América Latina lidera alta em gastos com publicidade

Leia em 1min 30s

Região registra crescimento de 11,6% em 2011, ante alta global de 7,3%; na Europa, há retração de 0,4%

 

A América Latina foi a região de maior crescimento para a publicidade em 2011. Os investimentos de anunciantes na região cresceram 11,6%, enquanto a média global foi de 7,3%.

 

O número global foi puxado para baixo pelo fraco desempenho dos principais mercados: EUA e Europa. Nos EUA a alta foi de apenas 2%, enquanto o mercado europeu de publicidade encolheu 0,4% no ano passado.

 

Ainda que os mercados do norte da Europa tenham crescido marginalmente, a queda foi acentuada por perdas nos países do sul do continente, mais afetados pela crise, como Grécia (-13.1%) e Espanha (-9.7%).

 

De acordo com o relatório Global AdView Pulse, da consultoria Nielsen, os investimentos em publicidade somaram US$ 498 bilhões em todo o mundo.

 

Os dados do quatro trimestre mostram que os anunciantes terminaram o ano cautelosos, depois de uma recuperação mais forte registrada no terceiro trimestre.

 

Depois da América Latina, o segundo maior crescimento foi registrado na Ásia (11,5%), e o terceiro, no Oriente Médio e África (11,3%).

 

Todas as mídias registraram crescimento em 2011, sendo que a internet foi a que mais avançou (24%). Mas as mídias tradicionais também exibiram resultados bastante positivos.

 

A televisão, destino de 65% dos gastos com publicidade no mundo, cresceu 10,1% globalmente. A mídia rádio registrou alta de 9,7%. Os impressos também cresceram, ainda que em menor proporção (revistas tiveram alta de 2%, e jornais, 1,1%).

 

Os setores em que o crescimento do investimento em publicidade foi mais vigoroso foram os de vestuário e acessórios (17,5% de crescimento) e de cuidados com saúde (11,2%).

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

À espera de alta, produtor deve segurar café

Com preços desanimadores, a comercialização da safra 2012/13 de café, que começa a se...

Veja mais
China cresce 8,1%, pior desempenho em 3 anos

Desaceleração do gigante asiático repercute no comércio exterior do Brasil   Especial...

Veja mais
Novo líder promete reavivar a Sony

Na sua primeira ação estratégica desde que se tornou diretor-presidente da Sony Corp. este mê...

Veja mais
Marca Davene é leiloada e é alvo de disputas judiciais

Um grupo de marcas brasileiras de cosméticos, entre elas a Davene, é fabricado de forma irregular há...

Veja mais
Controlador aluga Hypermarcas

O controlador indireto da Hypermarcas, João Alves de Queiroz Filho, comprou, em março passado, 22,2 milh&o...

Veja mais
Baggio Café quer triplicar produção

"Café de corpo e alma". Essa é a expressão usada por Liana Baggio Ometto para definir seu neg&oacut...

Veja mais
Argentina responde por 50% das importações de lácteos

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em març...

Veja mais
Importação ameaça indústria de tecidos tecnológicos

Os tecidos tecnológicos, aqueles com tratamentos especiais para cumprir determinadas funções, utili...

Veja mais
Feijão sobe 51% no ano e o quilo já sai por R$ 4,52

O feijão está ficando cada vez mais salgado neste ano. Produto básico na alimentação ...

Veja mais