Brookfield vende três shopping centers

Leia em 2min 20s

A Brookfield Financial concluiu a venda de três shopping centers da Brookfield Shopping Center - Brascan Open Mall, Botafogo Praia Shopping e Itaú Power Shopping - por R$ 327 milhões, segundo informações obtidas pelo Valor. Procurado pela reportagem, o presidente da Brookfield Shopping Center, Bayard Lima, confirmou apenas a venda de 49% do Botafogo Praia Shopping, na zona sul do Rio de Janeiro.

A Ivanhoé Cambridge, em conjunto com sua controlada Ancar Ivanhoe Shopping Centers e com a CPP Investment Board (CPPIB), adquiriram o Botafogo Praia Shopping por R$ 136 milhões. Ivanhoé Cambridge e CPPIB investiram, individualmente, R$ 68 milhões na operação. A Ivanhoé Cambridge e a Ancar Ivanhoe, pelo Fundo de Investimento Imobiliário Ancar IC, aumentaram sua participação no ativo de 51% para 75,5%, e CPPIB passou a deter os 24,5% restantes no shopping center.

Segundo o Valor apurou, a rede de estacionamentos Estapar fechou a compra de 100% do paulistano Brascan Open Mall, conhecido como Kinoplex Itaim. Procurada, a assessoria de imprensa da Estapar não confirmou a informação. Segundo o mercado, a PDG Realty, maior incorporadora do país, participou da disputa pelo ativo por meio de sua controlada Real Estate Partners Desenvolvimento Imobiliário (REP).

Já os 50% do Itaú Power Shopping teriam sido comprados pela BR Malls, maior empresa de shopping centers do Brasil, e por dois minoritários que exerceram o direito de preferência, de acordo com uma fonte de mercado. Até o fechamento desta edição, a BR Malls não se manifestou.

Em dezembro de 2011, o Valor antecipou que a Brookfield Shopping Centers, fundo de private equity controlado pela Brookfield Asset Management, estava em negociações para a venda de quatro dos 12 shoppings de seu portfólio de empreendimentos. Dos quatro, apenas a comercialização do Shopping Cidade, em Belo Horizonte, não teria ocorrido ainda, embora circulem informações no mercado de que a Ancar também teria seria a compradora.

Na ocasião, o Valor informou que, conforme comentários de pessoas próximas à Brookfield, os recursos com a venda devem ser aplicados em outros negócios do grupo - oito shoppings passam por expansão e reformas - e também para rentabilizar investidores que querem sair dos negócios. Em informações ao mercado, a companhia diz que, entre 2008 e 2012, a Brookfield Shopping Centers terá investido cerca de R$ 400 milhões em projetos de ampliação e revitalização dos empreendimentos.

Em 2007, a empresa já havia desembolsado R$ 1,7 bilhão pela compra do grupo Plaza, controlador dos shoppings West Plaza, Paulista e Pátio Higienópolis, e para se tornar sócia do Botafogo Praia Shopping e do Shopping Vila Olímpia. A maioria dos investimentos em shoppings da companhia está no portfólio do BBRF, fundo de private equity lançado em 2006 dedicado a shopping centers, com capital comprometido de US$ 800 milhões.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

MD fecha fábrica em Cubatão após quatro anos de perdas

A MD Papéis, fabricante paulista de papéis especiais e cartões para embalagens, encerrou as opera&c...

Veja mais
Gelado à francesa

Picolé de limão e sorvete de chocolate podem ser refrescantes, mas não têm o mesmo glamour de...

Veja mais
Cobertura extra

Dois anos depois de abrir escritórios na Europa e nos Estados Unidos e de fortalecer sua operação i...

Veja mais
Philips registra prejuízo e inicia cortes de despesas

A multinacional holandesa Philips teve prejuízo mundial de € 1,29 bilhão no ano passado. Em 2010, a c...

Veja mais
Tetra Pak investe R$ 200 milhões para elevar produção em 45% até 2015

Expansão. Ampliação da unidade de Ponta Grossa (PR) é o maior projeto global do grupo sueco ...

Veja mais
Coca-Cola Clothing faz sucesso internacional

Marca de roupa jovem licenciada pelo grupo AMC Têxtil faz sucesso na matriz da Coca-Cola em Atlanta, que quer repl...

Veja mais
O que está por trás da dança das cadeiras

Gigantes brasileiras de consumo iniciam fevereiro sob o comando de novos presidentes e embusca de rentabilidade e partic...

Veja mais
Kraft Foods aposta na Lacta para marca global

Estratégia é explorar as “marcas poderosas” de mercados emergentes Os investidores que tentam...

Veja mais
Citricultores eliminam 5,2 mi de pés de laranja

Os citricultores paulistas erradicaram 5,2 milhões de pés de laranja em 2011, por causa do greening. A Coo...

Veja mais