Grupo Cimed adquire a Nouvelle

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A compra da indústria de cosméticos ocorreu mediante investimento de R$ 50 milhões.


O Grupo Cimed, que atua no setor farmacêutico com fábrica em Pouso Alegre, no Sul do Estado, acaba de adquirir por R$ 50 milhões a indústria de cosméticos Nouvelle. O investimento na marca italiana faz parte do plano da companhia de ganhar força em um mercado em franco crescimento e se aproximar dos consumidores das classes C e D.

Com a aquisição, a capacidade produtiva do grupo, que concentra a fabricação de medicamentos, nutracêuticos e suplementos nutricionais saltará de 15 milhões de itens ao ano para 20 milhões. A receita deverá ser incrementada em 40%, passando dos R$ 453 milhões faturados em 2011, para R$ 634 milhões. Já o quadro de funcionários ganhará 500 novos colaboradores, totalizando 2,6 mil.

Hoje, além da recém-adquirida Nouvelle, o conglomerado inclui outras seis empresas: Cimed Indústria de Medicamentos, Neckerman do Brasil (fabricação de hormônios injetáveis e sólidos), Nutracom (suplementos nutricionais e nutracêuticos), ICM P&D (instituto de pesquisa e desenvolvimento), Predileta (distribuidora) e Cimed Esporte Clube (equipes esportivas em modalidades como vôlei, futebol e automobilismo).

Conforme a diretora de marketing do Cimed, Silvia Cristina Genaro, com a compra da Nouvelle, a Nutracom, que até então atuava também no setor de cosméticos com 20 produtos do segmento, se restringirá à fabricação de suplementos alimentares.

O parque fabril da Nouvelle ocupa uma área de 20 mil metros quadrados no município fluminense de São João do Meriti. Presente em mais de 70 países, a marca produz no Brasil 180 itens e tem mais de 400 produtos desenvolvidos prontos para chegar ao mercado.

Silvia Cristina Genaro fortalece que o interesse do grupo com a aquisição é ganhar a preferência dos chamados consumidores emergentes. "São 98 milhões de potenciais compradores das classes C e D, que já escolhem suas marcas. O Cimed ganha credibilidade ao oferecer cosméticos com a chancela da indústria farmacêutica", argumenta.

Depois de ter assumido a fábrica da Nouvelle no interior do Rio de Janeiro, a marca passará a ser distribuída pelo Cimed, por meio de centros de distribuição próprios que chegarão a 20 em maio. O terceiro passo rumo à consolidação no mundo dos cosméticos ocorrerá com a reformulação das linhas e reposicionamento dos produtos no mercado. Com isso, a companhia prevê atingir a meta de 40% de expansão do faturamento já neste ano. Até 2011, 50% da receita da empresa era fruto da comercialização de medicamentos.

E embora a maior fatia destinada a investimentos em 2012, já tenha sido consumida com a aquisição da Nouvelle, o grupo Cimed prevê aportar outros R$ 15 milhões no atual exercício.

As inversões serão utilizadas para aprimorar dois braços da companhia, o instituto de pesquisa e desenvolvimento ICM P&D e a distribuidora Predileta. De acordo com a diretora de marketing, a ideia é que o instituto, hoje direcionado basicamente para atender à demanda interna do negócio, possa prestar serviço também para outras empresas do setor farmacêutico.

Planos parecidos estão sendo traçados para a Predileta. O objetivo é que a distribuidora estenda sua atuação para além do Cimed, atingindo ainda, outras companhias de medicamentos e cosméticos.

A fábrica em Pouso Alegre também deve continuar crescendo para sustentar, sobretudo, uma expansão da terceirização da produção. Em janeiro, foi adquirido um terreno de 150 mil metros quadrados para compor a indústria que tem mais de 20 mil metros quadrados construídos. O valor dos aportes não foi revelado.

A opção por continuar investindo mesmo em um cenário de crise global é mais uma vez atribuída por Silvia Cristina Genaro ao vigor do mercado interno. Por isso, o grupo estima para este ano se manter afastado das exportações, operações que devem integrar a companhia somente em 2013.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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