A BRMalls, maior empresa de shopping centers do Brasil, e a americana Simon Property Group, maior companhia de capital aberto do mercado imobiliário no mundo, se associaram para criar a Premium Outlets Brasil - nova subsidiária da BRMalls com atuação no segmento de outlets. Com a parceria, a Simon, empresa com valor de mercado de US$ 43 bilhões e quase US$ 30 bilhões em ativos, entra, finalmente, no mercado imobiliário brasileiro. A BRMalls, por sua vez, passa a atuar nesse segmento e será concorrente direta da JHSF, que inaugura o seu primeiro outlet no país em 2013.
Pelo acordo anunciado ontem, a BRMalls terá 50% da nova companhia e a Simon, outros 50%. A BRMalls será responsável pela gestão dos empreendimentos. Há duas semanas, o Valor antecipou o plano da BRMalls de atuar no setor de outlets no país.
Comandada pelo lendário David Simon, o grupo americano tem investido bilhões de dólares em fusões e aquisições no mundo - foram US$ 3,5 bilhões só em março - e estudava a possibilidade de operar no Brasil desde, pelo menos, setembro. Na época, David Simon esteve no país para visitar empresas e estudar o mercado. A companhia não aceitava, no entanto, uma participação minoritária em operações locais, segundo pessoas próximas à empresa. Na América Latina, a Simon já tem negócios no México e em Porto Rico.
O plano dos sócios é abrir 12 outlets no Brasil no prazo de cinco a sete anos, com investimento total de R$ 1,5 bilhão. "Há um espaço gigantesco que pode ser melhor explorado nesse segmento no país, e a Simon conhece muito bem esse mercado", diz Carlos Medeiros, presidente da BR Malls. "Teremos negócios criados a partir do zero, em rodovias perto de grandes capitais, e dentro do conceito dos empreendimentos da Simon".
A primeira operação será um outlet na altura do quilômetro 45 da Rodovia Castello Branco, em São Paulo, conforme informações apuradas no mercado. A BRMalls não confirma o dado e esclarece apenas que a abertura do primeiro outlet será em São Paulo em 2013.
O terreno da Castello Branco pertence à SuccesPar Real State, do empresário César Viana, onde deveria ser aberto o São Paulo Prime Outlet. Se fechar essa aquisição, o empreendimento da BRMalls estará a apenas 14 quilômetros do Catarina Fashion Outlet Shopping, primeiro outlet da JHSF. A BRMalls planeja investir R$ 100 milhões nesse empreendimento, segundo fontes do setor.
A princípio, nos primeiros anos, três empreendimentos devem sair da gaveta - dois em Sâo Paulo e um no Rio de Janeiro, apurou o Valor. Regiões como a rodovia Dutra e a Imigrantes são locais que podem interessar à BRMalls e Simon, segundo fontes de mercado.
Outlets têm custo de operação inferior ao de shoppings e os investimentos também são menores, o que aumenta a possibilidade de um retorno mais rápido sobre capital investido. Grandes shoppings custam hoje R$ 200 milhões a R$ 250 milhões. Num outlet de grande porte, a soma varia de R$ 80 milhões a R$ 120 milhões. Além dessa questão, há uma demanda de lojistas por novos outlets, normalmente com valor de aluguel abaixo do cobrado em shoppings.
Com forte crescimento ancorado em uma série de aquisições na área de shoppings, a BRMalls vai ter que buscar expansão no mercado de outlets por meio de um crescimento orgânico, com abertura de empreendimentos. É que não há negócios de peso nesse segmento à venda - a General Shopping, uma das primeiras a investir nessa área, tem apenas um outlet hoje no Brasil. A BRMalls quer criar no Brasil empreendimentos seguindo o formato dos outlets da Simon.
"A ideia é ter negócios de alto nível de serviços e atendimento, mantendo a estratégia de oferecer preços agressivos", diz Medeiros. Ações publicitárias devem ser feitas em outlets da Simon nos EUA, para mostrar aos turistas brasileiros que começam a ser abertos empreendimentos também no país
Veículo: Valor Econômico