O fim do feriado de Carnaval é lamentado por muitos porto-alegrenses, os quais muitos retornam à Capital para as suas atividades cotidianas como o trabalho e as aulas escolares. Para os lojistas que participam da 16ª edição do Liquida Porto Alegre, porém, o período é comemorado pelo considerável aumento de clientes nessa reta final da promoção. Em vigor até o dia 4 de março, a campanha conhecida por dar descontos nos mais variados produtos, deve confirmar a expectativa de crescimento nas vendas na cidade de 9% a 11% em relação ao ano passado, movimentando quase R$ 1 bilhão.
“As duas últimas semanas do Liquida é o momento mais importante da campanha, em que deve registrar um incremento de 15% no comércio na comparação com 2011”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Gustavo Schifino. No topo da lista de produtos mais procurados estão os climatizadores, como condicionadores de ar e ventiladores. A linha branca também obteve uma significativa demanda registrando um acréscimo de 20% sobre a última edição, o que pode também ser justificada pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) desses itens, medida implantada pelo governo no final do último ano. Logo após, se destacam os artigos de confecções e móveis. Já em relação aos setores de serviços que participam do evento se destacam os bares e restaurantes, que tiveram uma considerável adesão à campanha deste ano.
Entre os cerca de nove mil pontos de vendas que fazem parte do Liquida, está a Rabush, especializada em artigos de moda feminina. A rede de lojas está oferecendo descontos que variam de 10% até 70% nos seus diferentes produtos. Tais vantagens devem proporcionar um acréscimo de 5% no comércio de fevereiro da empresa na comparação com o mesmo período do ano passado. “Tivemos um ano de 2011 muito forte economicamente, o que impede que o aumento das vendas durante o Liquida seja ainda maior”, explica o proprietário da Rabush, Alcides Debus.
A maior movimentação de consumidores já é notada no primeiro dia após o término do recesso. “Na tarde desta quarta-feira foi observado uma crescente busca nas lojas e a expectativa é que ela aumente nos próximos dias”, prevê Debus, que ressalta ainda a importância da promoção em função de possibilitar a atração de clientes em uma época de baixa comercialização, além da consequente criação de vagas de emprego.
Quem também comemora os resultados obtidos durante o Liquida Porto Alegre é Ricardo Ritter, diretor do Ritter Hotéis. Participando desde as primeiras edições do evento, os hotéis oferecem nesse ano descontos de 10% a 20% em algumas de suas reservas. A campanha serve para amenizar a queda da procura de hóspedes na época do feriado. “Como temos pouca atração de turistas nesse período a promoção é muito bem-vinda, e é esperado que o movimento aumente no fim de fevereiro”, diz Ritter.
Veículo: Jornal do Comércio - RS