A multinacional holandesa Philips teve prejuízo mundial de € 1,29 bilhão no ano passado. Em 2010, a companhia havia registrado lucro de € 1,45 bilhão.
As vendas da multinacional em todo o mundo somaram € 22,6 bilhões no ano passado, um crescimento de 1,3% em relação ao desempenho de 2010. No Brasil, o crescimento das vendas foi de 6%, para € 694 milhões. O país é o sétimo maior mercado mundial da Philips, presente em cerca de 100 países. As seis maiores vendas da empresa estão na Holanda, nos Estados Unidos, na China, na Alemanha, na França e no Japão.
No exercício encerrado em dezembro, o lucro antes de juros, impostos e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em € 1,68 bilhão, uma queda de 34% em relação ao ano anterior.
De acordo com a companhia, as iniciativas para cumprir um programa de redução de despesas estão em andamento e o primeiro corte foi realizado no quarto trimestre. No período, a Philips registrou aumento de 3% nas vendas globais, mas teve um prejuízo de € 160 milhões, contra um lucro de € 465 milhões do quarto trimestre de 2010. O maior impacto veio do encerramento das operações de televisão, que passaram para a chinesa TVP, a qual irá produzir a marca Philips até 2016, acordo que pode ser renovável por mais cinco anos.
Em outubro, a multinacional anunciou a demissão de 4,5 mil dos seus 117 mil trabalhadores para diminuir os custos em € 800 milhões até 2014.
Veículo: Valor Econômico