Fabricante quer faturar R$ 1 bilhão em 2015 e chegar a dois novos estados no próximo ano, além dos 11 atuais
O mercado de pães industrializados encontra-se em pleno processo de fermentação no Brasil. Amexicana Bimbo, líder do segmento com um total de sete marcas como Pullman e Nutrella, e a paulistana Wickbold, a terceira do ranking, estão expandindo seus fornos para novas geografias. Na próxima semana, a Wickbold, companhia familiar fundada há 74 anos e dona de um faturamento de R$ 511 milhões, vai definir em qual endereço construirá sua fábrica de Santa Catarina, a quinta do país. Em paralelo, ela amplia a unidade industrial de Hortolândia (SP) e soma um investimento de R$ 25 milhões nos dois projetos neste ano.
No dia 15, o mexicano Daniel Servitje, CEO do Grupo Bimbo e rival da família Wickbold, desembarca em Brasília para a inauguração da planta industrial que operará no Pólo JK Santa Maria, a oitava da companhia no país. A fábrica, primeira do grupo na região Centro-Oeste, tende a intensificar a briga nas gôndolas brasilienses, terreno dominado pela Wickbold. “Não temos medo. Nós gostamos de desafio”, alfineta Bernardino Costa, diretor comercial da Wickbold, entre risos e promessas de muitos lançamentos e de também atingir R$ 1 bilhão em receita até 2015.
Pães especiais
Embora não seja a líder do mercado brasileiro de pães, que movimentou por volta de R$ 3 bilhões em 2011, a Wickbold está concentrando suas armas nas versões especiais, que se referem aos pães produzidos com ingredientes diferenciados como farinha integral, castanha do pará, quinoa e até iogurte.
E é justamente nesta categoria de pães especiais que a marca quer dar o pulo do gato nos próximos meses, estratégia que deve ajudá-la na meta de ultrapassar a Bimbo. Com suas sete marcas, o grupo mexicano lidera o segmento como empresa, com 38% de participação de mercado. Já a Wickbold detém 27,5% de participação. “Nossa estratégia é, em dois anos, ultrapassar a Bimbo em pães especiais”, afirma Costa.
Os pães especiais apresentam a maior taxa de crescimento na indústria de panificação e respondem por 45% de todos os pães industrializados vendidos no país. O Sul do Brasil, terreno da Nutrella, da Bimbo, é forte no consumo de pães e tem o mesmo poder de compra do interior de São Paulo.
Com a fábrica de Santa Catarina, aWickbold planeja alavancar suas vendas no Rio Grande do Sul, onde só atende a rede Zaffari, e no estado catarinense. Mato Grosso do Sul entra no radar daWickbold, a partir da ampliação da planta de Hortolândia. Em 2013, a empresa pretende aterrisar em dois novos estados, além dos 11 atuais.
A pedido da Gol e da Avianca, Wickbold desenvolve produto
Em outubro, a Wickbold entrou para o segmento de snacks —alimentos prontos e embalados
individualmente para serem consumidos na rua e que integram uma das nove categorias que compõem o mercado de biscoitos, onde também se encaixam crackers, wafers e amanteigados.
A fabricante lançou uma linha chamada Tickroc, de palitinhos assados de trigo com sabor, e além de visitar redes supermercadistas e lojas de conveniência, chegou a apresentar o produto para companhias aéreas. O produto, que vem em um pacote com seis unidades, foi analisado pela Gol e pela Avianca, que pediram uma versão menor para ser oferecida durante seus voos. Agora, Bernardino Costa, diretor comercial da Wickbold, diz que a empresa está desenvolvendo uma versão menor do Tickroc para oferecê-lo às aéreas até maio. No segundo trimestre, ele também promete muitos lançamentos da marca em snacks.
Veículo: Brasil Econômico