Philips registra prejuízo e inicia cortes de despesas

Leia em 1min 10s

A multinacional holandesa Philips teve prejuízo mundial de € 1,29 bilhão no ano passado. Em 2010, a companhia havia registrado lucro de € 1,45 bilhão.

As vendas da multinacional em todo o mundo somaram € 22,6 bilhões no ano passado, um crescimento de 1,3% em relação ao desempenho de 2010. No Brasil, o crescimento das vendas foi de 6%, para € 694 milhões. O país é o sétimo maior mercado mundial da Philips, presente em cerca de 100 países. As seis maiores vendas da empresa estão na Holanda, nos Estados Unidos, na China, na Alemanha, na França e no Japão.

No exercício encerrado em dezembro, o lucro antes de juros, impostos e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em € 1,68 bilhão, uma queda de 34% em relação ao ano anterior.

De acordo com a companhia, as iniciativas para cumprir um programa de redução de despesas estão em andamento e o primeiro corte foi realizado no quarto trimestre. No período, a Philips registrou aumento de 3% nas vendas globais, mas teve um prejuízo de € 160 milhões, contra um lucro de € 465 milhões do quarto trimestre de 2010. O maior impacto veio do encerramento das operações de televisão, que passaram para a chinesa TVP, a qual irá produzir a marca Philips até 2016, acordo que pode ser renovável por mais cinco anos.

Em outubro, a multinacional anunciou a demissão de 4,5 mil dos seus 117 mil trabalhadores para diminuir os custos em € 800 milhões até 2014.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cobertura extra

Dois anos depois de abrir escritórios na Europa e nos Estados Unidos e de fortalecer sua operação i...

Veja mais
Brookfield vende três shopping centers

A Brookfield Financial concluiu a venda de três shopping centers da Brookfield Shopping Center - Brascan Open Mall...

Veja mais
Tetra Pak investe R$ 200 milhões para elevar produção em 45% até 2015

Expansão. Ampliação da unidade de Ponta Grossa (PR) é o maior projeto global do grupo sueco ...

Veja mais
Coca-Cola Clothing faz sucesso internacional

Marca de roupa jovem licenciada pelo grupo AMC Têxtil faz sucesso na matriz da Coca-Cola em Atlanta, que quer repl...

Veja mais
O que está por trás da dança das cadeiras

Gigantes brasileiras de consumo iniciam fevereiro sob o comando de novos presidentes e embusca de rentabilidade e partic...

Veja mais
Kraft Foods aposta na Lacta para marca global

Estratégia é explorar as “marcas poderosas” de mercados emergentes Os investidores que tentam...

Veja mais
Citricultores eliminam 5,2 mi de pés de laranja

Os citricultores paulistas erradicaram 5,2 milhões de pés de laranja em 2011, por causa do greening. A Coo...

Veja mais
Preços dos alimentos acumulam alta de 4,09%

O consumidor de São Paulo precisou gastar mais para comer no ano passado. O preço dos alimentos registrou ...

Veja mais
Puxada pelo milho e soja, inflação volta a subir em janeiro

Após deflação de dezembro, IGP-M aumenta 0,25%; soja e milho responderam por mais da metade da alta...

Veja mais