As vendas deste Dia das Mães devem ser puxadas por roupas e calçados, apontou pesquisa divulgada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), feita em parceria com o Instituto Ipsos.
Dos mil entrevistados ouvidos em todo o País entre os dias 20 e 30 de abril, 37,9% pretendem comprar roupas e calçados para presentear. O grupo joias, perfumes e bijuterias ficou em segundo lugar na intenção de compras (18,2%), seguido por eletrodomésticos (13,5%), celulares (6,1%), CDs e livros (6%). Os consumidores indecisos somaram 15,2%, e 4,5% dos entrevistados responderam que pretendem comprar "outros" artigos.
Eletrodomésticos
Entre os eletrodomésticos, 5,6% dos entrevistados das classes A e B devem comprar televisores, enquanto a preferência de 5,8% das classes D e E é por fogões. "Os dados desta pesquisa mostram que o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de 20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados, com a ajuda do clima frio", afirmou em nota o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.
Em relação à forma de pagamento, a maioria afirmou que prefere pagar à vista as roupas e calçados (86%), e as joias e perfumes (87%). O pagamento a prazo é preferência nas compras de fogão (83%), televisor (54%), tablet (53%) e geladeira (52%).
Veículo: DCI