A Unilever prevê que 2012 será um ano difícil, à medida que os mercados emergentes, que respondem por mais da metade dos negócios do grupo, crescerão menos, e a demanda na Europa e na América do Norte, no melhor dos casos, ficará estável.
A fabricante, que elevou os preços de marcas como Dove, Hellmann's e Knorr para compensar maiores custos com commodities, disse que o crescimento nos mercados emergentes teve menor ritmo por maiores custos com matérias-primas e menor confiança do consumidor.
O diretor-financeiro Jean-Marc Huet disse que a expansão em mercados emergentes, como África, Ásia e América Latina, continuou forte, mas que a companhia precisa melhorar na Rússia e na Europa Oriental.
O terceiro maior grupo de bens de consumo no mundo viu as vendas em 2011 subirem 6,5%, com crescimento de 6,6% no quarto trimestre. Mas o preço responde por 6,5%, e o volume, somente por 0,1 %.
Os mercados emergentes, que respondem por 54% dos negócios do grupo, cresceram 11,5% em 2011. Em termos de produtos, linhas de cuidados pessoais, como Lux e Sunsilk, foram as que mais cresceram: 10%. Alimentos tiveram expansão de 3%.
"Acreditamos que o cenário macroeconômico continuará difícil em 2012 e os ventos contrários nos custos persistirão, embora menos do que em 2011", disse o presidente Paul Polman.
Veículo: DCI