Vendas de Páscoa crescem 9% no Rio Grande do Sul

Leia em 2min 40s


Bombons e ovos para adultos puxaram crescimento acima das expectativas




Os supermercados gaúchos encerraram as vendas de Páscoa, no domingo (8), com um crescimento de 9% em relação ao ano passado. O balanço foi divulgado pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que aponta os ovos de maior valor agregado e o recorde na procura pelas caixas de bombons como os dois principais fatores para o resultado positivo, que supera o crescimento de 6% previsto inicialmente pelo setor.

Conforme o supermercadista, para muitas empresas, a Páscoa superou as festas de fim de ano e assumiu definitivamente o posto de melhor data comemorativa, em vendas, para o setor. "Confirmando nossas expectativas, a Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado, sobretudo os premium, especiais e trufados, e incrementaram sua cesta de compras com pescados, colombas pascais, vinhos e outros produtos", explica Longo.
Segundo o dirigente, 52% dos ovos de chocolate comercializados foram produtos para os adultos, ante 48% de ovos infantis.


Bombons, o grande destaque em vendas

De acordo com os dados da Agas, os supermercados gaúchos encerram o domingo (8) com mais de 98% dos estoques de Páscoa vendidos, totalizando 9 milhões de ovos de chocolates.
O grande crescimento em volume físico foi registrado pelos bombons, tradicional presente de última hora. Segundo apurou a Agas, a venda de caixas de bombons cresceu 15% em relação à Páscoa passada, atingindo 5,7 milhões de unidades de caixas. "É um produto de que os supermercados têm estoques regulares e, por isso, não houve desabastecimento. Os gaúchos certamente presentearam mais pessoas de sua relação social nesta Páscoa", descreve Longo.
A partir desta semana, os supermercados já estarão repondo seus estoques de caixas de bombons com vistas ao Dia das Mães, outra data de grande procura deste produto.

Pescados nobres em evidência
Cerca de 400 toneladas de diversos tipos de pescado foram vendidas para as comemorações da Sexta-Feira Santa, número semelhante ao do ano passado. "Com o aumento do poder aquisitivo, o consumidor está migrando para peixes mais nobres. O bacalhau, favorecido pela estagnação do dólar, registrou um crescimento de 20% em relação ao ano passado, e outro destaque foi o filé de anjo", pontua Longo. O dirigente destaca, entretanto, que 95% dos pescados comercializados foram congelados. "A falta de investimentos neste setor impossibilita que muitos supermercados trabalhem com peixe fresco. Este é um segmento que merece a atenção dos governantes, pois tem muito espaço para crescer", destaca o presidente da entidade.

Outros produtos - Além dos tradicionais ovos de chocolates, outros tipos de presentes tiveram destaque na Páscoa deste ano. A venda de brinquedos registrou alta de 10% na comparação com a Páscoa passada, e os vinhos, um incremento de 15% nas vendas.
Neste domingo (8), ganhou força a venda de carne bovina para o tradicional churrasco de Páscoa, com um crescimento de 6% em relação a 2011. Os refrigerantes e cervejas registraram alta de 12%, e as colombas pascais tiveram vendas 10% maiores que na Páscoa anterior.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Agas/ Portal Abras


Veja também

Faturamento de shopping centers cresce 9,63% em fevereiro

Setor faturou R$ 108 bilhões em 2011 e superou as expectativas em relação a 2010 As vendas no s...

Veja mais
Resistentes ao tempo

A construção das marcas é um trabalho delicado e essencial para a sobrevivência dos neg&oacut...

Veja mais
Donas de casa ajudam a criar os produtos do seu dia a dia

A partir de pesquisas in loco, a 3Mcoloca no mercado linha de itens desenvolvidos com base nas sugestões das cons...

Veja mais
Após Páscoa, promoções focam Dia das Mães

As vendas nesta Páscoa foram cerca de 10% superiores às da do ano passado, com variações ent...

Veja mais
Vinagre com novo padrão de qualidade e identidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no "Diário Oficial da Uni&ati...

Veja mais
Azeite de oliva ganha força no reino do café

Há sete anos, quando os primeiros produtores com fazendas no sul de Minas Gerais começaram a plantar olive...

Veja mais
Tupperware lucra com vaidade latina

A Tupperware Brands Corp., fabricante de recipientes de plástico para comida, tomou um caminho surpreendente para...

Veja mais
Coty quer Avon para entrar em vendas porta a porta no Brasil

Na sua luta para comprar a Avon Products Inc., o prêmio que a Coty Inc. tem em mente é o Brasil.O paí...

Veja mais
O ano em que a Vulcabras encolheu

A Vulcabras quer esquecer o ano de 2011. Pressionada pela concorrência com produtos importados, a empresa deixou d...

Veja mais