Venda interna de papelão deve crescer 3% este ano

Leia em 1min 50s

Importante termômetro do nível de atividade econômica do país, as vendas internas de papelão ondulado, que é utilizado sobretudo em embalagens, deverão repetir em 2012 o desempenho verificado no ano passado.

De acordo com a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), inicialmente, a previsão é a de que as expedições internas de caixas, chapas e acessórios desse tipo de papel cresçam entre 2,5% e 3% em 2012, em linha com a expansão prevista para o produto interno bruto (PIB) da indústria de transformação.

No ano passado, conforme a entidade, as vendas de papelão ondulado no país totalizaram 3,218 milhões de toneladas, um recorde para o setor, com alta de 1,71% em relação a 2010 e dentro do esperado, após algumas revisões de estimativa. "Em princípio, 2011 foi um ano morno", afirma o presidente da entidade, Ricardo Trombini. "E 2012 não deve ser muito diferente", acrescenta.
 
O faturamento total do setor, que não é divulgado pela entidade, também avançou no ano passado. Ainda assim, ressalta Trombini, os produtores nacionais de papelão ondulado deverão anunciar reajustes da ordem de 8% nos próximos 30 ou 60 dias, com vistas a repor a inflação do setor. "Neste momento, a maior preocupação está nos custos", conta o dirigente.

Alta nos preços da matéria-prima - tanto a celulose virgem quanto a fibra secundária mostram recuperação - e maiores custos com mão de obra e energia pressionaram as margens da indústria e serão repassados agora aos preços finais. "O ambiente econômico não permite muita defasagem", justifica.

Na avaliação de Trombini, a entrada de produtos importados no país, associada à menor competitividade das exportações nacionais diante do câmbio, contribui para o desempenho menos aquecido da indústria. Ainda assim, o setor está operando com taxa média de ocupação de 95%, conforme garante Trombini.

Sazonalmente, os três primeiros meses do ano são mais fracos para a indústria, daí o nível de atividade abaixo da capacidade plena. Conforme dados da ABPO, em janeiro, as vendas internas de papelão ondulado totalizaram 248,2 mil toneladas, com alta de 1,82% na comparação com o mesmo mês de 2010 e queda de 2,63% frente ao verificado em dezembro. Considerando-se os volumes comercializados no primeiro mês do ano desde 2009, esse foi o melhor desempenho registrado pela indústria nacional.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ipiranga lança plano de nacionalização da marca

A companhia Ipiranga, braço de distribuição de combustíveis da holding Ultrapar Participa&cc...

Veja mais
Fraldas Tena no Brasil

A sueca SCA, líder mundial do setor de fraldas e absorventes para incontinência urinária, anuncia ho...

Veja mais
M. Dias Branco busca Centro-Oeste

Em um mercado extremamente pulverizado como o de massas e biscoitos, a cearense M. Dias Branco lidera com folga. Tem 25%...

Veja mais
Buettner tenta reverter falência decretada em SC

A empresa Buettner teve sua falência decretada no dia 28 de fevereiro pela juíza Ana Vera Truccolo, da Coma...

Veja mais
Shoppings buscam novas compras

Empresas de shopping centers conseguiram crescer de forma mais acelerada em 2011, com ganhos em indicadores operacionais...

Veja mais
Emprego formal no varejo subiu 4,5%, estima a Fecomercio-SP

O número de trabalhadores com carteira assinada no comércio varejista da Região Metropolitana de S&...

Veja mais
Eletrodomésticos evitam resultado pior em janeiro

A produção de eletrodomésticos da linha branca e marrom ajudou a evitar uma queda maior na ind&uacu...

Veja mais
Carrinho de bebê terá de ser avaliado pelo Inmetro

Item é um dos principais causadores de acidentes com crianças no país Um dos problemas mais comuns ...

Veja mais
Governo adota medida para proteger setor lácteo gaúcho

Os comerciantes gaúchos que adquirem produtos derivados do leite e leite pasteurizado ou ultrapasteurizado dos es...

Veja mais