Faturamento de shopping centers cresce 9,63% em fevereiro

Leia em 2min 30s

Setor faturou R$ 108 bilhões em 2011 e superou as expectativas em relação a 2010


As vendas no setor de shopping centers cresceram 9,63% em fevereiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O segmento prova que está em ascensão no País e que ainda há um longo caminho a ser trilhado para atender a demanda desses empreendimentos.

De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Pricewaterhouse Coopers(PWC), a pedido da Abrasce, o faturamento deste setor atingiu 108 bilhões em 2011. O crescimento do mercado de shopping centers registrou alta de 18,6% diante de 2010, resultado que superou as expectativas da entidade, que previa um aumento de apenas 12%. A estimativa é que somente neste ano o crescimento atinja 12% e que sejam inaugurados 43 shoppings, dos quais 29 sejam construídos em cidades fora das capitais.

Lançada em março do ano passado, a 5R Shopping Centers- empresa especializada na prospecção de terrenos, planejamento, desenvolvimento, comercialização e administração de shoppings - é uma das companhias que aposta neste mercado. Em apenas um ano de existência, a organização já anunciou quatro projetos em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul que, juntos, somam R$ 700 milhões de investimentos.
O presidente da empresa, Felipe Fulcher, explica que é uma área que ainda oferece muitas possibilidades para crescimento. "O mercado de shoppings no Brasil ainda está muito distante de alcançar todo o seu potencial", afirma.

O levantamento da Abrasce revela que atualmente existem cerca de 430 empreendimentos em operação no País, que juntos somam mais de 10 milhões de metros quadrados em área bruta locável (abl), a maior parte dos shoppings está construída em cidades com população de até 500 mil habitantes.
A taxa de ocupação dos empreendimentos também é alta, cerca de 98,5% - segundo levantamento da empresa TNS Research International, encomendado pela Abrasce. Este setor também revela que tem papel importante na economia brasileira, pois emprega 775 mil pessoas, representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e também é responsável por 18% das vendas no varejo.

Atentos ao potencial desse mercado, a 5R Shopping Centers prevê ainda o lançamento de mais dois shoppings no primeiro semestre deste ano. Mas os projetos da empresa não param por aí, pois ainda existem mais de 20 cidades sendo estudadas para receber empreendimentos da companhia. "Nós não temos um padrão específico de região. Nossos investimentos são feitos em locais que apresentam demanda por shoppings e crescimento econômico acima da média de outras localidades", comenta Fulcher.
Com uma política de lançar os projetos apenas depois do licenciamento das obras, a empresa não revela as cidades escolhidas para receber os próximos shoppings, mas comenta as regiões em que serão construídos. "Somente anunciamos nossos investimentos depois da liberação para a construção deles. Mas já posso adiantar que nossos próximos projetos serão realizados no Sudeste e Sul do País", diz Fulcher.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da 5R Shopping Centers/Portal Abras


Veja também

Vendas de Páscoa crescem 9% no Rio Grande do Sul

Bombons e ovos para adultos puxaram crescimento acima das expectativas Os supermercados gaúchos encerraram as ve...

Veja mais
Resistentes ao tempo

A construção das marcas é um trabalho delicado e essencial para a sobrevivência dos neg&oacut...

Veja mais
Donas de casa ajudam a criar os produtos do seu dia a dia

A partir de pesquisas in loco, a 3Mcoloca no mercado linha de itens desenvolvidos com base nas sugestões das cons...

Veja mais
Após Páscoa, promoções focam Dia das Mães

As vendas nesta Páscoa foram cerca de 10% superiores às da do ano passado, com variações ent...

Veja mais
Vinagre com novo padrão de qualidade e identidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no "Diário Oficial da Uni&ati...

Veja mais
Azeite de oliva ganha força no reino do café

Há sete anos, quando os primeiros produtores com fazendas no sul de Minas Gerais começaram a plantar olive...

Veja mais
Tupperware lucra com vaidade latina

A Tupperware Brands Corp., fabricante de recipientes de plástico para comida, tomou um caminho surpreendente para...

Veja mais
Coty quer Avon para entrar em vendas porta a porta no Brasil

Na sua luta para comprar a Avon Products Inc., o prêmio que a Coty Inc. tem em mente é o Brasil.O paí...

Veja mais
O ano em que a Vulcabras encolheu

A Vulcabras quer esquecer o ano de 2011. Pressionada pela concorrência com produtos importados, a empresa deixou d...

Veja mais