Venda de orgânicos em alta

Leia em 2min 40s

Supermercados são a grande fonte de comercialização.

Os supermercados são a grande fonte de produtos orgânicos ao consumidor brasileiro, seguidos a alguma distância por lojas especializadas e feiras típicas. Dados pesquisados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e divulgados ontem pela Bio Brazil Fair revelam um crescimento de 8% na comercialização nos supermercados, que alcançou R$ 1,12 bilhão no ano passado.

O departamento de economia da Abras também realizou recortes regionais de informações de seus associados, demonstrando que esses estabelecimentos em Minas Gerais comercializaram R$ 89 milhões em produtos orgânicos durante 2011.

"O mercado de orgânicos nos supermercados tem apresentado um crescimento constante, com grande incremento de produtos, deixando de se limitar aos tradicionais hortifrútis. Nas grandes redes, a participação no faturamento é da ordem de 0,3% e tende a crescer nos próximos anos", afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Com um crescimento de área plantada em média de 30% ao ano, segundo o Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura orgânica e ecológica dá outros sinais de vigor no Brasil. "Há sete anos, na primeira edição da Bio Brazil Fair, reunimos cerca de 160 expositores e um público de 9 mil pessoas", lembra Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras. "Na edição de 2011, foram mais de 220 expositores e 22 mil visitantes. Nesses anos, o perfil da feira se transformou de uma maioria de produtores de flvs (frutas, legumes e verduras) para uma maioria de produtos processados, de maior valor agregado", diz Abdala.

A Bio Brazil Fair é gratuita, aberta ao público e, de 24 a 27 de maio em São Paulo, reunirá desde produtores de vinho, azeites e molhos do sul do país até fabricantes de cosméticos à base de açaí, guaraná e andiroba, extraídos de forma sustentável da Amazônia. Além disso, será palco para discussões entre os principais especialistas do segmento na programação do 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica.

Representando Minas na Bio Brazil Fair estão as empresas Emporium Vida e Do Pé ao Pote, de São Lourenço e Carmo de Minas, respectivamente.


Perfil - O comprador típico de orgânicos é mulher, acima de 30 anos, possui alta escolaridade e busca, acima de tudo, saúde. Suas principais queixas são: o preço, a dificuldade em encontrá-los e a falta de variedade nas opções. O perfil estatístico foi traçado em 2011 pela Organic Services, baseado em quase 2 mil entrevistas em pontos de venda de sete capitais brasileiras.

Uma outra avaliação da pesquisa Abras reflete que a adaptação do varejo às demandas desse consumidor típico traz resultados: quase 90% das vendas de orgânicos são feitos por empresas de grande porte, com faturamento maior que R$ 100 milhões - 60% pelas de faturamento maior que R$ 1 bilhão.  possível inferir que tais redes ofereçam maior variedade de produtos e constituam uma fonte perene de orgânicos, em contraposição ao varejo itinerante.

E entre os grandes players, é raro encontrar alguma loja que não tenha já uma seção específica para orgânicos. Somando as ações promocionais, festivais ou até pela criação de marcas próprias para explorar esse segmento, os supermercados reúnem elementos essenciais para alimentar essa demanda crescente do consumidor brasileiro por orgânicos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vendas no varejo crescem 12,5%

As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,2% em março na comparação com fevereiro, ...

Veja mais
Expositores mantêm otimismo na Fenasul

Os bons preços registrados pelo leite no Estado e a expectativa de melhoria nas pastagens nos próximos mes...

Veja mais
Gradiente volta com vendas só pela internet

A CBTD, empresa que arrendou a marca, começou a vender dois modelos de leitores de Blu-ray e um tablet para crian...

Veja mais
Café brasileiro ganha espaço em mercados de Índia e Vietnã

Os mercados russo e alemão estão se ampliando para o café brasileiro, que ganha espaço de pa...

Veja mais
Dell prevê crescer 30% no varejo brasileiro em 2012

Para avançar, fabricante quer expandir presença no interior do país. Em um ano, companhia atingiu m...

Veja mais
Rede Hortifruti investe R$ 25 milhões em novos negócios e ampliará número de lojas

A Hortifruti, rede varejista de hortifrutigranjeiros, abrirá, até dezembro, mais três unidades no pa...

Veja mais
Cereser investe em cachaça com mel e limão e na Sidra para torcedores de futebol

A empresa quer ampliar a sua presença no mercado com os lançamentos da 88 Viramel e Sidra Cereser Times Co...

Veja mais
Seca devasta a produção de feijão na Bahia

A seca que atinge o Nordeste praticamente dizimou toda a safra de feijão da Bahia, importante produtor, mantendo ...

Veja mais
Brasil tem 33% dos domicílios com internet

País está na 63ª posição, à frente de Índia e África do Sul, mas a...

Veja mais