Região registra crescimento de 11,6% em 2011, ante alta global de 7,3%; na Europa, há retração de 0,4%
A América Latina foi a região de maior crescimento para a publicidade em 2011. Os investimentos de anunciantes na região cresceram 11,6%, enquanto a média global foi de 7,3%.
O número global foi puxado para baixo pelo fraco desempenho dos principais mercados: EUA e Europa. Nos EUA a alta foi de apenas 2%, enquanto o mercado europeu de publicidade encolheu 0,4% no ano passado.
Ainda que os mercados do norte da Europa tenham crescido marginalmente, a queda foi acentuada por perdas nos países do sul do continente, mais afetados pela crise, como Grécia (-13.1%) e Espanha (-9.7%).
De acordo com o relatório Global AdView Pulse, da consultoria Nielsen, os investimentos em publicidade somaram US$ 498 bilhões em todo o mundo.
Os dados do quatro trimestre mostram que os anunciantes terminaram o ano cautelosos, depois de uma recuperação mais forte registrada no terceiro trimestre.
Depois da América Latina, o segundo maior crescimento foi registrado na Ásia (11,5%), e o terceiro, no Oriente Médio e África (11,3%).
Todas as mídias registraram crescimento em 2011, sendo que a internet foi a que mais avançou (24%). Mas as mídias tradicionais também exibiram resultados bastante positivos.
A televisão, destino de 65% dos gastos com publicidade no mundo, cresceu 10,1% globalmente. A mídia rádio registrou alta de 9,7%. Os impressos também cresceram, ainda que em menor proporção (revistas tiveram alta de 2%, e jornais, 1,1%).
Os setores em que o crescimento do investimento em publicidade foi mais vigoroso foram os de vestuário e acessórios (17,5% de crescimento) e de cuidados com saúde (11,2%).
Veículo: Folha de S.Paulo