Comercialização de ovos de Páscoa deve crescer 10%, aponta a Apas

Leia em 2min 10s

As vendas de ovos de chocolate devem crescer 10% em termos reais, já descontada a inflação, na Páscoa deste ano em relação à mesma data do ano passado, segundo levantamento divulgado ontem pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). O crescimento das vendas deve ser puxado, principalmente, pelos consumidores da classe C, que nos últimos anos vêm ampliando seu poder de compra. A Apas ressaltou que a proximidade da Páscoa já se reflete nos preços do produto. -

De acordo com o índice de preços nos supermercados, medido pela associação, nos últimos doze meses o preço do chocolate registrou queda de 4,23%. No entanto, em janeiro, este indicador apresentou alta de 0,63%. A expectativa é por um aumento nos preços do produto conforme a data se aproxime, diz a entidade.

A estimativa de fornecedores consultados pelo departamento de economia da Apas é de que os preços fiquem, em média, 9% mais caros este ano em relação ao ano passado. "A alta deve ser influenciada pelo reajustes de preços dos insumos para produção dos ovos de Páscoa, principalmente o açúcar, a energia elétrica e a mão de obra", afirmou a Apas, em comunicado.

Além de chocolates, outros itens devem ganhar representatividade na área de vendas dos supermercados nesta Páscoa. Entre eles, os pescados em geral, com um maior volume de vendas de bacalhau, de sardinha e de pescada branca. Entre os acompanhamentos, o destaque deve ficar por conta dos vinhos e dos azeites, com expectativa de crescimento de 9% nas vendas.

Temporários

Para esta Páscoa, levantamento do Instituto de Pesquisa Manager (Ipema), feito a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), vê um aumento de 2% no total de contratações temporárias em relação ao ano passado.

No total, devem ser admitidas, temporariamente, 71,5 mil pessoas no País para atuarem na indústria e no varejo este ano, segundo o estudo. A expectativa é de que 12% destes trabalhadores sejam efetivados após o domingo de Páscoa, que neste ano ocorre no dia 8 de abril. No ano passado, foram contratados 70,1 mil trabalhadores temporários, dos quais 25% foram efetivados.

Abicab

Ao apresentar os lançamentos para o período, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) disse que as fábricas e lojas do ramo iniciaram as contratações desde outubro de 2011. Apesar de temporários, o empregador deve atentar ao que diz a lei 6.019/74, que regula o contrato de trabalho temporário.
 


Veículo: DCI


Veja também

J&J quer um sono tranquilo para os bebês e para as mães

Empresa aperfeiçoa tecnologia que permite aos pequenos dormir melhor e acordar mais descansadosO prazo varia, mas...

Veja mais
Lojas Americanas lucra R$ 180 milhões no 4º trimestre

A Lojas Americanas obteve lucro líquido de R$ 180,2 milhões no quarto trimestre de 2011, incremento de 13,...

Veja mais
Conar julgará propaganda 'racista' do azeite Gallo

O anúncio foi publicado em outubro, em revistas. Saiu de circulação em novembro. Mas voltou à...

Veja mais
Carlyle compra 85% da Ri Happy, maior rede de brinquedos no País

Fundo de private equity pretende investir R$ 200 milhões nos próximos três anos para expandir a rede...

Veja mais
Cesta básica encarece R$ 9,59 e laranja-pera puxa inflação

A cesta básica na região está R$ 9,59 mais cara. Na segunda semana de fevereiro o pacote custava R$...

Veja mais
10% mais ovos nesta Páscoa

As vendas de ovos de chocolate devem crescer 10% em termos reais, já descontada a inflação, na P&aa...

Veja mais
Efeito carnaval derruba negócios no varejo

Vendas no comércio paulistano foram afetadas pelo êxodo da população nos dias de feriado. O c...

Veja mais
Embalagem plástica lidera sobre papel e vidro

A polêmica das sacolas plásticas não deve alterar mais a trajetória da indústria de em...

Veja mais
Para estas empresas, classe C sempre foi o foco

Enquanto muitas companhias investem hoje em estratégias para atrair as classes emergentes, outras empresas que ab...

Veja mais