Últimos dias do Liquida Porto Alegre animam os comerciantes

Leia em 2min 30s

O fim do feriado de Carnaval é lamentado por muitos porto-alegrenses, os quais muitos retornam à Capital para as suas atividades cotidianas como o trabalho e as aulas escolares. Para os lojistas que participam da 16ª edição do Liquida Porto Alegre, porém, o período é comemorado pelo considerável aumento de clientes nessa reta final da promoção. Em vigor até o dia 4 de março, a campanha conhecida por dar descontos nos mais variados produtos, deve confirmar a expectativa de crescimento nas vendas na cidade de 9% a 11% em relação ao ano passado, movimentando quase R$ 1 bilhão.

“As duas últimas semanas do Liquida é o momento mais importante da campanha, em que deve registrar um incremento de 15% no comércio na comparação com 2011”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Gustavo Schifino. No topo da lista de produtos mais procurados estão os climatizadores, como condicionadores de ar e ventiladores. A linha branca também obteve uma significativa demanda registrando um acréscimo de 20% sobre a última edição, o que pode também ser justificada pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) desses itens, medida implantada pelo governo no final do último ano. Logo após, se destacam os artigos de confecções e móveis. Já em relação aos setores de serviços que participam do evento se destacam os bares e restaurantes, que tiveram uma considerável adesão à campanha deste ano.

Entre os cerca de nove mil pontos de vendas que fazem parte do Liquida, está a Rabush, especializada em artigos de moda feminina. A rede de lojas está oferecendo descontos que variam de 10% até 70% nos seus diferentes produtos. Tais vantagens devem proporcionar um acréscimo de 5% no comércio de fevereiro da empresa na comparação com o mesmo período do ano passado. “Tivemos um ano de 2011 muito forte economicamente, o que impede que o aumento das vendas durante o Liquida seja ainda maior”, explica o proprietário da Rabush, Alcides Debus.

A maior movimentação de consumidores já é notada no primeiro dia após o término do recesso. “Na tarde desta quarta-feira foi observado uma crescente busca nas lojas e a expectativa é que ela aumente nos próximos dias”, prevê Debus, que ressalta ainda a importância da promoção em função de possibilitar a atração de clientes em uma época de baixa comercialização, além da consequente criação de vagas de emprego.

Quem também comemora os resultados obtidos durante o Liquida Porto Alegre é Ricardo Ritter, diretor do Ritter Hotéis. Participando desde as primeiras edições do evento, os hotéis oferecem nesse ano descontos de 10% a 20% em algumas de suas reservas. A campanha serve para amenizar a queda da procura de hóspedes na época do feriado. “Como temos pouca atração de turistas nesse período a promoção é muito bem-vinda, e é esperado que o movimento aumente no fim de fevereiro”, diz Ritter.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Grupo CRM aposta nas vendas para a Páscoa

CRM vai colocar no mercado 476 toneladas de ovos Passada a euforia do Carnaval, a indústria de chocolates entra n...

Veja mais
Compra de climatizadores esgota estoques da Capital

O calor intenso registrado até esse momento do verão aquece não somente as ruas, mas também ...

Veja mais
Varejistas americanos investem em mais serviços

Redes ampliam opções para atrair consumidor e melhorar resultados   Serviços de finanç...

Veja mais
Whirlpool começa a testar lava-louças no Brasil

Conquistar o brasileiro que fica atrás da pia com detergente e esponja nas mãos é um dos grandes de...

Veja mais
APP planeja crescer em embalagens no país

Ferreira, diretor-geral da subsidiária brasileira da APP, vai buscar clientes nos setores de bebida, alimento e f...

Veja mais
Lucro da Kraft avança 54% no trimestre

A Kraft Foods, segunda maior empresa de alimentos do mundo, encerrou o quarto trimestre com lucro líquido de US$ ...

Veja mais
Hershey planeja aquisições e aumento de produção no Brasil

 Na fachada do moderno prédio que é sede da Hershey e da Bauducco em Guarulhos, na Grande São ...

Veja mais
Macy's vai à Justiça contra Stewart

O presidente da Macy's, Terry Lundgren, que fechou acordo com a apresentadora de TV Martha Stewart em 2005 para vender l...

Veja mais
Cenibra estima alta da receita com recuperação dos preços da celulose

Os japoneses que controlam a Cenibra, empresa de celulose com produção em Minas Gerais, estão conta...

Veja mais