Bombons e ovos para adultos puxaram crescimento acima das expectativas
Os supermercados gaúchos encerraram as vendas de Páscoa, no domingo (8), com um crescimento de 9% em relação ao ano passado. O balanço foi divulgado pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que aponta os ovos de maior valor agregado e o recorde na procura pelas caixas de bombons como os dois principais fatores para o resultado positivo, que supera o crescimento de 6% previsto inicialmente pelo setor.
Conforme o supermercadista, para muitas empresas, a Páscoa superou as festas de fim de ano e assumiu definitivamente o posto de melhor data comemorativa, em vendas, para o setor. "Confirmando nossas expectativas, a Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado, sobretudo os premium, especiais e trufados, e incrementaram sua cesta de compras com pescados, colombas pascais, vinhos e outros produtos", explica Longo.
Segundo o dirigente, 52% dos ovos de chocolate comercializados foram produtos para os adultos, ante 48% de ovos infantis.
Bombons, o grande destaque em vendas
De acordo com os dados da Agas, os supermercados gaúchos encerram o domingo (8) com mais de 98% dos estoques de Páscoa vendidos, totalizando 9 milhões de ovos de chocolates.
O grande crescimento em volume físico foi registrado pelos bombons, tradicional presente de última hora. Segundo apurou a Agas, a venda de caixas de bombons cresceu 15% em relação à Páscoa passada, atingindo 5,7 milhões de unidades de caixas. "É um produto de que os supermercados têm estoques regulares e, por isso, não houve desabastecimento. Os gaúchos certamente presentearam mais pessoas de sua relação social nesta Páscoa", descreve Longo.
A partir desta semana, os supermercados já estarão repondo seus estoques de caixas de bombons com vistas ao Dia das Mães, outra data de grande procura deste produto.
Pescados nobres em evidência
Cerca de 400 toneladas de diversos tipos de pescado foram vendidas para as comemorações da Sexta-Feira Santa, número semelhante ao do ano passado. "Com o aumento do poder aquisitivo, o consumidor está migrando para peixes mais nobres. O bacalhau, favorecido pela estagnação do dólar, registrou um crescimento de 20% em relação ao ano passado, e outro destaque foi o filé de anjo", pontua Longo. O dirigente destaca, entretanto, que 95% dos pescados comercializados foram congelados. "A falta de investimentos neste setor impossibilita que muitos supermercados trabalhem com peixe fresco. Este é um segmento que merece a atenção dos governantes, pois tem muito espaço para crescer", destaca o presidente da entidade.
Outros produtos - Além dos tradicionais ovos de chocolates, outros tipos de presentes tiveram destaque na Páscoa deste ano. A venda de brinquedos registrou alta de 10% na comparação com a Páscoa passada, e os vinhos, um incremento de 15% nas vendas.
Neste domingo (8), ganhou força a venda de carne bovina para o tradicional churrasco de Páscoa, com um crescimento de 6% em relação a 2011. Os refrigerantes e cervejas registraram alta de 12%, e as colombas pascais tiveram vendas 10% maiores que na Páscoa anterior.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Agas/ Portal Abras