissões de 2,5% a 4,5%.
Por enquanto o modelo é restrito a funcionários, mas a intenção é abrir para qualquer cliente da loja nos próximos meses.
"Hoje são 700 lojas de colaboradores e familiares. Essa é uma estratégia importante de crescimento, já que qualquer consumidor poderá ser nosso lojista porta a porta", afirmou.
As redes sociais respondem por 50% da retenção dos e-consumidores segundo Luiza e as vendas virtuais chegam a 15% do faturamento atual da empresa. "Esse é o momento de integração dos canais de vendas para os consumidores", disse.
Questionada sobre a concorrência com outras redes de varejo tentando entrar no mercado nacional, a executiva afirmou que o varejo de eletrônicos está atento, mas tem um desafio menor do que o imposto às redes de supermercado na mesma situação.
"Assim como os supermercados sobreviveram à concorrência forte das redes internacionais, nossa área responderá positivamente. Hoje já há menos cadeias de eletroeletrônicos no mundo interessadas no Brasil do que em supermercados, isso ajuda. Mas mesmo com a chegada daquelas que existem, o mercado será forçado a melhorar a qualidade de seus serviços", declarou.
Em 2010, o Magazine Luiza foi o sexto maior grupo de varejo brasileiro, com R$ 5,1 bilhões em faturamento segundo ranking do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Americanas foram os líderes.
Veículo: Diário do Comércio - SP