Balanço divulgado ontem pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) mostra que o transporte de contêineres aumentou 82 vezes entre 1997 e 2011 - durante os 15 anos das concessões do setor, com crescimento de 149% nos empregos gerados.
Além disso, nos últimos 15 anos, o consumo de combustível nas ferrovias concedidas diminuiu em média 22%. Com isso, a produção na malha ferroviária cresceu 111,7% desde 1997, desempenho que a ANTF destaca ter sido duas vezes maior que o ritmo do Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo período.
O transporte de contêineres cresceu 23,7% em 2011 em relação ao ano anterior. Conforme a ANTF, a expansão pode ser maior se forem solucionadas as dificuldades do transporte intermodal, com a construção de novos terminais e melhoria de acesso ferroviário aos portos. A associação também destaca a necessidade de ajustes no atual regime tributário.
Estimativas da ANTF indicam que a movimentação de carga no modal deve passar de 475,1 milhões de toneladas úteis (TU) para 522 milhões TU em 2012. Com isso, a produção poderá saltar de 290,5 bilhões de "tonelada quilômetro útil transportada" (TKU) para 320 bilhões de TKU. O balanço também projeta a expansão do emprego este ano, passando dos atuais 41.455 postos de trabalho para 44 mil vagas.
De todos os dados setoriais, de acordo com o presidente da ANTF, Rodrigo Vilaça, o crescimento do número de contêineres em circulação e o total de vagões destinados a transportá-los foi o que mais o surpreendeu. "
De fato, nossa surpresa maior está relacionada ao crescimento no transporte de contêineres, talvez explicado devido à chegada de novos clientes", afirmou. De acordo com o dirigente, os contêineres "serão, futuramente, peça fundamental para levarmos produtos de valor agregado para o interior do país".
Veículo: Diário do Comércio - MG