Após Páscoa, promoções focam Dia das Mães

Leia em 5min

As vendas nesta Páscoa foram cerca de 10% superiores às da do ano passado, com variações entre regiões e cidades do País. A partir desta semana o varejo começa a repor seus estoques de caixas de bombons com vistas ao Dia das Mães - outra data de grande procura pelo produto -, bem como a aumentar sua oferta de roupas e outros itens típicos da ocasião. Este último feriado, favorável às vendas, animou os empresários para a próxima grande data do comércio brasileiro.

Edvagner Sgavioli é gerente de uma unidade da Cooperativa de Consumo (Coop), rede de supermercados que é a 13ª maior do País. "As vendas desta Páscoa foram melhores que as de 2011, certamente", contou ele na tarde de domingo. "Comercializamos entre 8 e 10% mais ovos de chocolate do que no ano passado. Na sexta-feira e no sábado o movimento foi ótimo; neste domingo caiu um pouco, mas no período como um todo tivemos uma Páscoa de grandes negócios".

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou ontem seu balanço das vendas de Páscoa, o qual acusou incremento de 9% nas vendas dos estabelecimentos gaúchos sobre 2011. Tal performance superou a expectativa inicial da entidade, que previa alta de 6% no para o período. Caixas de doces e ovos mais sofisticados foram os principais itens que trouxeram um resultado positivo ao setor no estado: "Confirmando o que prevíamos, a Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado - sobretudo os premium, especiais e trufados - e incrementaram sua cesta de compras com pescados, colombas pascais, vinhos e outros produtos". Segundo o dirigente, 52% dos ovos de chocolate comercializados foram produtos para os adultos, contra 48% de ovos infantis, atingindo 9 milhões de unidades. A venda de caixas de bombons cresceu 15%, chegando a 5,7 milhões de unidades.

Agora Sgavioli, da Coop, começa a trabalhar para repor os estoques de seu estabelecimento (situado em Santo André, SP) visando as vendas do Dia das Mães, em maio: "Acredito que o Dia das Mães vai também surpreender neste ano, então começaremos logo a comprar para a ocasião", diz ele. "Na data, os produtos que mais saem são doces, eletrônicos, celulares, perfumes e roupas em geral".

Supermercados

Com uma previsão de incremento de 15% nas vendas de ovos de chocolate na comparação com a Páscoa de 2011, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) apostou mais neste ano em sua linha exclusiva de produtos, como as marcas com as personagens Peixonauta, Susi, Penélope Charmosa, StockCar e Red Nose - todos com foco no público infantil -, além das opções de sua marca própria, a Qualitá. A expectativa de vendas era a mesma para as barras de chocolate, um dos produtos inseridos na data temática. No setor de alimentação da rede, o foco estava no aumento das vendas do bacalhau. A rede, que é o maior importador do item no País, disponibilizou em suas gôndolas 15% a mais do pescado em relação a 2011. Azeites e vinhos não ficaram fora dos produtos com maior destaque de vendas no período e as lojas da bandeira Pão de Açúcar e Extra esperavam incremento de 12% a 15% nesses produtos, respectivamente.

Roberto Fulcherberguer, vice-presidente da Viavarejo, braço do grupo Pão de Açúcar para o setor de eletroeletrônicos que reúne as cadeias Ponto Frio e Casas Bahia, já avisou: "Temos um plano pronto para crescer dois dígitos no Dia das Mães". Ele observa que o mercado está hoje mais competitivo que no mesmo período do ano passado e será necessário trabalhar mais para atingir as metas. Fulcherberguer complementa que o grupo não está enfatizando os prazos mais longos para atrair o comprador. No entanto, neste fim de semana o Ponto Frio fez uma promoção de 1 dia de venda parcelada em 18 vezes sem acréscimo no cartão.

Na área de shopping centers o otimismo também estava forte entre os varejistas. "A confiança do consumidor na economia nacional estimula o crescimento das vendas no varejo neste período, que certamente terá um desempenho expressivo em comparação ao ano passado, fazendo com que a Páscoa cumpra com a sua parte dentro do calendário promocional do setor varejista", comentou o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, Nabil Sahyoun.

Pesquisa

De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope Media, 69% dos habitantes de 10 grandes cidades do País consomem chocolate ao menos uma vez por semana. A liderança entre os "chocólatras" cabe aos brasilienses (73%). Os recifenses (71%) vêm em 2º lugar neste ranking, empatados com a população de São Paulo e de Salvador. O levantamento ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e em municípios do interior nas Regiões Sul e Sudeste. No total, as mulheres são responsáveis por 55% do consumo de chocolate e os homens, por 45%. Desses, 67% dos que têm filhos em casa consomem o produto.

Mas quem não tem crianças come mais chocolate (69%). Entre os solteiros, 75% consumiram o item nos últimos sete dias, frente a 64% dos casados. Por faixa etária, o estudo não mostra grandes diferenças nos percentuais entre os consumidores de chocolate dos últimos sete dias e a distribuição da população total. Maior relevância apenas para os jovens de 12 a 19 anos, que representam 17% da população total e 20% da população consumidora de chocolate. De acordo com Getúlio Ursulino Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Embora o consumo médio ainda seja considerado baixo pelas empresas do setor (2,3 quilos per capita anuais), a expansão deste mercado foi de 39% nos últimos cinco anos. Boa parte disso graças à ascensão da nova classe média, a festejada classe C.

 
Veículo: DCI


Veja também

Resistentes ao tempo

A construção das marcas é um trabalho delicado e essencial para a sobrevivência dos neg&oacut...

Veja mais
Donas de casa ajudam a criar os produtos do seu dia a dia

A partir de pesquisas in loco, a 3Mcoloca no mercado linha de itens desenvolvidos com base nas sugestões das cons...

Veja mais
Vinagre com novo padrão de qualidade e identidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no "Diário Oficial da Uni&ati...

Veja mais
Azeite de oliva ganha força no reino do café

Há sete anos, quando os primeiros produtores com fazendas no sul de Minas Gerais começaram a plantar olive...

Veja mais
Tupperware lucra com vaidade latina

A Tupperware Brands Corp., fabricante de recipientes de plástico para comida, tomou um caminho surpreendente para...

Veja mais
Coty quer Avon para entrar em vendas porta a porta no Brasil

Na sua luta para comprar a Avon Products Inc., o prêmio que a Coty Inc. tem em mente é o Brasil.O paí...

Veja mais
O ano em que a Vulcabras encolheu

A Vulcabras quer esquecer o ano de 2011. Pressionada pela concorrência com produtos importados, a empresa deixou d...

Veja mais
Na contramão, têxteis superam resultado de 2011 em até 15%

A indústria têxtil catarinense não tem motivos para reclamar dos negócios neste início...

Veja mais
Dia do Frete Grátis na web terá limitações

Devido ao alto custo das entregas, promoção será restrita para algumas regiõesNo “Dia ...

Veja mais