Eletroeletrônico puxa alta de 0,7% das vendas, aponta a Fecomercio-SP

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Os eletrodomésticos e eletrônicos puxaram o faturamento do varejo na Região Metropolitana de São Paulo em novembro, que, ao todo, alcançou R$ 12,3 bilhões, alta de 0,7% em relação ao mesmo mês de 2010, informou a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) e da consultoria e-bit. -

Em comparação ao mês de outubro, no entanto, o faturamento real caiu 2,9%. No acumulado do ano passado até o mês de novembro, as vendas no varejo avançaram 3%. Nas lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o faturamento aumentou 23,4% em novembro ante outubro, 11,1% em relação ao mesmo mês de 2010 e 9,1% no acumulado do ano.

"Essa atividade mostrou resposta imediata à queda dos juros ao consumidor e à normalização do fluxo de crédito, interrompida em outubro pela greve no sistema bancário", disse a Fecomercio-SP. Outro destaque na pesquisa foi o comércio eletrônico, cujas vendas cresceram 7,7% em novembro na comparação com outubro, 35,7% ante o mesmo mês de 2010 e 16,4% no ano até novembro. "Com mais pessoas tendo acesso a computador e Internet e com a confiança crescente do brasileiro nas compras on-line, esse setor tende a manter o crescimento em 2012", prevê a entidade.

Por outro lado, a maior queda das vendas em novembro ficou com o comércio automotivo: de 19,2% ante outubro e de 6% em relação ao mesmo mês de 2010. De acordo com a Fecomercio-SP, o anúncio do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros com menos de 65% de peças nacionais fez com que as vendas fossem antecipadas para outubro, antes de a medida entrar em vigor, em dezembro. No acumulado do ano, entretanto, o setor avançou 2,7% até novembro. Para a entidade, os dados de dezembro devem mostrar um aumento das vendas de carros.

Redes

Entre os negócios que têm crescido nas redes varejistas, o varejo e eletrônico (e-commerce) é a tendência para os próximos anos, e o Magazine Luiza, por exemplo, corre para ser diferente nesse sentido. A empresa abriu sua plataforma de social no e-commerce, o Magazine Você para os usuários do Facebook e Orkut. A iniciativa, que foi aberta inicialmente para familiares de funcionários da rede, acabou por permitir a criação do negócio nas redes sociais, com a oferta de comissão de vendas. Nesta primeira fase foram criadas mil lojas virtuais em quatro meses. A empresa tem como objetivo atingir 10 mil lojas virtuais e conseguir um milhão de clientes ainda em 2012, conforme foi anunciado na semana passada.


Veículo: DCI


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