Comercialização de chocolates cresceu 9% nos supermercados
Depois da passagem do coelhinho que adoça lares mundo afora no fim de semana da Páscoa, o comércio já contabiliza o crescimento das vendas, que superou as projeções de muitos varejistas. Nos supermercados do Rio Grande do Sul, foi registrado aumento de 9% na comercialização de ovos e outros produtos relativos ao período, frente a uma expectativa de 6% traçada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) no início da preparação para a data. Entre os principais destaques, estão os ovos de alto valor agregado e as caixas de bombons, que tiveram uma saída 15% maior em relação à Pascoa do ano passado.
Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o resultado foi tão positivo que eleva a Páscoa ao posto de principal data para algumas empresas. O dirigente aponta, ainda, que 2012 foi o ano dos adultos, já que os ovos voltados para esse público tiveram venda superior aos ovos infantis. No total, os produtos adultos ou premium somaram 52% das vendas, enquanto os ovos com foco nas crianças representaram 48% do volume comercializado. “Confirmando nossas expectativas, a Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado, sobretudo os premium, especiais e trufados, e incrementaram sua cesta de compras com pescados, colombas pascais, vinhos e outros produtos.”
O balanço da entidade demonstra que os supermercados gaúchos encerraram o domingo com a venda de 98% dos estoques, chegando a 9 milhões de ovos e 5,7 milhões de caixas de bombons disponibilizadas nos pontos de venda. Na carona da Páscoa, pescados também observaram alta, somando 400 toneladas de peixes vendidos. Somente o bacalhau teve uma saída 20% maior na comparação com o mesmo período de 2011, enquanto brinquedos e vinhos observaram incremento de 10% e 15%, respectivamente.
Apostando em marcas próprias, das quais muitas licenciadas com personagens infantis, a rede Walmart deve fechar a Páscoa 2012 com crescimento de 20% nas vendas das lojas Big e Nacional no Rio Grande do Sul. A gerente comercial da rede, Daiane Dariva, afirma que o movimento dobrou nas lojas durante o final de semana. Justamente por isso, as lojas trabalharam em esquema especial, com caixas exclusivos para o pagamento de ovos, bombons e demais chocolates.
Os chocolates, porém, não são os únicos a se beneficiarem com a maior movimentação no período de Páscoa. Levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) aponta que até o meio-dia de sábado, a expectativa de crescimento havia sido superada 0,5%, consolidando vendas 8,5% maiores frente ao ano passado. O presidente da entidade, Gustavo Schifino, afirma que esta Páscoa consolida a opção dos consumidores por presentes alternativos. “Isso realmente surpreendeu as nossas expectativas e vemos como uma tendência para a Páscoa no futuro”, diz. De acordo com o empresário, alguns produtos de vestuário chegaram a apresentar alta de 12% nos dias que antecederam a data, enquanto os brinquedos devem fechar com incremento de 10%.
Veículo: Jornal do Comércio - RS