Chuvas em SC já prejudicam banana, arroz e hortaliças

Leia em 2min

As fortes chuvas que caem em Santa Catarina há pelo menos 60 dias poderão impactar sobretudo a produção de banana, arroz e hortaliças, cultivos que são feitos no litoral do Estado e no Vale do Itajaí, as principais regiões atingidas pelas chuvas. A área de grãos, concentrada no oeste catarinense, por enquanto não sofre com os problemas climáticos, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri). Ainda não há cálculos do tamanho dos prejuízos. 

 

As hortaliças, cultivadas em municípios da Grande Florianópolis, estão debaixo d'água, segundo os pesquisadores. Jânio Kahl, gerente comercial da Ceasa-SC, disse que já se espera problemas de abastecimento para meados de dezembro. "É difícil saber quanto já se perdeu, mas que houve prejuízos já é certo". 

 

Marcelino Vieira, pesquisador da Epagri/Cepa, afirmou que o impacto da chuva que já se espera é principalmente no aumento dos custos da lavoura de arroz e banana, uma vez que a chuva e alta umidade exigirão mais cuidados no manejo e aumentarão o uso de defensivos agrícolas, já que se tornará mais fácil o aparecimento de fungos. "No arroz e na banana podem existir perdas, mas elas podem ainda ser recuperáveis em algumas regiões. Em alguns municípios, o plantio do arroz, por exemplo, está no estágio inicial e pode ser replantado", afirma o pesquisador. 

 

Por enquanto, a Epagri trabalha com a previsão do IBGE de uma safra de bananas de 707,7 mil toneladas neste ano contra 656 mil toneladas registradas no ano passado. Já para o arroz a previsão é de 1,08 milhão de toneladas ante 1,01 milhão de toneladas no ano passado. 

 

Dados das estações meteorológicas da Epagri/Ciram indicam recordes históricos de chuvas no mês de novembro nas cidades de Blumenau, Indaial, Joinville, Itajaí e Florianópolis. Em Joinville, o acumulado de chuvas em novembro já chegou a 869,6 milímetros, índice que é quase o dobro do verificado na cidade em 2006, quando choveu 444,1 milímetros no penúltimo mês do ano. Segundo a coordenadora do setor de previsão de tempo e clima da Epagri/Ciram, Maria Rodrigues, a média normal de chuvas em novembro fica em torno de 150 milímetros. A previsão é de queda no volume de chuva hoje e melhora das condições somente amanhã. 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Apoio à venda do trigo não sustenta cotações

As políticas de apoio à comercialização para o trigo não têm conseguido sustent...

Veja mais
Café premiado

O café arábica cereja descascado produzido por Homero de Macedo Junior, na Fazenda Recreio, em São ...

Veja mais
Vendas de notebooks em ritmo acelerado

As vendas de notebooks estão disparando no país e fabricantes e varejistas alertam que serão inevit...

Veja mais
Produção de milho deve subir 0,5% em MG

O plantio de milho já começou em Minas Gerais com estimativa de produção da ordem de 6,4 mil...

Veja mais
Wal-Mart escolhe novo presidente

A maior rede de varejo do mundo, o Wal-Mart, anunciou ontem seu novo presidente. Michael Duke, 58 anos, diretor da &aacu...

Veja mais
Brinquedos mais baratos para o Natal

Preço médio está 1,14% mais baixo do que em janeiro, segundo pesquisa do Dieese   Com ou se...

Veja mais
Na onda dos ecoprodutos

Empresas levam o conceito da sustentabilidade para a linha de produção, de olho nos consumidores engajados...

Veja mais
Pão de Açúcar tipo exportação

A rede decide exportar sua marca própria para a América do Sul numa hora em que as economias latinas encol...

Veja mais
Consumidor brasileiro entra na onda dos produtos verdes

Mais da metade dos consumidores pesquisados afirma consumir bens que tenham preocupação ambiental   ...

Veja mais