O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investirá R$ 150 milhões na comercialização de trigo. O leilão está marcado para a próxima semana, sexta-feira, dia17, e será conduzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa. Portaria autorizando a operação de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Serão beneficiados com a medida, indústrias moageiras de trigo, avicultores e suinocultores que disponham de indústrias próprias de ração animal, inclusive integração e comerciantes de cereais. Segundo o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, a iniciativa atende a uma demanda do setor produtivo. "É uma maneira de garantirmos o preço mínimo ao produtor e viabilizar que parte do trigo seja destinada para ração animal", salientou Rocha, durante divulgação do quinto balanço da safra 2011/2012, hoje, em Brasília.
Seguindo o cronograma do governo de apoio aos agricultores afetados pelas oscilações do clima no País, especialmente a estiagem na Região Sul, Rocha confirmou mais duas medidas que devem amenizar os impactos da seca na região. Serão publicadas nos próximos dias, no DOU, portarias para a comercialização de milho. Uma autorizando leilões por meio de Valor de Escoamento de Produto (VEP), para criadores e indústria, no total de 500 mil toneladas, e outra que oferta o produto a balcão.
Veículo: DCI