Busca por comodidade eleva receita de pequeno mercado

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Consumidor procura locais mais próximos de casa, e faturamento de estabelecimentos menores cresce mais que o de supermercados

A mudança de comportamento dos consumidores das principais regiões metropolitanas do país já tem impacto no faturamento dos supermercados de menor porte.

A procura por comércios próximos de casa, com preços não tão distantes dos de grandes redes (em alguns casos até menores), e a decisão de fugir do trânsito explicam em parte o desempenho desse segmento. A avaliação é de especialistas e representantes do setor varejista.

Ao considerar o faturamento médio por m², por funcionário e por caixa, são os pequenos mercados (aqueles com 5 a 9 caixas) os que mais cresceram na comparação com supermercados (10 a 19 caixas) e hipermercados (com mais de 20 caixas) -resultados de 2011, ante 2010.

Os dados foram compilados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) e serão apresentados amanhã na abertura da 28ª feira do setor, que ocorre até quinta-feira em São Paulo.

Para o levantamento, foram usadas informações da Nielsen coletadas em 650 supermercados do país.

Enquanto os pequenos supermercados aumentaram em 18,9% o faturamento médio por m², esse percentual foi de 5,7% nos supermercados médios (10 a 19 caixas) e de 8,1% nos hipermercados.

PRODUTIVIDADE

Para João Galassi, presidente da Apas, além do comportamento do consumidor, os ganhos operacionais também têm impacto na redução de preços dos menores.

"No Estado de São Paulo, 400 lojas de pequeno varejo se uniram e formaram 25 centros de compra para negociar com os fornecedores", diz, ao se referir ao grupo que faturou R$ 3,5 bilhões no ano passado. O faturamento total do setor chegou a R$ 68 bilhões.

Ao verificar os preços de 160 itens em 37.322 pontos de vendas do país, outro estudo do departamento de economia da Apas identificou que passou de 46% (em 2010) para 48% (em 2011) o percentual de produtos mais baratos vendidos nos pequenos supermercados. A comparação é feita com os preços médios desses itens no mercado.

Nos supermercados com 10 a 19 caixas (médio porte), o indicador passou de 53% para 52%. Já nos hipermercados se manteve no mesmo patamar: 55% dos itens vendidos tinham preços menores.

A Apas também deve anunciar que as sacolas "vaivém" (que podem ser devolvidas na próxima compra) devem ser vendidas em dois modelos, por R$ 0,15 e R$ 0,25.


Veículo: Folha de S. Paulo


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