Data é estratégica para receita dos setores.
A pouco mais de um mês para o Dia das Mães, empresários de Belo Horizonte e Região Metropolitana esperam manter o alto desempenho nas vendas, registrado nos três primeiros meses deste ano, com a procura de presentes para a data que, depois do Natal, é considerada a mais importante para o comércio. Os lojistas preparam-se para fazer a busca por clientes que possam tornar-se potenciais compradores, garantindo variedade de preços e produtos.
"Aqui os pedidos para a data começaram em janeiro", comemora o diretor comercial da fábrica de calçados Spatifilus, Gilson Geraldo Xavier de Oliveira. Segundo ele, no período, a comercialização aumenta em aproximadamente 50% em relação ao volume registrado nos meses tradicionais do ano.
O aumento é atribuído ao processo de retomada da economia, com as últimas medidas do governo federal, que, de acordo com ele, criam expectativa para o consumidor final. "Mesmo países como a China estão reduzindo o PIB para 7,5% ante os 9,2% do ano passado. O Brasil é o único que reúne condições para responder à recaída da crise internacional, pois entre outras coisas tem mercado interno dinâmico, com geração de emprego e renda", argumenta.
Com base nas primeiras encomendas, ele projeta expansão de 8% na comercialização até meados de maio, em relação ao mesmo período do ano passado. "Sabemos que haverá incremento. No entanto, acreditamos que ele ocorrerá de forma modesta, uma vez que nem todos os lojistas estão formando grandes estoques. Além disso, estamos trabalhando com uma base de comparação forte", explicou o diretor da empresa.
No que se refere à diversificação dos produtos, Oliveira explicou que a Spatifilus possui uma variedade já formatada, que se adequa a cada coleção. A linha relacionada ao inverno, por exemplo, inclui botas de canos mais curtos, além de sapatos.
Na K9, rede com oito lojas espalhadas por shoppings da Capital, especializada em confecção de roupas, calçados, bolsas e bijuterias, os pedidos para a data começaram a chegar em fevereiro deste ano, juntamente com as encomendas da coleção outono/inverno. E parte deles já foi entregue. No entanto, de acordo com o diretor de Vendas Anderson Borges, eles estão bem acima em relação aos recebidos em igual época do ano passado.
"Desde outubro, tivemos um crescimento de 15%. Nossa expectativa é de que as encomendas aumentem com a aproximação da data, já que o consumo está intenso e as empresas que deixaram as compras para a última hora logo precisarão fazer novos pedidos", justificou. No que se refere à variedade de produtos, ele informou que a cada coleção a K9 aumenta o mix em cerca de 20%.
Segundo ele, o Dia das Mães é a principal data para a empresa, ficando à frente, inclusive, do Natal, já que no mês de maio são vendidos produtos com maior valor agregado, enquanto que no fim do ano as mercadorias possuem menor preço. Assim, conforme Borges, a expectativa é de que as vendas cresçam pelo menos 15% na comparação com igual período do ano passado. Já a produção subiu na mesma proporção (15%), na mesma base de comparação.
Veículo: Diário do Comércio - MG