A crise não assusta a Hypermarcas. A empresa que mantém um dos mais diversificados portfólios de produtos de consumo com marcas como Benegripe, Estomazil, Epocler, Monange, Avanço, Assolan, Zero Cal e Salsaretti, aposta no aumento das vendas. Por não ser de um setor que depende de crédito, a empresa aposta que, pelo contrário, acabará sendo beneficiada pelo aumento de recursos no mercado. "As pessoas vão deixar de comprar carro, celular e TV e deve sobrar mais dinheiro para produtos de higiene, beleza e alimentação", afirma o presidente da Hypermarcas, Cláudio Bergamo.
Mesmo no quesito custos, a empresa aposta que será beneficiada, uma vez que trabalha com commodities que tiveram preços reduzidos como derivados de petróleo, alumínio, plástico, entre outros componentes. Por isso, a companhia deve manter seu alto nível de investimentos para 2009, especialmente em marketing, onde já gastou R$ 185 milhões até o terceiro trimestre de 2008 e deve totalizar R$ 230 milhões até o final do ano.
Bergamo afirma que, depois do IPO em que captou R$ 580 milhões, a empresa agora está em um bom momento e deve encerrar a temporada de aquisições do ano. Só em 2008, foram adquiridas a DM Farmacêutica, Farmasa, Niasi, Ceil (unidade da norte-americana Revlon no Brasil, que detém as marcas Bozzano, Juvena, Campos do Jordão e Aquamarine), a Brasil Global e a NYLooks totalizando um valor de mais de R$ 400 milhões.
Mesmo assim, o executivo diz que a empresa continua capitalizada, com mais de R$ 450 milhões em caixa, e aberta às novas oportunidades surgidas pela crise. No trerceiro trimestre de 2008, a empresa encerrou o exercício com um prejuízo líquido de R$ 113,6 milhões, ante um lucro de R$ 19,13 milhões registrado em igual período do ano anterior. No lucro líquido ajustado - que soma prejuízo líquido do exercício, as despesas de amortização de ágio, mais despesas não reincidentes e resultados de variação cambial - a empresa informa ganho de R$ 138 milhões.
A empresa registrou receita bruta de R$ 522 milhões no terceiro trimestre de 2008, 39% mais do que o registrado no mesmo período de 2007. As aquisições realizadas no terceiro trimestre representaram uma parcela de R$ 118,3 milhões no total da receita, enquanto as marcas que já pertenciam à Hypermarcas contribuíram com R$ 403,7 milhões, o que representa um crescimento orgânico de 7,7% em relação ao no terceiro trimestre 2007.
Veículo: Gazeta Mercantil