Ovos de Páscoa custarão abaixo da média nacional neste ano

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Correspondendo a cerca de 10% do faturamento dos supermercados nos meses de fevereiro, março e abril, a venda de ovos de Páscoa deverá ser responsável pelo crescimento estimado de 6% do setor em 2012. Calculando que o resultado financeiro de mais de dois mil estabelecimentos alcance R$ 84,8 milhões na comercialização dos 8,9 milhões de ovos de chocolate que devem ocupar as gôndolas a partir deste final de semana, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Longo, afirma que os preços dos produtos ficarão abaixo da média nacional, onde o reajuste foi de 9%.

No Rio Grande do Sul, os preços dos ovos de Páscoa tiveram um acréscimo médio de 5,2%, revela o dirigente, explicando que 20% dos chocolates vendidos nos supermercados são provenientes da indústria regional, o que possibilita a comercialização dos produtos com valores mais baixos que os demais estados brasileiros. “Além disso, o consumo per capita de chocolate entre os gaúchos é o maior do Brasil, e existe uma forte concorrência dos supermercados, tornando os preços mais acessíveis”, completa. Apesar do reajuste, Longo garante que os consumidores encontrarão “muitos ovos com valores semelhantes aos do ano passado”, e diz que quem estiver atento às promoções e variedade de marcas conseguirá reduzir pela metade esta inflação.

Apesar da forte influência que exercem na decisão de compra, neste ano as crianças ficarão em segundo plano, contando com 44% do volume dos ovos de Páscoa disponíveis nos supermercados, enquanto os adultos deverão ser alvo de 56% dos produtos. A meta é conquistar os pais e demais consumidores que estão com melhor poder aquisitivo. “Nos últimos quatro anos, a indústria investiu tanto em brinquedos acoplados aos ovos de chocolates, que as crianças estão preferindo ganhar brinquedo, ao invés do chocolate”, ressalta Longo. “A mudança de foco da indústria gera a oportunidade de os adultos resgatarem suas infâncias e adquirirem produtos que não tiveram oportunidade de obter no passado, em função dos preços acessíveis e, principalmente, do aumento do poder de compra dos consumidores”, emenda.

As tradicionais parreiras de chocolates, que este ano contarão com produtos em embalagens diferenciadas, já antecipam a data comemorativa. Entre as estrelas do período, os ovos premium e trufados e as caixas para presente deverão as vedetes de consumo das classes A e B. Mas outros produtos também entram na lista de ofertas de Páscoa dos supermercadistas. Os pescados em geral devem puxar um crescimento de vendas em de 9,1%, seguidos pelo bacalhau (7,3%), bem como os vinhos nacionais (7%) e importados (9%), que serão os carros-chefes nas comercializações de outras seções das lojas.

Segundo estudo encomendado pela Agas ao Instituto Segmento Pesquisas, a estimativa é de que os produtos típicos de Páscoa de maior venda deverão ser as caixas de bombons, os ovos de Páscoa em geral, as barras de chocolate, os bombons avulsos, os vinhos importados e chocolates em geral. O mesmo estudo indica que os gaúchos deverão gastar, em média, R$ 166,00 nas compras de produtos para a data em supermercados. No ano passado, este valor era de R$ 157,00.

Considerada a segunda melhor data de vendas para o setor supermercadista gaúcho – atrás apenas das festas de fim de ano –, a Páscoa tem gerado otimismo entre os empresários do segmento, conforme a pesquisa. Neste período, o peso das vendas destes produtos no faturamento total dos supermercados deverá ser de 9,4% em março e de 12,6% em abril.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


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