A companhia norte-americana de alimentos Sara Lee Corp anunciou ontem, a compra da brasileira Espresso.Coffee, especializada na venda de café expresso para consumo fora de casa - como em pequenas empresas, por meio de máquinas ou em padarias. O valor do acordo não foi revelado. - "Somar a Espresso.Coffee ao nosso portfólio reforça nossa posição de liderança nos lucrativos e acelerados mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro", comentou o executivo-chefe da Sara Lee International Beverages, Michiel Herkemij.
A Espresso cresce rapidamente, especialmente por meio da licença para vender cafés da marca Pilão. Ela opera mais de mil pontos de venda em São Paulo e Rio de Janeiro, região de 19 milhões de consumidores, onde a Sara Lee já lidera o varejo por meio das marcas Pilão, Café do Ponto e Damasco.
Aquisição
Em janeiro deste ano, a Sara Lee anunciou a compra da Tea Forté, marca americana de chás de luxo. Fundada em 2003 pelo ex-designer do Museu de Arte Moderna americano Peter Hewitt, a Tea Forte somou receita de US$ 12 milhões em 2011. Os produtos da marca são vendidos em 35 países.
Na época, o presidente do conselho da Sara Lee, Jan Bennink, afirmou que a compra da Tea Forte se encaixava perfeitamente na estratégia de dividir a empresa em duas, separando o negócio de alimentos, voltado para as vendas de carnes na América do Norte, do de bebidas, focado em café e chá.
Divisão
A separação das divisões da Sara Lee foi anunciada pela companhia no começo do ano passado. A meta é tornar a empresa norte-americana a segunda maior do mundo em vendas de café, o que significa que ela terá que ultrapassar a sua rival mais próxima, a Kraft Foods.
A suíça Nestlé lidera esse mercado mundial com participação de 22%, de acordo com a Euromonitor. Segundo a empresa de pesquisa, a Sara Lee terá que mais do que dobrar sua participação no mercado mundial do produto para atingir seu objetivo.
No Brasil, a empresa é dona de marcas importantes, como café Pilão, café do Ponto, entre outras, com 22,3% do mercado.
Veículo: DCI