Vendas de Páscoa superam as expectativas dos lojistas

Leia em 2min 30s

Comercialização de chocolates cresceu 9% nos supermercados


Depois da passagem do coelhinho que adoça lares mundo afora no fim de semana da Páscoa, o comércio já contabiliza o crescimento das vendas, que superou as projeções de muitos varejistas. Nos supermercados do Rio Grande do Sul, foi registrado aumento de 9% na comercialização de ovos e outros produtos relativos ao período, frente a uma expectativa de 6% traçada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) no início da preparação para a data. Entre os principais destaques, estão os ovos de alto valor agregado e as caixas de bombons, que tiveram uma saída 15% maior em relação à Pascoa do ano passado.

Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o resultado foi tão positivo que eleva a Páscoa ao posto de principal data para algumas empresas. O dirigente aponta, ainda, que 2012 foi o ano dos adultos, já que os ovos voltados para esse público tiveram venda superior aos ovos infantis. No total, os produtos adultos ou premium somaram 52% das vendas, enquanto os ovos com foco nas crianças representaram 48% do volume comercializado. “Confirmando nossas expectativas, a Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado, sobretudo os premium, especiais e trufados, e incrementaram sua cesta de compras com pescados, colombas pascais, vinhos e outros produtos.”

O balanço da entidade demonstra que os supermercados gaúchos encerraram o domingo com a venda de 98% dos estoques, chegando a 9 milhões de ovos e 5,7 milhões de caixas de bombons disponibilizadas nos pontos de venda. Na carona da Páscoa, pescados também observaram alta, somando 400 toneladas de peixes vendidos. Somente o bacalhau teve uma saída 20% maior na comparação com o mesmo período de 2011, enquanto brinquedos e vinhos observaram incremento de 10% e 15%, respectivamente.

Apostando em marcas próprias, das quais muitas licenciadas com personagens infantis, a rede Walmart deve fechar a Páscoa 2012 com crescimento de 20% nas vendas das lojas Big e Nacional no Rio Grande do Sul. A gerente comercial da rede, Daiane Dariva, afirma que o movimento dobrou nas lojas durante o final de semana. Justamente por isso, as lojas trabalharam em esquema especial, com caixas exclusivos para o pagamento de ovos, bombons e demais chocolates.

Os chocolates, porém, não são os únicos a se beneficiarem com a maior movimentação no período de Páscoa. Levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) aponta que até o meio-dia de sábado, a expectativa de crescimento havia sido superada 0,5%, consolidando vendas 8,5% maiores frente ao ano passado. O presidente da entidade, Gustavo Schifino, afirma que esta Páscoa consolida a opção dos consumidores por presentes alternativos. “Isso realmente surpreendeu as nossas expectativas e vemos como uma tendência para a Páscoa no futuro”, diz. De acordo com o empresário, alguns produtos de vestuário chegaram a apresentar alta de 12% nos dias que antecederam a data, enquanto os brinquedos devem fechar com incremento de 10%.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Agências lutam por publicidade infantil

Ofensiva das agências de publicidade tenta evitar leis que proíbam peças publicitárias para o...

Veja mais
Pimba na Gorduchinha

Empresas como LG, Ambev, Accor e J&J já estão se preparando para lucrar com a Copa do Mundo de Futebol...

Veja mais
Uma onda de energia

O Grupo Petrópolis, que fabrica as cervejas Crystal e Itaipava, contratou o surfista de grandes ondas Rodrigo Res...

Veja mais
Mais orgânicos na mesa dos brasileiros

O mercado de bebidas e alimentos industrializados com o selo orgânico, derivados de insumos vegetais cultivados se...

Veja mais
Remédio necessário

A notória morosidade aduaneira do Brasil será o próximo alvo de medidas pró-competitividade ...

Veja mais
Um pequeno trato no visual

O simpático velhinho das embalagens de aveia Quaker, marca criada em 1877 e que hoje pertence à americana ...

Veja mais
Com vendas fracas, lojas esticam os prazos

Intenção de compras no trimestre caiu para a maioria dos setores, revela pesquisaO comércio j&aacut...

Veja mais
Após Burger King, atenções se voltam à SABMiller

Os investidores brasileiros que vão comandar a abertura de capital do Burger King nos Estados Unidos podem usar o...

Veja mais
Quota de trabalhador aprendiz é desrespeitada

Cerca de 80% das vagas destinadas, por lei, a trabalhadores na condição de aprendizes não foram pre...

Veja mais