Setor faturou R$ 108 bilhões em 2011 e superou as expectativas em relação a 2010
As vendas no setor de shopping centers cresceram 9,63% em fevereiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O segmento prova que está em ascensão no País e que ainda há um longo caminho a ser trilhado para atender a demanda desses empreendimentos.
De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Pricewaterhouse Coopers(PWC), a pedido da Abrasce, o faturamento deste setor atingiu 108 bilhões em 2011. O crescimento do mercado de shopping centers registrou alta de 18,6% diante de 2010, resultado que superou as expectativas da entidade, que previa um aumento de apenas 12%. A estimativa é que somente neste ano o crescimento atinja 12% e que sejam inaugurados 43 shoppings, dos quais 29 sejam construídos em cidades fora das capitais.
Lançada em março do ano passado, a 5R Shopping Centers- empresa especializada na prospecção de terrenos, planejamento, desenvolvimento, comercialização e administração de shoppings - é uma das companhias que aposta neste mercado. Em apenas um ano de existência, a organização já anunciou quatro projetos em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul que, juntos, somam R$ 700 milhões de investimentos.
O presidente da empresa, Felipe Fulcher, explica que é uma área que ainda oferece muitas possibilidades para crescimento. "O mercado de shoppings no Brasil ainda está muito distante de alcançar todo o seu potencial", afirma.
O levantamento da Abrasce revela que atualmente existem cerca de 430 empreendimentos em operação no País, que juntos somam mais de 10 milhões de metros quadrados em área bruta locável (abl), a maior parte dos shoppings está construída em cidades com população de até 500 mil habitantes.
A taxa de ocupação dos empreendimentos também é alta, cerca de 98,5% - segundo levantamento da empresa TNS Research International, encomendado pela Abrasce. Este setor também revela que tem papel importante na economia brasileira, pois emprega 775 mil pessoas, representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e também é responsável por 18% das vendas no varejo.
Atentos ao potencial desse mercado, a 5R Shopping Centers prevê ainda o lançamento de mais dois shoppings no primeiro semestre deste ano. Mas os projetos da empresa não param por aí, pois ainda existem mais de 20 cidades sendo estudadas para receber empreendimentos da companhia. "Nós não temos um padrão específico de região. Nossos investimentos são feitos em locais que apresentam demanda por shoppings e crescimento econômico acima da média de outras localidades", comenta Fulcher.
Com uma política de lançar os projetos apenas depois do licenciamento das obras, a empresa não revela as cidades escolhidas para receber os próximos shoppings, mas comenta as regiões em que serão construídos. "Somente anunciamos nossos investimentos depois da liberação para a construção deles. Mas já posso adiantar que nossos próximos projetos serão realizados no Sudeste e Sul do País", diz Fulcher.
Fonte: Assessoria de Comunicação da 5R Shopping Centers/Portal Abras