Duas das maiores empresas americanas de franquia de limpeza comercial apostam no mercado brasileiro para crescer nos próximos anos. A Jan-Pro, que desembarcou no país em junho do ano passado, espera ter dois mil franqueados no Brasil até 2014. A Jani-King, que chegou ao Brasil no início dos anos 90, planeja crescer 30% ao ano nos próximos cinco anos.
As empresas prestam serviço para diversos estabelecimentos como escritórios, escolas, hospitais e construções. De acordo com a Jan-Pro, o mercado de limpeza profissional movimenta R$ 14 bilhões no Brasil e cresceu 15% em 2011.
A Jani-King, com sede no Texas, foi fundada em 1969 e hoje tem mais de 12,5 mil franquias e 120 escritórios regionais em 15 países. A empresa, que atua com o modelo de master franqueados no Brasil, abriu em 2009 uma regional no Rio e outra em São Paulo e, desde então, dobrou de tamanho no país. O valor da franquia começa em R$ 300 mil.
A companhia contratou a consultoria Naxentia para desenhar seu plano de expansão e buscar investidores no país. Após faturar R$ 85 milhões em 2011, a empresa espera chegar a R$ 110 milhões neste ano. De acordo com Jerry Crawford, presidente mundial da Jani-King que esteve no Brasil na semana passada, a companhia tem 51 franqueados e mais de mil clientes no Brasil, principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio. Entre sua carteira de clientes estão grandes empresas como Cyrela, Procter & Gamble, Coca-Cola e Bradesco. "Para nós, ver o que está acontecendo no Brasil é muito animador. Eu vejo novos edifícios sendo construídos em todos os lugares, o que é uma grande oportunidade de mercado para a Jani-King", disse. A empresa terá mais doze regionais no país até o fim do ano.
A Jan-Pro, inaugurada em 1991 e com sede em Atlanta, conta com 12 mil franqueados e 118 regionais em oito países. Presente há pouco mais de um semestre no Brasil, a empresa quer abrir seis regionais neste ano e chegar a cem franqueados. A metade dos escritórios será no Estado de São Paulo (região do ABC, Sorocaba e Campinas) e outros três ficarão no Nordeste.
Os investimentos dos franqueados da Jan-Pro devem somar R$ 3 milhões, para chegar a um faturamento de até R$ 24 milhões no fim do ano. "Em até dez anos, o Brasil pode alcançar os Estados Unidos", diz Dennis Thompson, vice-presidente da Jan-Pro, que está em São Paulo nesta semana.
A Jan-Pro oferece quatro tipos de franquias. A mais barata é a microfranquia, que exige investimento de R$ 5 mil; a mais cara, regional custa R$ 150 mil. No caso da microfranquia, o próprio franqueado pode ser o faxineiro. De acordo com Bernard Jeger, masterfranqueador da Jan-Pro no Brasil, a empresa já recebeu mais de 350 prospectos.
Veículo: Valor Econômico