Mais ações promocionais, principalmente nos pontos de venda. É isso que aponta o mercado publicitário brasileiro para 2012. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas, o setor deverá manter o ritmo de crescimento na casa dos 20% este ano, apoiado nas primeiras ações promocionais que terão foco na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.
Quem também partilha deste otimismo, é a Associação de Marketing Promocional (Ampro). De acordo com a entidade, em 2011 53% da empresas direcionaram mais verba para ações promocionais do que para a propaganda, num mercado que movimentou R$ 39,6 bilhões ano passado.
De acordo com a associação, em 68% das empresas consultadas, o valor destinado à ações de ponto de venda e campanhas promocionais cresceu em média 28%. Quem aproveita este mercado para crescer são as empresas de marketing promocional, que somam eventos e afirmam estar com a agenda lotada para o ano todo. Exemplo disso é a Work Able, especializada na promoção, planejamento e execução de ações de marketing e que encerrou o ano passado com faturamento de R$ 103 milhões, alta de 25% ante dados de 2010.
Para 2012, com a nova sede no Rio de Janeiro, novos clientes que integram a carteira da empresa e a abertura de novas frentes de operação, a expectativa é chegar a um faturamento de R$ 120 milhões. "Estamos trabalhando pela ampliação de nosso negócio, buscando tecnologia de ponta, prospectando novos clientes, investindo em novas áreas de atuação, ampliando nossa atuação pelo Brasil através da abertura de filiais. Por isso, acreditamos em bons resultados para o próximo período", diz Jonathan Dagues, CEO do grupo.
Em 2011 a empresa contava com cerca de 100 clientes em sua carteira. Entre eles, estão: Cargill, Wickbold, Phillip Morris e General Electric; e outros que já integravam a carteira da empresa, como Bic, Cereser, Schincariol e também o Carrefour.
Classe C em foco
E o público da Classe C tem impulsionado bons resultados como o da Promo Mix, empresa baiana do setor. Para Alfredo Manco Silva, presidente do grupo, foi a alta da classe C que puxou as ações no norte e nordeste. "O crescimento aqui foi notável, saltamos de um faturamento de R$ 10 milhões em 2008 para R$ 20 milhões em 2011", explicou ele. O executivo afirma que a chegada de empresas de grande porte e o acesso a casa e carro próprios impulsiona os negócios. "Agora grandes empresas se interessam em fazer um evento promocional de um dia aqui em Salvador, ou em Recife, porque vende tanto quanto em São Paulo, talvez até mais", completou. Na carteira de clientes, MRV, Volkswagen, Cyrela e supermercadistas como Grupo Pão de Açúcar já fizeram ações com a Promo Mix.
A pesquisa da Ampro mostrou ainda que há uma tendência de ações promocionais focadas na classe C pela Internet. Na opinião de 68% dos profissionais, este público já tem condições suficientes de ser atingido por ações de marketing promocional na Web e nas mídias sociais. A maioria (55%) acredita também que a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.
De acordo com José Leite Mistão, professor da Universidade Federal do Estado de Alagoas, a tendência das empresas é migrarem cada vez mais para o norte e o nordeste e contratos começarem a ser fechados. "De fato as empresas que querem fazer promoções de markekting durante a Copa do Mundo precisam começar a encontrar agência agora", disse o professor, que completou: "E isso impulsiona muitas ações fei-tas com empresas de marketing promocional regional", finalizou. Outra tendência para o setor nos próximos anos está na utilização em conjunto com o marketing digital. Apesar de o índice de resposta ter sido de 78% em 2011, em 2009 as ações promocionais veiculadas ao universo digital eram tendência para apenas 30% das empresas. "Já é uma realidade. Todas as promoções têm um pé no digital. Até uma foto da blitz que é realizada vai parar no blog da promoção", afirma Guilherme de Almeida Prado, presidente da Ampro.
Na região do Mato Grosso do Sul, quem se destaca é a companhia Cia de Ideias. Desde que foi inaugurada, há 12 anos, a agência tem colecionado resultados e ajudado a desenvolver ações de grandes marcas na região onde atua. Marcas como Brookfield Incorporações, Claro, Caixa, Coca-Cola Femsa, Rossi, Rodobens, Sicredi e Pernambucanas já fizeram ações de marketing promocional com a empresa.
Segundo a sócia-diretora Elaine Batista, "só uma atuação séria, com respeito ao investimento do cliente, e uma parceria verdadeira com fornecedores é possível construir uma empresa duradoura e que colabora para tornar a atividade do marketing promocional mais respeitada", afirmou a executiva, sem revelar números.
Veículo: DCI