Produtos da Le Couvent des Minimes serão vendidos com exclusividade no Pão de Açúcar
Na manhã de ontem, a rotina do Convento Santíssima Trindade, na zona sul de São Paulo, foi quebrada. As irmãs da congregação Servas do Espírito Santo abriram os portões da antiga construção para acolher em seu jardim "forasteiros" para um evento estranho ao calendário das festas religiosas e atividades missionárias. O prédio, com seus corredores intermináveis e paisagens contemplativas, foi o lugar escolhido pela francesa L'Occitane para o lançamento de sua segunda marca de cosméticos no País.
Inspirada em um convento no sul da França transformado em 2008 em hotel e Spa pela própria empresa, a Le Couvent des Minimes chegará ao Brasil na segunda quinzena de abril e será vendida com exclusividade nos supermercados Pão de Açúcar. A marca, que já existe em países como França, Itália e Alemanha, entre outros, terá mais de 30 itens, como fragrâncias e produtos para o corpo e cabelos. Com preços em média 30% mais baixos que os da L'Occitane, a marca tem como produto de entrada um sabonete de R$ 12. O mais caro é uma colônia de R$ 88.
"Lá fora, a Le Couvent des Minimes é vendida apenas em perfumarias multimarcas. Será a primeira vez que será levada para um supermercado", diz Anna Chaia, presidente do Grupo L'Occitane no País. "Trazer uma nova marca nessa parceria com o Pão de Açúcar foi mais uma forma de ampliar nossos canais de venda", explica. Desde que assumiu o comando da empresa, em 2009, a executiva triplicou o número de lojas - que passou de 24 para 90 unidades -, passou a vender os produtos L'Occitane em 250 farmácias e inaugurou o e-commerce da marca no País.
Segundo João Edson Gravata, diretor operacional do Pão de Açúcar, a nova linha poderá ser encontrada em 20 lojas da rede no Estado de São Paulo. Também estará em unidades de Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro, além do site do Pão de Açúcar Delivery. O critério para a escolha das unidades foi uma maior proporção de público A/B. "A venda exclusiva de uma marca de beleza premium e importada é uma iniciativa que o nosso cliente valoriza", explica Gravata. Todos os produtos da Le Couvent des Minimes, assim como os da L'Occitane, são produzidos na única fábrica da empresa, em Manosque, no sul da França.
Para Marie-Oceane Gazurek, gerente de projeto do grupo Troiano, que faz pesquisa e desenvolvimento de marcas, a estratégia da L'Occitane é "uma manobra inteligente". "Como há uma mudança na experiência de compra, é importante a empresa entrar com uma outra marca e preservar a original", afirma. "Essa já é uma prática usada lá fora. Em supermercados franceses, você compra, por exemplo, os produtos Bourjois, a segunda marca da Chanel."
Origem. O Couvent des Minimes, ou o Convento dos Mínimos, fica nos Alpes da Alta-Provence. Construído no século 17, foi ocupado, logo após a Revolução Francesa, pelas Missionárias Franciscanas de Maria, que fizeram do estudo da flora local uma das atividades no convento.
Veículo: O Estado de S.Paulo