L'Occitane vai vender produtos marca mais popular em supermercados

Leia em 2min 20s

A fabricante de cosméticos francesa L'Occitane anunciou ontem mais um passo na direção de sua estratégia de ser multicanal no Brasil. O grupo vai importar a segunda de suas três marcas para o país, numa parceria com os supermercados Pão de Açúcar. Os produtos da marca Le Couvent des Minimes, criada em 2004, serão vendidos exclusivamente na rede varejista, a partir de abril.

Nos outros seis países onde a marca está presente, os itens costumam ser vendidos em perfumarias multimarcas. "É a primeira vez no mundo que essa marca vai para o autosserviço", diz Anna Chaia, presidente da L'Occitane no Brasil.

A empresa considera que uma das características da marca é a simplicidade e, portanto, os consumidores não precisariam de ajuda para comprar. O fato de o portfólio inicial ser pequeno e não incluir cosméticos para o rosto pode ajudar a explicar essa facilidade de compra e uso. Mas o rótulo é mantido em francês e recebe apenas um adesivo com poucas informações em português.

Serão oferecidas oito linhas no total de 30 produtos, como sabonetes, fragâncias, xampús e hidratantes para pés, mãos e corpo. Os preços variam de R$ 12 (sabonete) a R$ 88 (eau de toilette), abaixo dos praticados pela marca L'Occitane en Provence.

As vendas vão começar em 23 lojas Pão de Açúcar na Grande São Paulo, no Rio, em Fortaleza e em Brasília, além do site Pão de Açúcar Delivery (que entrega em São Paulo). Segundo João Edson Gravata, diretor de operações do Pão de Açúcar, o cronograma de expansão vai depender do desempenho das vendas nos primeiros meses, mas a intenção é levar a marca para todos os 160 pontos de venda da rede no país.

Será a marca de cosméticos mais cara vendida no Pão de Açúcar. Os produtos ficarão expostos num móvel de madeira desenhado especialmente para o local, assim como fez a L'Occitane en Provence nas farmácias.

A L'Occitane chegou ao Brasil em 1995, por meio de uma joint-venture com dois empresários que distribuíam a marca L'Occitane en Provence. Em 2009, a operação se tornou uma subsidiária da matriz. Desde então, o número de lojas dobrou para as atuais 90. Farmácias começaram a vender produtos da marca em 2010 e agora somam 250 pontos. No fim do mesmo ano, foi aberta uma loja virtual. Além disso, a marca está presente em 90 hotéis

O Brasil é o quinto dos 85 mercados da L'Occitane. Nos nove meses terminados em dezembro de 2011, as vendas da subsidiária brasileira cresceram 35,3%, enquanto a operação global cresceu 17,5%, excluindo efeitos cambiais.

A terceira marca de cosméticos da empresa, Melvita, é de produtos orgânicos e é vendida em lojas com o mesmo nome. Ainda não há planos para trazê-la ao país.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Maior consumo e entressafra oferecem sustentação ao leite

O pico da safra de leite, que acontece entre dezembro e janeiro já passou, mas o produtor não sentiu no bo...

Veja mais
Cacau avança no Pará, que tenta duplicar produção em sete anos

Com clima e solo favoráveis e custos de produção competitivos, a produção de cacau no...

Veja mais
Wal-Mart ajuda Hollywood

A indústria do cinema está recrutando a Wal-Mart Stores Inc. para ajudar a atrair mais usuários par...

Veja mais
BRMalls amplia margem, mas registra despesa maior

Maior empresa de shoppings do Brasil, a BRMalls apresentou resultados no último trimestre de 2011 em linha com o ...

Veja mais
Eldorado Celulose planeja construção de mais duas fábricas até 2020

A pretensão da Eldorado Brasil de ser uma das maiores fabricantes de celulose do mundo tem como pano de fundo o m...

Veja mais
Colheita de arroz avança no Sul e produtividade supera as previsões

A colheita de arroz avança no Sul e cerca de 10% da área semeada já foi colhida.O rendimento, acima...

Veja mais
Trabalhos temporários devem gerar até 71,5 mil vagas em todo o Brasil

Em 2012, 71,5 mil vagas temporárias devem ser abertas em todo o Brasil para o período de Páscoa, qu...

Veja mais
Ovos de Páscoa custarão abaixo da média nacional neste ano

Correspondendo a cerca de 10% do faturamento dos supermercados nos meses de fevereiro, março e abril, a venda de ...

Veja mais
Café representa 12,4% das exportações

O café representou 12,4% de todas as exportações brasileiras do agronegócio em janeiro de 20...

Veja mais