Até o fim deste ano, a expectativa é de que as vendas para o mercado externo alcancem 15% da produção.
A Laticínios Condessa, detentora da marca Forno de Minas, comemora a expansão das exportações. Só para se ter uma ideia, no primeiro quadrimestre, 10% do pão de queijo produzido em Contagem (RMBH) chegaram ao Canadá, Estados Unidos e Portugal. Até o fim deste ano, a expectativa é de que as vendas para o mercado externo alcancem 15% da produção. Nesse sentido, a empresa já prospecta clientes na Austrália, Chile e Itália.
De acordo com o presidente da Forno de Minas, Hélder Mendonça, os diferenciais do produto favorecem a entrada em terras estrangeiras. Entre eles, o empresário chama a atenção para a utilização do queijo, ao contrário do aroma, usado pelas demais marcas e a base 100% natural, sem glúten ou conservantes. Ele acredita que o mercado está começando a enxergar o produto como uma iguaria fina.
O principal mercado consumidor da empresa se concentra no eixo Rio-São Paulo, que consome 60% da produção. Minas Gerais detém 15% dessa fatia e o restante é distribuído em todo o território nacional.
De acordo com Mendonça, desde a reaquisição da empresa, em 2009, os negócios têm prosperado. Além de ampliar as exportações, está ocorrendo ganho de mercado nas regiões Sul e Nordeste do país, além da retomada de antigos clientes do setor de food service, como cafés e lanchonetes. Para isso, a empresa vem investindo em nova linha de produtos, da qual fazem parte empadas, empanadas, folhados, tortinhas, waffles e massas folhadas.
Antes de ser negociada para o grupo norte-americano Pillsbury, 50% da produção da Forno de Minas se destinavam ao food service. Hoje esse mercado corresponde por apenas 15% do faturamento da empresa mineira. "Já estamos em contato com alguns clientes antigos, que precisaram mudar de fornecedor, e acreditamos que o oferecimento de uma linha completa e diversificada pode favorecer essa reaproximação", ressalta Mendonça.
Estratégia - Já os produtos chamados panificados, por terem sido lançados há pouco tempo, são responsáveis por apenas 15% das vendas. A ideia, segundo o empresário, é dobrar esse número até o fim deste ano.
Para aumentar o mix de produtos oferecidos pela Forno de Minas estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões na ampliação e adequação da fábrica, que deve ser concluída ainda em 2012.
Entre as estratégias de marketing para divulgar as novidades da empresa, a Forno de Minas estará presente na Feira Internacional de Negócios em Supermercados (Apas), que acontece entre os dias 7 e 10, em São Paulo. O evento deve reunir 72 mil visitantes, entre empresários e potenciais compradores e a estimativa é de movimentar R$ 5 bilhões em negócios.
Veículo: Diário do Comércio - MG