As micro e pequenas empresas (MPE) paulistas faturaram 8,2% a mais em fevereiro deste ano em relação a igual mês do ano passado. O aumento de 14% no salário-mínimo favoreceu o resultado; no período, MPEs apresentaram um acréscimo de R$ 2,1 bilhões na receita total, de acordo com levantamento do Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). Por setores, os resultados do período foram: indústria (+1,9%), comércio (+13,5%) e serviços (+3,4%).
Além do aumento de 14% no valor do salário-mínimo, injetado na economia no final de janeiro, as MPEs do comércio foram favorecidas pela "base de comparação fraca" – em relação a fevereiro de 2010 com fevereiro de 2009, houve queda de 3,7% na receita das MPEs do comércio.
Para Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, com a expansão do mercado interno, as micro e pequenas empresas passam por um bom momento.
Caetano observou que considerando somente o comércio, setor que puxou o resultado do mês de fevereiro, existem mais de 850 mil micro e pequenas empresas no Estado de São Paulo. "Trata-se de um ambiente altamente competitivo, assim, as micro e pequenas empresas não devem descuidar da competitividade, mantendo-se atualizadas e sempre buscando a inovação", afirmou diretor-superintendente.
Regiões – A pesquisa destaca, também, que todas as regiões do estado tiveram resultados positivos no período: a Região Metropolitana de São Paulo teve crescimento de 13%, o interior apresentou expansão de 7%, o Grande ABC registrou alta de 4,3% e o município de São Paulo também teve elevação de 13%.
No comparativo entre fevereiro e janeiro de 2012, as MPEs registraram queda de 3,5% no faturamento real. "A queda observada é atribuída ao efeito-calendário. Fevereiro deste ano teve três dias úteis a menos que janeiro, por ser um mês mais curto e devido ao carnaval. Um menor número de dias úteis influencia negativamente o faturamento das MPEs", explicou o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves.
Com esses resultados, os pequenos negócios paulistas fecharam o primeiro bimestre deste ano registrando um crescimento de 8,5% no faturamento real, na comparação com igual período do ano passado.
Veículo: Diário do Comércio - SP