BRMalls amplia margem, mas registra despesa maior

Leia em 2min 30s

Maior empresa de shoppings do Brasil, a BRMalls apresentou resultados no último trimestre de 2011 em linha com o esperado pelo mercado. A alta de 31% na receita com aluguel percentual (sobre a vendas das lojas) e de 2,6 pontos na margem operacional líquida (atingiu 90,5%) em relação a 2010, foram destaque nos relatórios de bancos e corretoras.

O forte aumento de 173% nas despesas financeiras no quarto trimestre e de 146,7% no ano de 2011 - como reflexo de variação cambial e de ajustes com derivativos - foi o ponto negativo do anúncio de resultados ao mercado ontem.

Essa alta nas despesas pressionou o lucro líquido, que ficou estável no trimestre e caiu 4,8% em 2011, ao atingir R$ 470,9 milhões. O lucro líquido ajustado (que exclui ganhos contábeis com a reavaliação dos shopping centers) atingiu R$ 90,6 milhões de outubro a dezembro, um aumento de 56,2% sobre mesmo trimestre de 2010. Em 2011, essa soma ajustada cresceu 17,1% em relação a 2010,

No quarto trimestre de 2011, a receita líquida da empresa alcançou R$ 263,6 milhões, com alta de 41,8%, enquanto que no acumulado do ano esse aumento foi de 57,7%. A margem de lucro líquido operacional (NOI), um dos principais indicadores do setor, passou de 87,9% para 90,5% no quarto trimestre. No ano subiu 1 ponto e atingiu 90,2%.

"A margem NOI se manteve em patamar elevado mesmo após a inclusão da aquisição mais recente (Shopping Jardim Sul) e em função da maior contenção de custos com serviços", informa relatório de análise do Banco Fator Corretora assinado pelos analistas Iago Whately e René Brandt.

Whately e Brandt mudaram, porém, a recomendação do papel. "Apesar do bom resultado e de termos uma visão positiva quanto à estratégia da companhia de consolidar o mercado, reduzimos o preço-alvo para as ações para R$ 23,00 (de R$ 25,10) e mudamos nossa recomendação de compra para manutenção". A redução está relacionada às novas projeções da corretora para a inflação.

Na avaliação dos analistas, deve ser mantido o ritmo de crescimento orgânico e de aquisições da BRMalls em 2012, apesar da capacidade financeira limitada, citada em alguns relatórios. A companhia somava em dezembro R$ 452 milhões no caixa, 41% a menos que em setembro, uma queda que reflete a compra de Jardim Sul. Em fevereiro, a empresa emitiu R$ 405 milhões em debêntures - cerca de 50% foi para pagar dívida e o restante entrou para reforçar o caixa.

"Estamos abertos a avaliar diferentes formas para ampliar esse recursos", disse à analistas Carlos Medeiros, presidente da companhia. "Podemos usar novas alternativas de fundos, como a que fizemos no Jardim Sul, por exemplo". Quarenta por cento do shopping está alocando em um fundo e as cotas serão vendidas no mercado até o fim de abril.

A equipe de análise do Goldman Sachs calcula que a empresa deve investir R$ 500 milhões neste ano em aquisições (foi R$ 1,4 bilhão em 2011) e a Fator espera R$ 800 milhões nos próximos 12 meses.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

L'Occitane vai vender produtos marca mais popular em supermercados

A fabricante de cosméticos francesa L'Occitane anunciou ontem mais um passo na direção de sua estra...

Veja mais
Eldorado Celulose planeja construção de mais duas fábricas até 2020

A pretensão da Eldorado Brasil de ser uma das maiores fabricantes de celulose do mundo tem como pano de fundo o m...

Veja mais
Colheita de arroz avança no Sul e produtividade supera as previsões

A colheita de arroz avança no Sul e cerca de 10% da área semeada já foi colhida.O rendimento, acima...

Veja mais
Trabalhos temporários devem gerar até 71,5 mil vagas em todo o Brasil

Em 2012, 71,5 mil vagas temporárias devem ser abertas em todo o Brasil para o período de Páscoa, qu...

Veja mais
Ovos de Páscoa custarão abaixo da média nacional neste ano

Correspondendo a cerca de 10% do faturamento dos supermercados nos meses de fevereiro, março e abril, a venda de ...

Veja mais
Café representa 12,4% das exportações

O café representou 12,4% de todas as exportações brasileiras do agronegócio em janeiro de 20...

Veja mais
Produtos infantis têm demanda garantida

O mercado de produtos infantis é um dos que mais cresce no Brasil, com a expansão de vários segment...

Veja mais
2011 não foi 10

O número de visitas que os brasileiros fizeram a supermercados, padarias, vendas e armazéns caiu 2% no ano...

Veja mais
A inovação que vem do consumidor

Pesquisa exclusiva mostra que as empresas dão um peso crescente à voz dos clientes na hora de investir em ...

Veja mais