Frutas ganham mercado externo

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Estratégia é participação em feiras para divulgar os produtos brasileiros.


A demanda mundial aquecida por frutas de alta qualidade, principalmente proveniente da Europa, tem incentivado os produtores mineiros a investirem na qualidade para aquisição de certificações e no aumento do plantio de banana, limão e manga. O objetivo é ampliar os embarques de frutas prontas para o consumo e agregar valor ao produto.

Segundo o analista técnico do setor de Agronegócio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Cláudio Wagner de Castro, em fevereiro um grupo de produtores de frutas do Norte de Minas participou na Feira Fruit Logística, realizada anualmente em Berlim (Alemanha), e considerada um dos principais eventos mundiais da cadeia de frutas, verduras e legumes. O objetivo foi conhecer o mercado e o gosto do consumidor.

"A participação em feiras é fundamental para divulgar os produtos brasileiros e conhecer o perfil e o gosto do consumidor. O que percebemos é que os europeus possuem grande demanda por frutas em ponto de consumo, ou seja, já maduras e com garantia de sabor. Através das ações entre o Sebrae-MG, parceiros e os produtores estamos investindo nessas tendências", disse.

Atualmente, segundo Castro, os produtores do Norte de Minas exportam manga e limão para a Europa e pretendem ampliar os volumes nos próximos anos. No caso da manga, os primeiros embarques do produto, no estilo demandado pelos europeus e por via marítima, serão realizados ainda neste semestre. Atualmente as exportações são feitas por transporte aéreo, o que amplia os custos de produção. Durante a participação em feiras também foi identificada demanda pela banana prata, que Minas Gerais produz mas ainda não exporta.

Certificações - Estamos investindo em certificações, que é um requisito para exportar, na qualidade das frutas, na logística aprimorada e na Branding Place, que é a construção de uma marca para identificar a região, processo amplamente utilizado na Europa. O objetivo é criar o serviço de identidade do Norte de Minas e com isso agregar valor aos produtos", disse Castro.

Visando o mercado europeu, os produtores mineiros estão investindo na ampliação da produção de limão. Segundo os dados da Associação dos Produtores de Limão, Manga e outras Frutas do Jaíba (Aslim), nos próximos dois anos a cultura deverá ocupar uma área de 5 mil hectares, o que representará um aumento de 42% sobre os 3,5 mil hectares atualmente destinados à produção do limão.

De acordo com o presidente da Aslim, Randolfo Diniz Rabelo, um dos principais fatores que têm estimulado os investimentos na cultura são os preços lucrativos praticados no mercado externo. Atualmente os valores pagos pelo quilo de limão estão variando entre R$ 3 e R$ 4, sendo que o mesmo volume no mercado internacional é vendido entre R$ 12 e R$ 15.

"Para ampliar a atuação no mercado internacional é necessário investir na qualidade final do limão, através da profissionalização e aplicação de tecnologia no campo. Vale a pena investir, uma vez que a demanda por frutas é crescente e os preços remuneradores", disse Rabelo. Atualmente menos de 50% da produção de limão é destinada ao mercado internacional, isso por não possuir qualidade superior.


Embarques - Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), as exportações de frutas são crescentes. No ano passado, os embarques mineiros de frutas frescas e secas atingiram US$ 6,2 milhões. O valor foi o maior registrado por Minas Gerais, com crescimento de 76,3% em relação ao ano anterior.

O volume de frutas embarcado também registrou crescimento expressivo. Foram exportadas 5,1 mil toneladas, um aumento de 71,2% na comparação com os embarques de 2010. O limão se destacou entre as frutas comercializadas. A fruta movimentou US$ 4,2 milhões e representou 68,6% da receita de exportação de frutas por Minas Gerais em 2011.

Em relação a 2010, os valores das exportações de limão aumentaram 507,3% e atingiram o maior montante histórico. O volume destinado ao exterior chegou a 3,7 mil toneladas, expansão de 510% em relação a 2010 e também foi recorde. Minas é o terceiro maior exportador de limão do Brasil. Em 2011, os embarques da fruta corresponderam a 6,4% do valor exportado nacional, no ano anterior atingiu 1,4%.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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