Compra de divisão da Pfizer fez a Nestlé saltar para o primeiro lugar no segmento, que faturou US$ 30 bilhões no ano passado
A Danone vai olhar para ativos que a Nestlé precisará vender para formalizar a aquisição da área de alimentação infantil da Pfizer. O grupo francês presidido por Franck Riboud está bastante interessado em expandir suas operações no segmento de leite infantil na América Latina, principalmente no México, e alcançar sua rival suíça.
Segunda colocada no mercado de alimentação para bebês do mundo, a Danone perdeu a liderança de mercado para a Nestlé em abril, quando ela comprou marcas da fabricante americana de medicamentos Pfizer por US$ 11,85 bilhões e assegurando o domínio em mercado emergentes.
A Nestlé terá que vender mais de 30% do negócio de alimentação recém-adquirido, incluindo ativos na Ásia, América Latina e Oriente Médio, dizem analistas, a fim de satisfazer os órgãos de defesa da concorrência na Europa e nos EUA, um processo que deve durar pelo meno um ano.
O mercado global de nutrição infantil, de US$ 30 bilhõesde faturamento, está crescendo 10% anualmente e tem atraido companhias globais de alimentos para este mercado. O leite para bebês está entre os produtos mais consumidos em mercados emergentes devido ao crescimento de renda.
“Se aparecerem oportunidades, obviamente iremos analisálas e mais detidamente em áreas em que queremos crescer, começando pela América Latina, onde está nossa prioridade global, do México à Patagônia”, disse o diretor de comunicação da Danone, Laurent Sacchi. A Danone tem uma forte presença na Europa e Ásia,e poderia impulsionar sua presença nas Américas.
Veículo: Brasil Econômico