Produtos infantis têm demanda garantida

Leia em 2min 50s

O mercado de produtos infantis é um dos que mais cresce no Brasil, com a expansão de vários segmentos como moda, brinquedos e festas infantis. De olho nesse setor, a Feira do Bebê e da Gestante vai realizar a sua 45ª edição, no Minascentro, em Belo Horizonte, trazendo aos visitantes inúmeros produtos e serviços a preços especiais, com novidades e expositores de todo o Brasil.

Para o diretor da MG Marketing, Uriel Pinheiro, o mercado de moda infantil é um dos mais promissores do Brasil. "Em decorrência desse crescimento esperamos receber 20 mil visitantes na feira esse ano, 30% a mais que em 2011, quando tivemos 15 mil visitantes", explica. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), esse segmento equivale a 15% do mercado de vestuário do país e, dos US$ 30,5 bilhões movimentados em 2010, US$ 4,5 bilhões são apenas do vestuário infantil. O mercado cresce cerca de 6% ao ano e aproximadamente um bilhão de peças são produzidas.

"O mercado de festas infantis também vem crescendo exponencialmente e movimenta milhões por ano", destaca o diretor. Dados mais recentes divulgados pela Universidade da Diversão comprovam que em 2008 o faturamento do setor chegou a R$ 500 milhões, 30% a mais que em 2007 e, para 2012, a expectativa é que o segmento continue avançando em ritmo forte.

No mercado de brinquedos, o crescimento também é constante. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), em 2010, a indústria de brinquedos movimentou R$ 3,1 bilhões, 15% a mais que em 2009. Neste ano, Minas Gerais apareceu em 3º lugar na participação de mercado, detendo 7% das vendas de brinquedos, e perdendo apenas o Rio de Janeiro, com 12%, e São Paulo, que ocupou a liderança com 38,2%.

 fácil entender por quê: O Brasil tem mais de 38 milhões de crianças até 12 anos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, apenas em Minas, são mais de 2,5 milhões. Diferente de antes, em que os pequenos vestiam as roupas escolhidas pelos pais e aceitavam qualquer brinquedo de presente, hoje eles sabem expressar suas preferências, influenciam na decisão de compra e estão muito mais antenados às novidades do mercado.


Mercado - A tradicional Feira do Bebê e do Gestante, que completa a sua 45ª edição, comprova esses dados. O evento, que tem três edições anuais para suprir a demanda e expectativa do público, proporciona aos lojistas um faturamento equivalente à um mês, em apenas seis dias de feira. "30% do público presente no evento são lojistas do interior, que buscam comprar ou revender produtos. Somado a isso, são gerados aproximadamente mil empregos diretos e indiretos, além dos empregos temporários da área de alimentação, estacionamento, segurança etc. A Feira movimenta não apenas o mercado infantil, como todo o turismo de negócios local", explica Pinheiro.

A Feira será realizada entre os dias 6 e 11 de março, no Minascentro, em Belo Horizonte, e vai reunir as melhores lojas e fabricantes, com diversos produtos e serviços a preços especiais. Ao todo, serão 100 expositores de todo o país e, dentre os produtos expostos, se encontram móveis, artigos de decoração, enxoval completo, carrinhos, brinquedos, moda e lingerie para gestantes, roupas para bebês, moda infanto-juvenil, além de artigos de puericultura, chupetas, mamadeiras e banheiras.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Trabalhos temporários devem gerar até 71,5 mil vagas em todo o Brasil

Em 2012, 71,5 mil vagas temporárias devem ser abertas em todo o Brasil para o período de Páscoa, qu...

Veja mais
Ovos de Páscoa custarão abaixo da média nacional neste ano

Correspondendo a cerca de 10% do faturamento dos supermercados nos meses de fevereiro, março e abril, a venda de ...

Veja mais
Café representa 12,4% das exportações

O café representou 12,4% de todas as exportações brasileiras do agronegócio em janeiro de 20...

Veja mais
2011 não foi 10

O número de visitas que os brasileiros fizeram a supermercados, padarias, vendas e armazéns caiu 2% no ano...

Veja mais
A inovação que vem do consumidor

Pesquisa exclusiva mostra que as empresas dão um peso crescente à voz dos clientes na hora de investir em ...

Veja mais
Páscoa tem previsão de venda maior

Com o índice de confiança dos consumidores elevado, já que em fevereiro o indicador bateu recordes ...

Veja mais
Casino recusa € 1,35 bi para vender Monoprix

A cartada do presidente da Galeries Lafayette, Philippe Houzé, não deu certo. O conselho de administra&cce...

Veja mais
Marfrig cria mais uma divisão para integrar negócios

A Marfrig deu ontem mais um passo na reestruturação dos negócios iniciada em 2011. Com uma dí...

Veja mais
Consórcio pode fortalecer cadeia da maçã

A Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) estuda a criação de um co...

Veja mais