A Forno de Minas Alimentos S/A, com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), quase dobrou seu faturamento em 2011. A receita passou dos R$ 56 milhões em 2010 para cerca de R$ 101 milhões no ano passado, o que corresponde a uma alta de 80,3%. De acordo com o presidente da companhia, Hélder Mendonça, o resultado é fruto de vários fatores, com destaque para a reorganização estrutural da empresa, que começou a ser realizada em 2009, quando a Laticínios Condessa retomou o controle da marca.
Segundo ele, desde então, uma série de medidas estão sendo colocadas em prática, visando a retomada da qualidade dos produtos, por meio de investimentos em mão de obra, matérias-primas e maquinário, para que as vendas voltem a crescer. "Aos poucos, estamos recuperando nosso mercado e a credibilidade da marca. Além disso, o próprio aquecimento da economia e o aumento da renda da população brasileira também contribuíram para que o desempenho fosse satisfatório", diz.
Para este exercício, as expectativas também são positivas. Conforme Mendonça, é aguardado um incremento da ordem de 50% sobre o faturamento de 2011. Caso a projeção se confirme, a receita da Forno de Minas em 2012 vai ultrapassar os R$ 150 milhões. O otimismo do presidente da companhia se baseia não só no aquecimento das vendas nos mercados nacional e internacional, mas também na continuidade das ações e dos aportes realizados pela marca.
Em 2012, a empresa encerrará um ciclo de investimentos de R$ 40 milhões, iniciado em 2009, que tem como objetivo, entre outras coisas, o reposicionamento da marca no mercado. De acordo com o presidente da Forno de Minas, até o ano passado já foram aplicados R$ 36 milhões do total previsto. O restante (R$ 4 milhões) será aportado esse ano, no lançamento de produtos, bem como na aquisição de máquinas e equipamentos, visando o aumento da capacidade produtiva da fábrica.
Com os investimentos, a empresa deve encerrar este exercício com mais de 60 produtos diferentes em seu mix. A capacidade de produção, por sua vez, irá chegar a 2,5 mil toneladas por mês. Já a produção, que hoje gira em torno de mil toneladas mensais, deve saltar para 1,5 mil toneladas mensalmente.
"Nos próximos meses, iremos lançar uma linha de waffle e no segundo semestre retomaremos a linha de massas frescas recheadas, incluindo capelettis, canelones e raviólis", adianta Mendonça. Atualmente, a Forno de Minas comercializa aproximadamente 50 itens para varejo e food service. Entre os mais recentes lançamentos estão o pão de queijo pré-assado congelado, a linha de empanados, as tortinhas e as empadas.
Do total comercializado pela companhia em 2011, cerca de 5% foram enviados ao exterior, para países como Estados Unidos, Portugal e Canadá. Da parcela que ficou no Brasil, quase 80% foram direcionados aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - respectivamente, os principais mercados consumidores nacionais da marca. Neste sentido, O presidente destaca que está nos planos da empresa, também neste exercício, uma maior pulverização dos negócios.
"Estamos apostando bastante nas regiões Nordeste e Sul. Há alguns anos estamos investindo nestes locais, mas especialmente neste exercício vamos dar uma atenção maior, abrindo filiais e aumentando as equipes de vendas, pois vislumbramos grandes oportunidades nestes mercados", explica.
Veículo: Diário do Comércio - MG