O inverno favorece o aumento do consumo de produtos apícolas como mel e seus derivados e, por isso, várias empresas do segmento aumentam seus estoques para atender à demanda. É o caso da Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap), que possui um mix com quase 40 produtos comercializados no mercado interno e externo, com destaque para países da Ásia. Durante o período do frio, a cooperativa espera um crescimento médio de 40% nas vendas aqui no Brasil.
Segundo o presidente da Conap, Irone Martins Sampaio, tradicionalmente, as pessoas reforçam a prevenção contra doenças respiratórias na época mais fria do ano. "Por isso, já estamos nos preparando para atender ao aumento da demanda. Tomo como ponto de partida estratégica nossos mais de 500 pontos de vendas, intensificando a presença de vendedores capacitados. Além disso, estipulamos metas para aumento da produção, especialmente da linha de sprays, e mantemos uma forte política para garantir a qualidade dos produtos", afirma.
De acordo com Sampaio, os produtos mais consumidos no inverno são o mel, própolis, sprays e os méis compostos com agrião, guaco, menta, gengibre e alecrim. E as propriedades terapêuticas estão além dos benefícios para os problemas relacionados ao frio: os produtos apícolas têm ação cicatrizante, combatem infecções de pele, ajudam a combater as cáries, retardam o envelhecimento precoce, previnem doenças do coração, agem como ansiolítico, combatem o estresse e aumentam a energia.
"Uma grande vantagem dos derivados do mel é que eles podem ser encontrados em diversos pontos de venda, como supermercados e farmácias. Os preços também são atrativos. Um frasco de 35 ml de spray bucal, por exemplo, custa R$ 4,40. Os compostos de mel saem a R$ 7,15. Já o extrato de própolis custa R$ 4,95. Ou seja, são acessíveis à toda população", esclarece o presidente da Conap.
Veículo: Diário do Comércio - MG