Meta é consolidação dos investimentos.
A Vilma Alimentos, controlada pela Domingos Costa Indústrias Alimentícias S/A, pretende crescer entre 5% e 6% neste ano na comparação com o exercício passado, de acordo com o presidente da empresa, Domingos Costa. Para alcançar o objetivo, a indústria alimentícia, sediada em Contagem (RMBH), manterá a estratégia de investir na gestão, ampliação do mix de produtos e consolidação dos investimentos realizados nos últimos anos.
Conforme ele, a empresa concluiu recentemente investimentos de aproximadamente R$ 28 milhões. Dessa forma, o objetivo da empresa é consolidar esses empreendimentos. "Ainda não fechamos o orçamento para 2012", disse. Os aportes foram realizados na unidade em Contagem, além de uma nova operação no Paraná.
Em Minas Gerais, a empresa iniciou a operação do terceiro moinho. Os aportes permitirão que a planta em Contagem passe de uma capacidade de moagem mensal de 17 mil toneladas para 21 mil toneladas.
Outro aporte destacado pelo empresário é a implantação de silos em Cambé (PR). O empreendimento, que armazena o trigo utilizado na produção da indústria, foi inaugurado no ano passado. São seis unidades com capacidade total de armazenar 36 mil toneladas.
Até 2020, o grupo deverá ampliar o empreendimento. Conforme já informado, a Vilma pretende aportar cerca de R$ 43 milhões para verticalizar os negócios no Paraná, com a construção de um moinho, uma fábrica de macarrão e outra de biscoitos.
Com os investimentos em ampliação da capacidade, a companhia pretende manter a estratégia de diversificação do mix. Entre os lançamentos previstos para este ano estão novos sabores de misturas para bolo, além de novas massas, conforme Costa.
No ano passado, foram lançados 44 produtos. A Vilma colocou no mercado uma linha própria de temperos, molhos e condimentos, aromatizantes para bolos a base de farinha de trigo, mistura para bolos salgados, mistura para bolos de soja, macarrão goumert e a linha premium de massas artesanais (Giuseppina e La Buona Pasta), entre outros.
Montes Claros - A empresa poderá anunciar a implantação de uma unidade da Temperos Pirata em Montes Claros, no Norte de Minas. Conforme Costa, o empreendimento ainda está em fase de estudos e o valor dos aportes ainda não foi definido. A intenção é aproveitar um terreno de 20 mil metros quadrados que possui no município para implantar a unidade.
De acordo com Costa, neste ano a empresa manterá investimentos na gestão e na área de vendas para manter o ritmo de crescimento, uma vez que no ano passado a Vilma Alimentos registrou incremento de 5% no volume de negócios na comparação com o exercício anterior.
O empresário explica que esses investimentos são necessários para aproveitar as oportunidades do mercado, principalmente com as perspectivas de continuidade do aumento do consumo interno, após medidas governamentais, como redução de juros, para impulsionar a economia.
Minas Gerais responde por aproximadamente 70% das vendas do grupo, incluindo os produtos da marca Vilma. Outros 20% estão divididos entre Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Goiás e os 10% restantes estão distribuídos entre os restantes dos estados do país. Esporadicamente, a empresa também faz negócios no mercado externo.
Veículo: Diário do Comércio - MG