Fabricantes dos produtos mais procurados pelos consumidores no Dia das Mães, como roupas, artigos de beleza, celulares e eletrodomésticos, comemoram pedidos maiores do varejo neste ano. Whirlpool, Mabe, Latina, Samsung, Nokia, Diana Têxtil, Malwee, Natura e L'Oréal calculam vendas maiores de 8% até 40% em relação a 2011.
A líder de mercado em eletrodomésticos Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, não revela o volume exato de vendas para o Dia das Mães, mas afirma que fechou o primeiro trimestre de 2012 com aumento de 15% na receita, devido a crescimento significativo nas categorias beneficiadas pela redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) - refrigeradores, fogões e lavadoras - , porém com resultados abaixo do esperado em condicionadores de ar, em função da competição com importados e do verão ameno.
"As lavadoras responderam pelo maior crescimento entre todas as categorias beneficiadas pelo IPI em 2012 e o Dia das Mães é, sem dúvida, o período de maior sazonalidade para esse produto", afirma o diretor de Vendas, Marketing e Logística, Sergio Leme. Segundo ele, o mercado de secadoras, com uma penetração de apenas 3%, também tem grande potencial de crescimento, com o aumento da renda e os apartamentos cada vez menores.
"Já passou a época de eletrodoméstico ser presente de Dia das Mães", afirma o presidente da Latina Eletrodomésticos, Valdemir Dantas. Segundo ele, pesquisas mostram que a mãe hoje acha que produtos de linha branca são presentes para a casa, não para ela, preferindo roupas, celulares, tablets e produtos de beleza.
Ainda assim, o empresário calcula que suas vendas crescerão 10% em relação a 2011, concentradas na venda de purificadores de água. "Geladeira e fogão ela já tem, o purificador de água pode ser percebido como um presente diferente", acredita.
As lavadoras semiautomáticas, que são 40% do negócio da Latina, também devem ter boa procura, com a ajuda da redução dos juros, do IPI e pelo fato de lavadoras ainda terem baixa penetração nos lares. "A semi-automática é objeto de desejo para quem não tem nada para lavar roupa, a classe D, porque a classe C já está migrando para as automáticas", explica.
O grupo mexicano Mabe, proprietário das marcas GE, Continental e Dako, também estima em 10% o aumento de vendas para o Dia das Mães em 2012. "Os refrigeradores frost free e as lavadoras de roupa de alta capacidade são os mais buscados. Além deles, produtos com acabamento em aço inox e os modelos de embutir (como fornos e cooktops) estão na lista de desejos", afirma a gerente de Marketing da marca GE, Fernanda Afonso, que também cita a redução do IPI como fator de aumento da demanda esse ano. As marcas Continental e Dako realizam concursos culturais na Internet para ganhar visibilidade na data comemorativa.
Celulares
A sul-coreana Samsung, que no primeiro trimestre deste ano superou a Nokia pela primeira vez em 14 anos, tornando-se a maior vendedora de celulares do mundo, calcula que suas vendas devem ser de 20% a 40% maiores nesse Dia das Mães, em relação a 2011. "O tempo de troca do celular varia de 9 a 12 meses e as pessoas querem estar com a novidade, há uma migração dos telefones de mensageria [aqueles com teclado completo] para smartphones e dos telefones comuns para mensageria", afirma o gerente de produto Ricardo Araújo.
O reposicionamento de preços dos smartphones, tornando-os mais acessíveis, graças ao ganho de escala da indústria nacional, deve contribuir para esta migração. Além disso, de acordo com Araujo, o mercado de eletroeletrônicos não tem sofrido com as oscilações da economia e, com o aumento do poder aquisitivo e as facilidades de parcelamento, o consumidor está disposto a gastar mais. Outro fator importante nesta projeção de crescimento, segundo o gerente, é o aumento da procura por tablets.
A finlandesa Nokia também projeta vendas melhores para 2012, nesta que é a segunda data comemorativa mais importante para o varejo e a indústria de bens de consumo, depois do Natal, mas não revela uma porcentagem. "Acreditamos que este ano vai ser melhor do que 2011, principalmente porque lançamos dois aparelhos [com sistema operacional] Windows Phone, que devem impulsionar a categoria de smartphones", diz a gerente de Produto Fernanda Camargo.
Segundo ela, um portfólio que atende a diversas faixas de preço, aparelhos com cores femininas e melhores condições de pagamento nos diversos canais de venda - site, loja própria, operadoras e varejo - devem atrair o consumidor.
Vestuário
A catarinense Diana Têxtil registrou um aumento de 30% em volume nas suas vendas de roupas ao varejo para o Dia das Mães, porém com aumento de valor de apenas 10%. "O mercado está buscando vestuário com preços mais acessíveis, em função dos produtos importados", explica o diretor comercial Luiz Augusto de Freitas. Segundo ele, a empresa buscou eficiência em escala para compensar a redução de preços.
Freitas conta que a coleção de inverno é a mais importante para a companhia e que o Dia das Mães deverá ser responsável 20% das vendas dessa coleção. As roupas femininas, que geralmente representam 60% do faturamento da empresa, devem ser responsáveis por 80% da receita entre o final de abril e o começo de maio. Também contribui para o crescimento das vendas o fato de o ano de 2011 ter sido muito ruim para o setor têxtil, o que favorece a comparação, diz o diretor.
Com base nas expectativas do varejo, a Malwee projeta aumento de vendas de 7% a 8%. "Prevemos um crescimento significativo e buscamos trabalhar campanhas específicas para esta data, onde destacamos nossa marca nos pontos de venda", afirma em nota o diretor-presidente da companhia Guilherme Weege.
Veículo: DCI