Desafio de nova CEO da Avon é reerguer operação

Leia em 3min 30s

A Avon espera que uma nova CEO possa promover as transformações de que tanto precisa. A empresa de cosméticos, em dificuldades, acertou ontem a contratação de Sherilyn S McCoy, antiga executiva da Johnson & Johnson, para ocupar o posto de executiva-chefe.

O anúncio pôs fim a uma busca de quatro meses visando substituir a desgastada CEO Andrea Jung, alvo de críticas por não ter contido o declínio da empresa nem concluído a investigação de um caso de suborno. A Avon disse que Jung - a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da empresa em 126 anos - continuará como presidente executiva do conselho de administração após McCoy assumir, no fim deste mês.

McCoy assumirá na Avon menos de dois meses após ter sido preterida para o cargo máximo na Johnson & Johnson, que em fevereiro anunciou que Alex Gorsky iria tomar posse como CEO, na sucessão de Bill Weldon.

O anúncio da Avon acontece apenas uma semana após a companhia ter rejeitado ser comprada por US$ 10 bilhões pela Coty, fabricante de produtos de beleza de menor porte.

Fundada em 1886, a Avon tornou-se uma constante nos lares em todo os EUA, quando uma legião de "vendedoras Avon" ia de porta em porta vendendo maquiagem para familiares, amigos e conhecidos. A empresa comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,4 milhões representantes de vendas independentes.

A receita anual da Avon é superior a US$ 11 bilhões. Mas as vendas na América do Norte caíram e cerca de 80% do faturamento hoje vem do exterior. A empresa tem frequentemente frustrado as expectativas dos analistas e vem registrando vendas fracas em alguns de seus maiores mercados.

As ações da Avon sofreram as consequências. As ações da companhia caíram 3,12%, para US$ 22,69 no pregão de ontem. Até o fim da semana passada, suas ações tinham caído cerca de 26%, em comparação a um pico em 52 semanas, de US$ 31,60, em maio passado. Suas ações valem agora pouco mais da metade de seu pico histórico de US$ 46,11, em 2004.

A Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) está investigando contatos da Avon com analistas financeiros em 2010 e 2011, como parte de uma investigação sobre suborno. Há pressões externas, também. Na semana passada, a companhia rejeitou uma proposta de aquisição apresentada pela Coty, que ofereceu US$ 23,25 por ação, descartando-a por considerá-la muito baixa. Na ocasião, esse valor significava um prêmio de 20% sobre a cotação de fechamento anterior das ações da Avon. A Coty declarou que não se empenhará em concretizar uma aquisição hostil.

Jung, 53 anos, entrou para a Avon em 1994, assumindo a função de presidente de marketing de produtos. Ela ascendeu na hierarquia, tornando-se CEO em 1999 e agregando o cargo de presidente do conselho em 2001. Quando a Avon anunciou estar buscando um novo CEO, em dezembro passado, a empresa disse que iria separar as funções de CEO e de presidente do conselho. As expectativas estarão elevadas para quando McCoy tornar-se CEO da Avon e membro do conselho, em 23 de abril. McCoy tem 30 anos de experiência na Johnson & Johnson, onde atuou como vice-presidente do comitê executivo e com a responsabilidade por marcas como Neutrogena, Aveeno e Lubriderm. Antes disso, ela foi presidente mundial de produtos farmacêuticos.

"Sheri tem uma combinação única de estratégicas e de habilidades operacionais superafiadas, com um significativo histórico de recuperação de empresas, experiência mundial e liderança de pessoas", disse Fred Hassan, principal diretor do conselho de administração da Avon.

A renúncia de McCoy da Johnson & Johnson, que entrará em vigor em 18 de abril, significará que ela não terá que participar da reunião em que o novo CEO será empossado. Gorsky, que comanda a operação de dispositivos médicos e unidades de diagnóstico, e McCoy, que dirige os negócios nos setores farmacêutico e de consumo, eram considerados os mais prováveis sucessores de Weldon, após ambos terem sido nomeados presidentes de suas divisões em janeiro do ano passado.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Com ar de butique, Monoprix vende roupa

Na França, país sinônimo de moda, a tendência do setor do vestuário não tem muda...

Veja mais
Casino abre nova ação contra sócio francês

Casino aumentou a pressão sobre o sócio Galeries Lafayette na disputa pelo controle - atualmente compartil...

Veja mais
leite fermentado de cabra será mais uma opção alimentar

Crianças e adultos com alergia à proteína do leite de vaca ou problemas de digestão ter&atil...

Veja mais
BRMalls e Simon criam empresa de outlets

A BRMalls, maior empresa de shopping centers do Brasil, e a americana Simon Property Group, maior companhia de capital a...

Veja mais
Argentinos reclamam da falta de produtos

Sinais de desabastecimento estão presentes sobretudo na indústria, mas outros setores também s&atil...

Veja mais
Vendas do comércio na semana da Páscoa crescem 6%

As vendas do comércio no fim de semana da Páscoa (6 a 8 de abril) cresceram 5,8% no país na compara...

Veja mais
Brinquedos lançados neste ano estão mais caros

Satisfazer os desejos dos pequenos neste ano vai custar um pouco mais caro. Isso porque os brinquedos lançados pe...

Veja mais
Suggar e Manoel Bernardes apostam forte no Dia das Mães

De olho no potencial de consumo dos consumidores das classes C e D, a Suggar Eletrodomésticos, sediada no Distrit...

Veja mais
Transporte de contêineres aumentou 82 vezes

Balanço divulgado ontem pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) mos...

Veja mais