Líder do segmento de shopping centers no Brasil, as operações da BrMalls comemoram os resultados do último trimestre do ano de 2011 com um volume de vendas na casa dos R$ 5,3 bilhões, o equivalente a quase 1/3 das vendas totais do último ano, que movimentaram R$ 16,1 bilhões. É isso o que aponta a antecipação de alguns dos resultados operacionais de vendas dos lojistas, aluguéis, taxa de ocupação e pagamentos em atraso, assim classificados depois de 30 dias. -
Com os resultados, a empresa registra acréscimo de dois dígitos ante o ano de 2010. No quarto trimestre, as vendas alavancaram em 19,2%, enquanto para o total do ano o crescimento atingido foi de 20,4%. Já com relação ao quesito "mesmas-lojas", ou lojas comparáveis, a alta das vendas foi quase a mesma para os dois resultados: de 8,8% nos três últimos meses e 8,9% no acumulado do ano.
Os números do fim do ano demonstram uma aceleração ante o trimestre anterior, quando o crescimento foi de 8,3%. Para registrar o aumento alcançado, a empresa se apoiou nos resultados dos meses de novembro e dezembro, que tiveram aceleração de 9,2% e 10,2%, respectivamente, já que o mês de outubro sofreu o pior desempenho de 2011, com alta de apenas 5,9%.
Em destaque para que os resultados fossem alcançados está o rendimento principalmente das lojas-satélite, com incremento de 9,1%, e das megalojas (7,5%). Enquanto isso, as âncoras apresentaram uma leve desaceleração ao atingir 1,9%. Um dos principais ofensores nos resultados foi o setor de lazer, que registrou queda de 2,5%; o motivo é a alta base do ano de 2010: o mês de outubro, por exemplo, obteve queda de 25%, já que o mesmo período do ano anterior foi líder de bilheteria nos cinemas com o lançamento do filme "Tropa de Elite 2".
Aluguéis
Ao seguir o andamento das vendas, o aluguel das "mesmas-lojas" atingiu nível recorde pelo terceiro trimestre seguido: 15,2% mais do que no ano anterior, quando subiu 10,1%. O incremento do valor no ano é também sem precedentes: 13,6%, contra 9,3% em 2010.
A taxa de ocupação continuou elevada, com média de 97,6% da área bruta locável (ABL) nos dois últimos trimestres. Segundo os executivos da empresa, os números foram impactados pelas 4 aquisições e 4 inaugurações feitas nos últimos 12 meses. Quando desconsideradas estas, o ABL ocupado sobe para 98,4% no trimestre. Dos 45 empreendimentos em que a BrMalls detinha participação no fim de 2011, 19 apresentaram mais de 99% do ABL ocupado.
Veículo: DCI