Mercado de chocolates ganha mais em nichos

Leia em 1min 30s

O aumento do consumo de chocolates no Brasil praticamente dobrou nos últimos dois anos, acompanhando o incremento da renda de mais da metade da população ascendente às classes B e C, além da participação das mulheres no mercado de trabalho. O setor, inclusive, espera um ano farto e incremento acima de 5% na produção de Páscoa, após ter registrado 390 mil toneladas em todo o ano passado.

 

No ramo de lojas especializadas na área, a polarização da disputa fica com as novidades das redes Chocolates Brasil Cacau, braço do grupo CRM - dono também da Kopenhagen -, com enfoque na reformulação do ponto de venda, "para criar um conceito mais jovem", diz Renata Vichi, vice-presidente do grupo CRM. Já a Cacau Show, com 1.125 unidades, segue mais a questão dos produtos e deve estruturar nova área: produção de cacau no Espírito Santo, após adquirir três fazendas na região de Linhares. A ideia seria atender em breve mais a demanda gourmet. A previsão é vender nas lojas cerca de R$ 400 milhões nesta Páscoa, e crescer 28,7% em relação a igual época de 2011. A grife de chocolates ainda está de olho em "inovação e qualidade", diz Raquel Massagardi, gerente de Produto da empresa.

 

Para marcas de peso, como Kraft, Nestlé, Garoto, Pandurata e Arcor, as vendas nesta Páscoa devem crescer de 5% a 20%, o que indica um período fértil apesar da alta carga tributária no segmento, de mais de 30% do valor do produto. "O chocolate é uma categoria 'aspiracional'", lembra o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab) Getúlio Ursulino Netto.

 

Veículo: DCI


Veja também

Classe C aquece venda de ovos de chocolate

Com o aumento da renda dos consumidores e o País relativamente resguardado dos efeitos da crise internacional, a ...

Veja mais
IP quer associação para entrar em embalagens no Brasil

A International Paper (IP) já decidiu: vai entrar no segmento de embalagens no Brasil. Como isso vai ser feito e ...

Veja mais
Maracujá gera lucro em Minas

Indústrias, consumidor final e tecnologia garantem bons preços e alta rentabilidade.   A produ&cced...

Veja mais
Páscoa promete adoçar lucros do setor

O mês de abril promete ser doce para os fabricantes de chocolate e para o comércio. De olho no crescimento ...

Veja mais
Indústria lança 90 produtos neste ano

As indústrias filiadas à Abicab vão lançar 90 produtos nesta Páscoa. Uma das novidade...

Veja mais
Fábricas e lojas geram 20 mil empregos temporários

Principal data para a indústria chocolateira, a Páscoa é responsável pela contrataç&a...

Veja mais
Ovos de Páscoa ficam 4% mais caros neste ano

Os preços dos ovos de Páscoa vão pesar menos no bolso dos consumidores neste ano. As indústr...

Veja mais
Becel dá aos consumidores experiências de bem estar

Quem adquirir produtos da marca da Unilever ganhará cupons para trocar por aulas de yoga, pilates ou passes livre...

Veja mais
Nestlé corre para comprar unidade de nutrição infantil da Pfizer

Os dois grupos europeus surgiram claramente na primeira fila no leilão depois de submeter propostas na primeira r...

Veja mais