Estoque para Dia das Mães está até 30% maior

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O ânimo parece estar de volta às redes varejistas, que resolveram reforçar os estoques para o período de vendas do Dia das Mães, e tanto empresas do comércio eletrônico (e-commerce) como de vestuário parecem ainda mais otimistas. É o caso do Portal Passarela, especializado em moda, que triplicou o estoque para suprir os pedidos, além da Romão Calçados, que aumentou em 30% seus estoques.

Outras empresas ouvidas pelo DCI foram unânimes em garantir que as prateleiras foram reforçadas, pois esperam incremento de 8% a 15% principalmente nas vendas de roupas e acessórios, cosméticos, equipamentos eletrônicos e os convencionais eletrodomésticos. "Triplicamos o estoque de produtos para as vendas de Dia das Mães, que é o nosso foco neste momento. Para as lojas físicas é esperado um crescimento de 10% nas vendas", explica Yasmini Ferrara, gerente de Marketing da rede Passarela, que conta com 30 lojas em operação no interior de São Paulo e projeta crescimento de 100% em suas vendas, pelo Portal Passarela.

A expectativa também é positiva para o terceiro maior player do setor de compras pela Internet Comprafácil.com, que atua com um variado portfólio de produtos. Com a intenção de ver crescerem pelo menos 20% suas vendas em relação às do mesmo período do ano passado, o site apostou nas promoções para atrair o internauta. "Realizamos alguns estudos e identificamos seis perfis diferentes de mãe. Pensando nisso, criamos um link [página] com promoções específicas de produtos com desconto de até 35%", conta Leandro Siqueira, diretor de Marketing do Comprafacil.com, que tem como grandes apostas produtos como tablets, TVs e eletrodomésticos, com a demanda que ele acredita gerada pela modernização das casas. Além disso, segundo projeções da E- bit, consultoria do setor de comércio eletrônico, a estimativa é de um crescimento de 25% neste período, em relação a igual época do ano passado, quando o setor movimentou R$ 760 milhões.

Vestuário e sapatos

Proprietário da Romão Calçados, localizada no Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, o empresário Romão Romão também diz ter estocado cerca de 30% a mais este mês. "Por ser a segunda melhor época de vendas afora o Natal, aumentamos bastante o estoque. Se o tempo frio continuar, projetamos vender em média 25% a mais", crê. Ainda segundo o executivo, a procura por botas cresceu 10% nos últimos dias.

Já para Ana Pasternack, proprietária da Virgemaria, loja especializada na comercialização de roupas e acessórios femininos, a perspectiva é de que as vendas cresçam em linha com o mercado, que estima 8%. "Prevemos ver crescerem 8% nossas vendas em comparação com as do ano passado. Mas na comparação com os meses anteriores, estimo pelo menos 25% de crescimento para o Dia das Mães", disse ela.

Ainda com informações da empresária, os 25% são justificados com um período em que as vendas estão mais fracas, e pelo fato de que, do começo do mês até o sábado que antecede a data, é esperado um aumento de 20% do fluxo de clientes no espaço localizado na Vila Mariana, em São Paulo. Nesse período, os acessórios como semijoias, bolsas e sapatos são os itens mais procurados pelos filhos que não querem errar no presente. "Temos semijoias desde um brinco de pérola banhado a ouro que custa R$ 19, até peças que tem preço de R$ 700", afirma a empresária, que tem como atrativo em seu espaço consultoria de imagem e atende consumidores das classe A até a C. "Temos produtos que atendem aos mais variados públicos", explica Ana.

Cosméticos

O setor de cosméticos também amplia as ofertas de produtos para atender a demanda. A Jequiti Cosméticos, que atua com venda direta e catálogos, já finalizou o ciclo para o Dia das Mães. Segundo Lázaro do Carmo Jr., executivo-chefe da empresa, prova disso está no número crescente de revendedoras dos produtos Jequiti. "Nossa base de consultores aumentou, e consequentemente, a demanda. Nosso estoque foi maior para atender a demanda de 2012", explica O porta-voz lembrou que na data temática, os produtos mais vendidos são perfumaria e a Jequiti desenvolveu miniaturas para chamar a atenção do consumidor. "Desenvolvemos kits diferenciados e exclusivos, como colônia Florasense, com tecnologia criada em parceria com a casa de fragrância Givaudan", ressaltou.

Também especializada em produtos de beleza, a Mahogany apostou nas vendas maiores de produtos como as emulsões perfumadas Secret Kisses e Wild Cat, "que se aproximam com o versáril mundo da moda", como explica a gerente de Marketing da marca, Andrea Gusmão.

Ainda com a experiência da gerente, a rede está bem otimista, e, sem mencionar números, afirma que esperam crescimento das vendas superior ao do ano passado e que o segmento de cosméticos cada vez mais vem se tornando uma alternativa para presente. "Nossa linha de venda cresce exponencialmente em datas comemorativas. Agora trabalhamos com um linha premium de produtos, e, com a nossa expectativa superior à do ano passado, o investimento em estoque precisou corresponder", explicou Andrea. Além disso, ela ressalta que as mais de 150 franquias receberam investimentos em comunicação visual e mídia.

Lingeries

O maior poder aquisitivo do brasileiro da classe C deve fazer com que os presentes para as mães sejam os mais variados. Um exemplo é a DeMillus, que sentiu as vendas crescerem 25% ante as de igual período de 2011. Para a data, a marca de roupas íntimas viu crescer 30% a procura por camisolas, parte da linha para a noite da empresa, que vende por catálogo e em lojas de rua. Para a vice-presidente e diretora de Marketing da DeMillus, Eva Goldman, o setor tem sentido a necessidade de estoques maiores desde 2010.

Sem revelar o valor exato de quanto a marca precisou aumentar seus itens, Eva diz apenas que "os estoques estão maiores este ano, pois nos preparamos para o crescimento do mercado de consumo". A vice-presidente afirma também que esse crescimento significativo das vendas deve-se ainda a fatores como o momento sólido da economia brasileira e o aumento do poder aquisitivo da população, em especial das mulheres. Para o Dia das Mães a marca importou linhas de camisolas, robes e charmeuses (algo como casaquetos de lingerie) para dar um toque diferenciado à data.



Veículo: DCI


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