BrMalls registra alta de 20,4% no ano e 19,2% no último trimestre de 2011

Leia em 2min 10s

Líder do segmento de shopping centers no Brasil, as operações da BrMalls comemoram os resultados do último trimestre do ano de 2011 com um volume de vendas na casa dos R$ 5,3 bilhões, o equivalente a quase 1/3 das vendas totais do último ano, que movimentaram R$ 16,1 bilhões. É isso o que aponta a antecipação de alguns dos resultados operacionais de vendas dos lojistas, aluguéis, taxa de ocupação e pagamentos em atraso, assim classificados depois de 30 dias. -

Com os resultados, a empresa registra acréscimo de dois dígitos ante o ano de 2010. No quarto trimestre, as vendas alavancaram em 19,2%, enquanto para o total do ano o crescimento atingido foi de 20,4%. Já com relação ao quesito "mesmas-lojas", ou lojas comparáveis, a alta das vendas foi quase a mesma para os dois resultados: de 8,8% nos três últimos meses e 8,9% no acumulado do ano.

Os números do fim do ano demonstram uma aceleração ante o trimestre anterior, quando o crescimento foi de 8,3%. Para registrar o aumento alcançado, a empresa se apoiou nos resultados dos meses de novembro e dezembro, que tiveram aceleração de 9,2% e 10,2%, respectivamente, já que o mês de outubro sofreu o pior desempenho de 2011, com alta de apenas 5,9%.

Em destaque para que os resultados fossem alcançados está o rendimento principalmente das lojas-satélite, com incremento de 9,1%, e das megalojas (7,5%). Enquanto isso, as âncoras apresentaram uma leve desaceleração ao atingir 1,9%. Um dos principais ofensores nos resultados foi o setor de lazer, que registrou queda de 2,5%; o motivo é a alta base do ano de 2010: o mês de outubro, por exemplo, obteve queda de 25%, já que o mesmo período do ano anterior foi líder de bilheteria nos cinemas com o lançamento do filme "Tropa de Elite 2".

Aluguéis

Ao seguir o andamento das vendas, o aluguel das "mesmas-lojas" atingiu nível recorde pelo terceiro trimestre seguido: 15,2% mais do que no ano anterior, quando subiu 10,1%. O incremento do valor no ano é também sem precedentes: 13,6%, contra 9,3% em 2010.

A taxa de ocupação continuou elevada, com média de 97,6% da área bruta locável (ABL) nos dois últimos trimestres. Segundo os executivos da empresa, os números foram impactados pelas 4 aquisições e 4 inaugurações feitas nos últimos 12 meses. Quando desconsideradas estas, o ABL ocupado sobe para 98,4% no trimestre. Dos 45 empreendimentos em que a BrMalls detinha participação no fim de 2011, 19 apresentaram mais de 99% do ABL ocupado.


Veículo: DCI


Veja também

Ajinomoto vai aumentar produção do Sazón

A Ajinomoto vai investir R$ 47 milhões no Brasil, na expansão da planta de Limeira, localizada no interior...

Veja mais
Gargalo logístico

O cenário econômico positivo no Brasil que provocou o aumento do consumo interno e gerou novos negóc...

Veja mais
China concentra compra do açúcar brasileiro

Em 2011, os embarques do açúcar brasileiro para a China cresceram 70%, para 2,1 milhões de tonelada...

Veja mais
Clima compromete plantio e resultado da 2ª safra do milho

Chuva gera atrasos na colheita da soja no centro-oeste e impede o semeio do milho. No sul, estiagem prejudica produ&cced...

Veja mais
Lojas 24 horas apostam na demanda emergencial

Consumidor que é bem atendido fora do horário comercial acaba por recorrer a esse serviço em qualqu...

Veja mais
Ponto eletrônico traz mais segurança

Hoje, apenas 5% das empresas no Brasil, ou 450 mil, utilizam o novo sistema de registro de presença. Pela qu...

Veja mais
Cultivo sustentável favorece exportação

No mercado de flores é fundamental que os produtores tenham atenção quanto à folhagem e &agr...

Veja mais
Feriados provocam perdas de R$ 50 bi

Lojas de ruas são prejudicadas .Os feriados prolongados trazem prejuízos ao comércio nacional, asse...

Veja mais
Produção de ovos para a Páscoa é acelerada

O clima é de Carnaval, mas dentro das indústrias de chocolates o ritmo já é de Páscoa...

Veja mais