Juro menor não alavanca vendas no Dia das Mães

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Vendas crescem 7,3% em relação a 2011, segundo Serasa, quando a expansão foi de 12,4%; outras duas pesquisas confirmam tendência moderada de alta


As vendas do comércio por ocasião do Dia das Mães deste ano cresceram em relação às da mesma data de 2011, porém num ritmo bem menor, apontam três pesquisas feitas por entidades diferentes e divulgadas ontem. Isso significa que o movimento de corte de juros, liderado pelos bancos do governo, está provocando um recuperação moderada no ritmo de atividade.

Os varejistas esperam que o crescimento deslanche a partir do mês que vem, com o Dia dos Namorados, e ganhe fôlego no segundo semestre, cuja base de comparação é mais fraca.

Levantamento nacional feito pela Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras, revela que as vendas no varejo na semana do Dia das Mães cresceram 7,3% em relação à mesma semana do ano passado. Em 2011, as vendas do Dia das Mães tinham aumentado 12,4% na comparação anual.

"O resultado ficou dentro das expectativas", afirma o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. Ele observa que o impacto da redução dos juros está sendo maior sobre a renegociação das dívidas em atraso do que sobre o consumo. "Os índices de endividamento e de inadimplência estão elevados e, mesmo com promoção, o consumidor está preferindo renegociar as dívidas em atraso primeiro", diz ele. De toda forma, o economista ressalta que já houve alguma aceleração no ritmo de crescimento do consumo em relação à Páscoa, quando a variação havia sido de 5,6%.

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também aponta para a mesma direção, porém com números diferentes. Na semana do Dia das Mães deste ano, as consultas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aumentaram 4,04% em relação a igual período de 2011. No ano passado, o acréscimo havia sido de 6,53%.

Para o presidente da CNDL, Roque Pellizaro Junior, o resultado, ainda que abaixo da expectativa, mostra que a demanda interna começa a responder ao estímulo de corte dos juros.

Dados da Boa Vista Serviços (BVS), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), confirma os resultados das duas outras pesquisas. Na semana do Dia das Mães, o número de consultas para compras no crediário na cidade de São Paulo foi 5,7% maior que as da mesma semana no ano passado. A diferença é que em 2011 a taxa de crescimento anual tinha sido bem maior, de 7,9%.

"As vendas deram uma reagida e o resultado foi bom dentro do contexto internacional", pondera o economista da ACSP, Emílio Alfieri. Ele ressalta que o desempenho atendeu às expectativas, que eram de alta de 4% a 5% sobre as vendas do ano anterior.

"A nossa venda ficou dentro do esperado pela empresa e foi superior à média divulgada por setores do varejo", afirma o diretor de vendas de Lojas Colombo, César Siqueira Anderson. A rede, especializada em móveis e eletrônicos, faturou neste Dia das Mães 10,6% mais do que na mesma data do ano passado.

 
Veículo: O Estado de S. Paulo


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