Vendas cresceram 6,38% em janeiro

Leia em 2min 50s

Resultado foi superior ao projetado pela Amis, que apostava em alta de 5% ante o mesmo mês de 2011.

 

O ano começou de forma positiva para os supermercados do Estado. De acordo com dados divulgados ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), as vendas do setor cresceram 6,38% em janeiro na comparação com o primeiro mês do exercício passado. O resultado foi superior ao inicialmente projetado pela entidade, que apostava em incremento da ordem de 5% na mesma base de comparação.

 

Na avaliação do superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o incremento foi influenciado por uma série de fatores, entre os quais estão o aquecimento do mercado interno, o aumento da renda da população e o número cada vez menor de desempregados no país.

 

"Além disso, de certa forma, 2011 foi um ano complicado, em que o governo teve que lidar com fatores políticos e econômicos, controlando a inflação e arrumando a casa por ser início de mandato. Já neste exercício, as coisas estão mais ajeitadas. As pessoas começaram o ano consumindo e as vendas, naturalmente, tendem a crescer", explica.

 

Desta maneira, as expectativas para o acumulado de 2012 seguem otimistas. Conforme Rodrigues, está sendo aguardado crescimento de pelo menos 4% frente ao exercício anterior. Caso a projeção se confirme, o setor vai faturar aproximadamente R$ 14 bilhões no ano. No exercício passado, o segmento faturou R$ 13,2 bilhões, um recuo de 0,2% em relação a 2010.

 

"Há ainda a expectativa de R$ 250 milhões em investimentos e criação de 8 mil postos de trabalho", diz. Segundo ele, a previsão é que 45 lojas sejam abertas e que 50 reformas sejam efetuadas, até dezembro de 2012 em todo o Estado. O volume de recursos esperado é maior do que o de 2011, quando foram gastos R$ 220 milhões na abertura de 42 unidades e 57 reformas.

 

Dezembro - Na comparação dos níveis de comercialização do setor de janeiro deste exercício com dezembro do ano passado, o resultado foi negativo. No total, as vendas dos supermercados mineiros caíram 21,69% entre os períodos. De acordo com o superintendente da Amis, a queda é considerada normal e justifica-se pela base forte de comparação, já que o último mês daquele exercício foi influenciado pelas compras do período natalino.

 

"As vendas de dezembro geralmente aumentam entre 20% e 25% na comparação com novembro. Assim, registrar índices semelhantes, porém negativos, em janeiro é natural. São meses diferentes com comportamentos diferentes. Além disso, no primeiro mês do ano existem outros fatores que contribuem para o baixo volume de vendas, como as férias e o comprometimento da renda da população com o pagamento de impostos e matrículas escolares", destaca. Em dezembro de 2011, o resultado havia sido 25,17% superior ao mês anterior.

 

Na variação regional, segundo o "termômetro de vendas" da Amis, a queda mais acentuada na comparação entre janeiro e dezembro ocorreu na Zona da Mata (-22,27%). Logo em seguida apareceu a região Central do Estado, com recuo de 22,17%. Já as retrações menos acentuadas foram observadas no Triângulo Mineiro e no Norte de Minas, que registraram quedas de 17,25% e 18,7%, respectivamente.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Jacutinga produz 2,5 mi de malhas de tricô/mês

A cidade de Jacutinga, localizada no Sul de Minas Gerais e que representa hoje 30% da produção nacional de...

Veja mais
Abit pedirá salvaguarda para confecção neste mês

Petição será protocolada no ministério e na OMC .   Sofrendo com o crescimento das im...

Veja mais
Trazer eletrônico do exterior compensa até com taxa e multa

Mesmo no pior cenário, custo é menor do que preço no Brasil   Trazer um equipamento eletr&oc...

Veja mais
Produção de embalagem tem tímido aumento

O setor de embalagens registrou crescimento de 1,5% da produção física em 2011 ante o ano anterior,...

Veja mais
Heineken estreia no Brasil o comercial ‘The Date’

A cervejaria Heineken traz para o Brasil o The Date, segundo filme da campanha “Legends”, lançada em ...

Veja mais
L'Occitane terá marca 30% mais barata no País

Produtos da Le Couvent des Minimes serão vendidos com exclusividade no Pão de AçúcarNa manh&...

Veja mais
No mercado amazônico de sorvetes, o açaí é rei

Em 2011 o Brasil consumiu 1,2 bilhão de litros de sorvete, 8% mais que em 2010. Significa que neste ano cada bras...

Veja mais
Maior consumo e entressafra oferecem sustentação ao leite

O pico da safra de leite, que acontece entre dezembro e janeiro já passou, mas o produtor não sentiu no bo...

Veja mais
Cacau avança no Pará, que tenta duplicar produção em sete anos

Com clima e solo favoráveis e custos de produção competitivos, a produção de cacau no...

Veja mais