A Brookfield Financial concluiu a venda de três shopping centers da Brookfield Shopping Center - Brascan Open Mall, Botafogo Praia Shopping e Itaú Power Shopping - por R$ 327 milhões, segundo informações obtidas pelo Valor. Procurado pela reportagem, o presidente da Brookfield Shopping Center, Bayard Lima, confirmou apenas a venda de 49% do Botafogo Praia Shopping, na zona sul do Rio de Janeiro.
A Ivanhoé Cambridge, em conjunto com sua controlada Ancar Ivanhoe Shopping Centers e com a CPP Investment Board (CPPIB), adquiriram o Botafogo Praia Shopping por R$ 136 milhões. Ivanhoé Cambridge e CPPIB investiram, individualmente, R$ 68 milhões na operação. A Ivanhoé Cambridge e a Ancar Ivanhoe, pelo Fundo de Investimento Imobiliário Ancar IC, aumentaram sua participação no ativo de 51% para 75,5%, e CPPIB passou a deter os 24,5% restantes no shopping center.
Segundo o Valor apurou, a rede de estacionamentos Estapar fechou a compra de 100% do paulistano Brascan Open Mall, conhecido como Kinoplex Itaim. Procurada, a assessoria de imprensa da Estapar não confirmou a informação. Segundo o mercado, a PDG Realty, maior incorporadora do país, participou da disputa pelo ativo por meio de sua controlada Real Estate Partners Desenvolvimento Imobiliário (REP).
Já os 50% do Itaú Power Shopping teriam sido comprados pela BR Malls, maior empresa de shopping centers do Brasil, e por dois minoritários que exerceram o direito de preferência, de acordo com uma fonte de mercado. Até o fechamento desta edição, a BR Malls não se manifestou.
Em dezembro de 2011, o Valor antecipou que a Brookfield Shopping Centers, fundo de private equity controlado pela Brookfield Asset Management, estava em negociações para a venda de quatro dos 12 shoppings de seu portfólio de empreendimentos. Dos quatro, apenas a comercialização do Shopping Cidade, em Belo Horizonte, não teria ocorrido ainda, embora circulem informações no mercado de que a Ancar também teria seria a compradora.
Na ocasião, o Valor informou que, conforme comentários de pessoas próximas à Brookfield, os recursos com a venda devem ser aplicados em outros negócios do grupo - oito shoppings passam por expansão e reformas - e também para rentabilizar investidores que querem sair dos negócios. Em informações ao mercado, a companhia diz que, entre 2008 e 2012, a Brookfield Shopping Centers terá investido cerca de R$ 400 milhões em projetos de ampliação e revitalização dos empreendimentos.
Em 2007, a empresa já havia desembolsado R$ 1,7 bilhão pela compra do grupo Plaza, controlador dos shoppings West Plaza, Paulista e Pátio Higienópolis, e para se tornar sócia do Botafogo Praia Shopping e do Shopping Vila Olímpia. A maioria dos investimentos em shoppings da companhia está no portfólio do BBRF, fundo de private equity lançado em 2006 dedicado a shopping centers, com capital comprometido de US$ 800 milhões.
Veículo: Valor Econômico