Resultado foi superior ao projetado pela Amis, que apostava em alta de 5% ante o mesmo mês de 2011.
O ano começou de forma positiva para os supermercados do Estado. De acordo com dados divulgados ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), as vendas do setor cresceram 6,38% em janeiro na comparação com o primeiro mês do exercício passado. O resultado foi superior ao inicialmente projetado pela entidade, que apostava em incremento da ordem de 5% na mesma base de comparação.
Na avaliação do superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o incremento foi influenciado por uma série de fatores, entre os quais estão o aquecimento do mercado interno, o aumento da renda da população e o número cada vez menor de desempregados no país.
"Além disso, de certa forma, 2011 foi um ano complicado, em que o governo teve que lidar com fatores políticos e econômicos, controlando a inflação e arrumando a casa por ser início de mandato. Já neste exercício, as coisas estão mais ajeitadas. As pessoas começaram o ano consumindo e as vendas, naturalmente, tendem a crescer", explica.
Desta maneira, as expectativas para o acumulado de 2012 seguem otimistas. Conforme Rodrigues, está sendo aguardado crescimento de pelo menos 4% frente ao exercício anterior. Caso a projeção se confirme, o setor vai faturar aproximadamente R$ 14 bilhões no ano. No exercício passado, o segmento faturou R$ 13,2 bilhões, um recuo de 0,2% em relação a 2010.
"Há ainda a expectativa de R$ 250 milhões em investimentos e criação de 8 mil postos de trabalho", diz. Segundo ele, a previsão é que 45 lojas sejam abertas e que 50 reformas sejam efetuadas, até dezembro de 2012 em todo o Estado. O volume de recursos esperado é maior do que o de 2011, quando foram gastos R$ 220 milhões na abertura de 42 unidades e 57 reformas.
Dezembro - Na comparação dos níveis de comercialização do setor de janeiro deste exercício com dezembro do ano passado, o resultado foi negativo. No total, as vendas dos supermercados mineiros caíram 21,69% entre os períodos. De acordo com o superintendente da Amis, a queda é considerada normal e justifica-se pela base forte de comparação, já que o último mês daquele exercício foi influenciado pelas compras do período natalino.
"As vendas de dezembro geralmente aumentam entre 20% e 25% na comparação com novembro. Assim, registrar índices semelhantes, porém negativos, em janeiro é natural. São meses diferentes com comportamentos diferentes. Além disso, no primeiro mês do ano existem outros fatores que contribuem para o baixo volume de vendas, como as férias e o comprometimento da renda da população com o pagamento de impostos e matrículas escolares", destaca. Em dezembro de 2011, o resultado havia sido 25,17% superior ao mês anterior.
Na variação regional, segundo o "termômetro de vendas" da Amis, a queda mais acentuada na comparação entre janeiro e dezembro ocorreu na Zona da Mata (-22,27%). Logo em seguida apareceu a região Central do Estado, com recuo de 22,17%. Já as retrações menos acentuadas foram observadas no Triângulo Mineiro e no Norte de Minas, que registraram quedas de 17,25% e 18,7%, respectivamente.
Veículo: Diário do Comércio - MG