A Nova Mercante, uma das líderes de mercado no segmento de fornecimento de papéis para o mercado gráfico, editorial e de embalagens, projeta um crescimento aproximado de 30% no faturamento em 2012. Apesar de serem mais amenas em relação aos índices registrados nos últimos anos, quando apresentou um aumento de 275% nos resultados obtidos na comparação 2011-2010, as perspectivas estão fundamentadas em uma estratégia mais voltada ao aperfeiçoamento dos processos internos de gestão da empresa e ao atendimento segmentado ao cliente.
"Estimamos que o ano de 2011 tenha apresentado uma queda de 20% a 30% no mercado de distribuição, enquanto nós quase que triplicamos os resultados da empresa. A Nova Mercante conseguiu ajudar nossos clientes a converter e transformar mais de 25 mil toneladas de papel em livros, revistas, embalagens e outros materiais promocionais. Fizemos para 2012 uma projeção menos agressiva em relação ao ano passado, para priorizar a excelência do atendimento ao cliente e a nossa organização interna, oferecendo não só papel de qualidade, mas também soluções para cada segmento", explica Felipe Moblize, diretor superintendente da Nova Mercante. A empresa tem um índice de 99,3% de recomendação por parte dos clientes, de acordo com pesquisa realizada pela SMG - Share Marketing Group.
Moblize ressalta que o foco da Nova Mercante no planejamento interno vem em um momento positivo do setor: "As eleições municipais serão responsáveis por 10% de toda a produção do setor gráfico este ano, promovendo um aquecimento, principalmente entre os meses de junho e setembro. Além disso, apostamos nos incrementos dos recursos destinados pelo governo federal na compra de livros didáticos". Em 2011, o orçamento do Programa Nacional do Livro Didático (Pnld) foi de R$ 1,2 bilhão para a compra de obras para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino.
Balanço - O balanço final do faturamento da Nova Mercante em 2011 chegou a R$ 75 milhões, contra R$ 20 milhões de 2010. "Além do foco em atender as expectativas dos nossos clientes, estes resultados refletem investimentos internos como, por exemplo, o aumento da nossa capacidade de armazenagem de produtos. Saímos de um galpão de 2 mil metros quadrados para um de 6 mil metros quadrados. Contamos, ainda, com o apoio estratégico da Suzano desde o começo da empresa e hoje cerca de 75% das nossas vendas são realizadas com os produtos da marca", afirma Moblize.
O diretor da Nova Mercante destaca, também, a importância dos colaboradores da empresa: "Começamos 2011 com 50 funcionários e terminamos o ano com 75. Nós temos um índice de engajamento próximo dos 70%, o que é alto para uma primeira pesquisa de engajamento. Mais importante que isso foi o índice de orgulho dos funcionários em trabalhar na empresa, que atingiu o patamar de 82,7%. Atrelamos, tanto os ótimos resultados da pesquisa com clientes quanto os da realizada com os funcionários, ao nosso modelo de atuação que foca efetivamente no sucesso de toda a cadeia na qual estamos envolvidos. Buscamos sempre aplicar no nosso dia a dia tudo aquilo que está na missão, visão e crenças da empresa".
Veículo: Diário do Comércio - MG