Devido ao alto custo das entregas, promoção será restrita para algumas regiões
No “Dia do Frete Grátis”, no próximo dia 12 de abril, os varejistas on-line se preparam para aumentos significativos nas vendas, mas para isso terão de encarar uma redução na margem de lucro. O Walmart, que está entre as 40 companhias participantes da promoção, por exemplo, não conseguiu negociar descontos com as transportadoras.“Os operadores logísticos estão com dificuldade para absorver a demanda. Portanto, ações como estas têm sido interesse apenas dos varejistas”, diz Roberto Wajnsztok, diretor de novos negócios do e-commerce do Walmart. Sobre estas negociações para a data, a gerente de marketing do Magazine Luiza, Ilca Sierra, limitou-se a dizer que a empresa “está constantemente em parceria com fornecedores, incluindo as transportadoras, para prestarumbom atendimento a preços competitivos.”
O fato é que, por conta dos altos custos, os varejistas não conseguirão estender a promoção a todos os produtos e todas a regiões do país. No Magazine Luiza, cerca de 70% do sortimento à venda no site terá frete grátis.
A varejista deixará de fora da promoção a região Norte e o estado da Bahia. Outra regra é que a entrega sem custo só valerá para compras acima de R$ 199. O Walmart também vai restringir algumas áreas. “O interior das regiões Norte e Nordeste apresentam um custo alto.
Não é possível entregar, por exemplo, uma geladeira com frete grátis nestas localidades”, afirmaWajnsztok. O executivo acredita que a promoção também vai mexer com o tíquete médio que em dias normais fica entre R$ 350 e R$ 400. “Será uma queda de uns 20% que será compensada pelo aumento do volume”, diz. Promovido pela primeira vez no Brasil, o Dia do Frete Grátis existe há quatro anos nos Estados Unidos. Na última edição,2,3 mil sites aderiram e faturaram mais US$ 1 bilhão
Veículo: Brasil Econômico