Wickbold esquenta o forno na guerra contra a mexicana Bimbo

Leia em 3min

Fabricante quer faturar R$ 1 bilhão em 2015 e chegar a dois novos estados no próximo ano, além dos 11 atuais


O mercado de pães industrializados encontra-se em pleno processo de fermentação no Brasil. Amexicana Bimbo, líder do segmento com um total de sete marcas como Pullman e Nutrella, e a paulistana Wickbold, a terceira do ranking, estão expandindo seus fornos para novas geografias. Na próxima semana, a Wickbold, companhia familiar fundada há 74 anos e dona de um faturamento de R$ 511 milhões, vai definir em qual endereço construirá sua fábrica de Santa Catarina, a quinta do país. Em paralelo, ela amplia a unidade industrial de Hortolândia (SP) e soma um investimento de R$ 25 milhões nos dois projetos neste ano.

No dia 15, o mexicano Daniel Servitje, CEO do Grupo Bimbo e rival da família Wickbold, desembarca em Brasília para a inauguração da planta industrial que operará no Pólo JK Santa Maria, a oitava da companhia no país. A fábrica, primeira do grupo na região Centro-Oeste, tende a intensificar a briga nas gôndolas brasilienses, terreno dominado pela Wickbold. “Não temos medo. Nós gostamos de desafio”, alfineta Bernardino Costa, diretor comercial da Wickbold, entre risos e promessas de muitos lançamentos e de também atingir R$ 1 bilhão em receita até 2015.

Pães especiais

Embora não seja a líder do mercado brasileiro de pães, que movimentou por volta de R$ 3 bilhões em 2011, a Wickbold está concentrando suas armas nas versões especiais, que se referem aos pães produzidos com ingredientes diferenciados como farinha integral, castanha do pará, quinoa e até iogurte.

E é justamente nesta categoria de pães especiais que a marca quer dar o pulo do gato nos próximos meses, estratégia que deve ajudá-la na meta de ultrapassar a Bimbo. Com suas sete marcas, o grupo mexicano lidera o segmento como empresa, com 38% de participação de mercado. Já a Wickbold detém 27,5% de participação. “Nossa estratégia é, em dois anos, ultrapassar a Bimbo em pães especiais”, afirma Costa.

Os pães especiais apresentam a maior taxa de crescimento na indústria de panificação e respondem por 45% de todos os pães industrializados vendidos no país. O Sul do Brasil, terreno da Nutrella, da Bimbo, é forte no consumo de pães e tem o mesmo poder de compra do interior de São Paulo.

Com a fábrica de Santa Catarina, aWickbold planeja alavancar suas vendas no Rio Grande do Sul, onde só atende a rede Zaffari, e no estado catarinense. Mato Grosso do Sul entra no radar daWickbold, a partir da ampliação da planta de Hortolândia. Em 2013, a empresa pretende aterrisar em dois novos estados, além dos 11 atuais.


A pedido da Gol e da Avianca, Wickbold desenvolve produto

Em outubro, a Wickbold entrou para o segmento de snacks —alimentos prontos e embalados
individualmente para serem consumidos na rua e que integram uma das nove categorias que compõem o mercado de biscoitos, onde também se encaixam crackers, wafers e amanteigados.

A fabricante lançou uma linha chamada Tickroc, de palitinhos assados de trigo com sabor, e além de visitar redes supermercadistas e lojas de conveniência, chegou a apresentar o produto para companhias aéreas. O produto, que vem em um pacote com seis unidades, foi analisado pela Gol e pela Avianca, que pediram uma versão menor para ser oferecida durante seus voos. Agora, Bernardino Costa, diretor comercial da Wickbold, diz que a empresa está desenvolvendo uma versão menor do Tickroc para oferecê-lo às aéreas até maio. No segundo trimestre, ele também promete muitos lançamentos da marca em snacks.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Valor quebrado de mercadoria atrai consumidor às lojas

Uma pesquisa do Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administra&cce...

Veja mais
Citricultores banem uso do carbendazim

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), associação mantida por indústrias de suco e produt...

Veja mais
Eliane paralisa seis linhas de produção

A cerâmica Eliane iniciou um movimento de parada de fornos na região sul de Santa Catarina, colocando, nos ...

Veja mais
Japão: Comércio sobrevive em cidade devastada por tsunami

Na cidade de Sendai, a mais afetada pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão no ano passado, ainda se v&eci...

Veja mais
Poucos produtos são entregues no mesmo dia em SP

Alguns sites brasileiros de comércio eletrônico passaram a oferecer nos últimos anos serviços...

Veja mais
Indra Nooyi tem o desafio de reerguer a Pepsi-cola

Desde que se tornou executiva-chefe da PepsiCo há cinco anos, Indra Nooyi acelerou o redirecionamento da empresa ...

Veja mais
Nintendo luta para dar a volta por cima

"Super Mario" é incapaz de enfrentar os "Angry Birds". Os executivos da Nintendo têm visto, alarmados, os c...

Veja mais
Cuidado ao anunciar preços de produtos e serviços

Quase que diariamente recebo informações de que um consumidor, de alguma parte do País, reivindicou...

Veja mais
Preço do etanol recua nos postos de 16 estados

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram em 16 estados e no Distrito Federal e su...

Veja mais